domingo, 16 de março de 2014

ASSÚ EM 1920

POVOAÇÕES
Baseado em informações editadas em 1920 pelo historiador assuense Nestor Lima, o município do Assú possuía as seguintes localidades:
Dr. Nestor dos Santos Lima e Câmara Cascudo,
no Marco de Touros-RN
OFICINAS, a mais antiga, tem poucas casas que não tem alinhamento. Possui capela dedicada a São José. É sujeita às inundações do Rio Assú. Está a 10 léguas abaixo da cidade. Teve cadeira primária durante a Monarquia (1853) e tem cemitério estragado. O seu nome vem do fato de ter havido ali oficinas de preparar carnes e peixes para exportação por navios que ali chegavam pela maré montante e para também receber sal das suas salinas. Foi Distrito de Paz em 1864. Está decadente.

ROSÁRIO, antiga povoação, que floresceu, teve Capelão o Padre Elias Barbalho Bezerra, na capela de invocação de N.S. do Rosário, de que veio a denominação local. Foi criada uma cadeira primária em 1857 e 1884. Sujeita às inundações do Rio Assú, em 1875, quando se deu a primeira, Rosário possuía regular comércio e descaroçagem de algodão. Tem cemitério regular. Está hoje decadente e quase abandonada. Os habitantes de Rosário e Oficinas concentram-se na povoação de pendência, no município de Macau, à margem direita do rio, a 5 quilômetros daquela e a 5 quilômetros daquela e a 1 do Assú.

NOVA ESPERANÇA, fica à margem do rio dos Cavalos e a 18 quilômetros do Assú. Tem capela de N.S. da Conceição, construída em 1897, por Antonio Lourenço de Souza, vulgo Maxixe, com o auxilio do Padre Calazans Pinheiro, quando vigário interino do Assú. Tem 50 casas, cemitério e uma escola de primeiras letras.

PARELHAS, teve cadeira primária em 1882 e 1886, depois suprimidas. Possui cemitério de madeira. Fica a 16 quilômetros da cidade e a 1 do rio Assú. Tem poucas habitações desalinhadas, mas não possui capela.

PIATÓ DE BAIXO, antigo Distrito de Paz (1885), teve cadeira pública em 1890. Fica à margem da grande Lagoa do Piató. É pequena, mas, está florescente, consta de muitas casas e tem 2101 habitantes. Foi criada e acha-se funcionando uma cadeira rudimentar primária.

MUTAMBA, outrora uma fazenda de criar pertencente ao Coronel Jerônimo Cabral Pereira de Macedo, sendo que o vaqueiro João Batista dos Santos depois tornou-se seu proprietário. Os numerosos descendentes deste agrupou-se ali e juntos com o Padre Estevão Dantas construíram a Capela de São Francisco de Assis, fizeram boas casas de tijolos e instalaram uma escola primária, criada pelo governo. Tem cemitério regular e fica à margem esquerda do rio Assú, a 18 quilômetros do centro da cidade.

SÍTIO DO TRAPIÁ, nove léguas a noroeste da cidade, faz divisa com o município de Mossoró. Foi fazenda do Coronel Jerônimo Macedo. Possui vastos tanques de pedra naturais, que servem de depósito d’agua para abastecer viajantes e moradores. As casas são mal construídas. Não tem capela, apesar der ser habitada por muita gente.

POÇO DE LAVAGEM, à margem do rio dos Cavalos, tem hoje o nome de Santa Luzia. Possui 19 casas de morada e de negócio. Possui 88 habitantes. Tem capela dedicada a Santa Luzia.

CANTO DO MANGUE, Situada na Costa do Atlântico, tem várias casas e habitantes. É lugar de muito futuro, devido à indústria do sal. Tem agência de correio e escola rudimentar estadual.

Além dos lugares já mencionados e dos que ficam à margem dos rios, riachos e lagoas, há os seguintes: São José, Outeiro, Baixa do Feijão, Quixabeirinha, Massapé Grande e Baixa do Angico, pela estrada da cidade ao Trapiá. Entre a Lagoa do Piató e a Ribeira do Paraú, ficam o Lageiro do Tapuyo, a Moita da Velha, a Boca da Picada da Carnaubinha, Lageiro do Comarú, Aroeira do Saguim, Poço Salobro, Poço dos Batentes, Malhada do Cachorro, Juremal do Velho Miguel, Malhada do Chapéu, Carnaúba Seca, Pedras Pretas, Malhada do Cardeiro, Alto do Gerimum, Cachoeira das Casinhas, Canto da Natureza, Pedras Pintadas, Alto do Mofumbo, Malhada da Maritacaca e Cachoeira da Quixaba. Entre a Lagoa do Piató e a cidade estão a Baixa do juazeiro e Aroeira do Capim. Tem ainda a Baixa do Daniel, perto do cemitério e onde foi sepultado o suicida desse nome.
Foto do Site Fazendo História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário