quinta-feira, 5 de setembro de 2013

GENEALOGIA ANGICANA

João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Aqui mesmo, neste jornal, fiz um artigo sobre a ascendência angicana de Micarla de Sousa (foto). Entretanto, tínhamos poucas informações sobre Lafaiete, bisavô dela. Mais do que isso, escrevemos seu nome como Lafaiete Penha de Sousa, desconhecendo, ainda, que ele era descendente dos Teixeira de Sousa, de Angicos. Hoje, com mais documentos vamos corrigir essas falhas, começando pelo registro, na íntegra, do seu 2º casamento.
Aos quatro de maio de mil novecentos e trinta e cinco, pelas 16 horas e três quartos, no Santuário do Tirol (atual Igreja de Santa Terezinha), à Av. Rodrigues Alves, 725, desta cidade episcopal de Natal, depois de feitas as denunciações canônicas e demais formalidades previstas e tendo-se, também, habilitado civilmente no 1º Cartório Judiciário, sem que aparecesse impedimento algum, como se vê do processo que fica arquivado nesta paróquia, com palavras de presente, na forma do ritual romano, em minha presença, e na das testemunhas Francisco Pignataro, casado, funcionário público, natural de Nova Cruz, deste bispado, e sua esposa d. Emília Pessoa Pignataro, de prendas domésticas, natural desta cidade, onde ambos tem residência e domicilio; José Ulisses de Medeiros, casado, comerciante e sua esposa d. Guiomar Mesquita de Medeiros, de serviços doméstico, ambos naturais de Macaíba, e residentes nesta freguesia e todas pessoas muito de mim conhecidas, receberam-se em casamento Lafaiete Pinheiro de Sousa e Zilda de Mesquita Marinho, ambos domiciliados e residentes nesta freguesia. Ele, funcionário público estadual, viúvo de Maria Gonçalves de Sousa, ocorrido nesta cidade, a 30 de novembro de 1930, com 50 anos de idade, nascido a 10 de janeiro de 1885, em Angicos, deste bispado, onde se batizou em tenra infância, filho legítimo de José Paulino Teixeira de Sousa, falecido em 15 de janeiro de 1915, em Angicos, e de d. Ana Cândida de Sousa Pinheiro, viúva, de serviços domésticos, com 69 anos de idade, natural de Angicos, e residente em Macaíba; ela, solteira, modista, com 28 anos de idade, nascida a 29 de setembro de 1906, nesta freguesia, onde foi batizada, em tenra infância, e tem residência e domicilio, filha legitima de Luis Gomes Marinho, casado, agricultor, com cerca de 65 anos de idade, nascido em 16 de agosto de 1870, em Macaíba, e residente em Luis Gomes, do bispado de Mossoró, e de sua esposa Maria Emília de Mesquita Marinho, de serviços domésticos, com 58 anos de idade, nascida em Ceará-mirim, a 1º de novembro de 1877 e residente à rua Indaleto Freitas, 258, desta freguesia, e, em seguida dei-lhe a benção nupcial, conforme o ritual romano. A nubente passa assinar-se, de agora em diante, Zilda de Mesquita Marinho de Sousa. E para constar lavrei este termo que assino com os nubentes e as testemunhas. Seguem as assinaturas de Monsenhor Landim e das testemunhas.
José Paulino Teixeira de Sousa, que era filho de José Vitaliano Teixeira de Sousa e Urbana Maria da Conceição, foi casado duas vezes: a primeira (1874) com Adelaide Amélia Xavier de Menezes, filha de Francisco Xavier de Menezes e Maria Antonia de Fontes Taylor; e a segunda com Ana Cândida de Sousa Pinheiro, filha de José Irineu da Costa Pinheiro e Josefa Cândida de Azevedo Santos. Lafaiete era primo legítimo do poeta Edinor Avelino, pois a mãe deste, D. Irineia, era irmã de Anna Cândida.
Na sequência, o casamento de uma filha de Lafaiete e de sua primeira esposa, Maria Gonçalves, esta filha de Maria Jovelina Bezerra Torres e João de Deus Gonçalves, neta paterna de Francisco Avelino da Costa Bezerra e Josefa Maria da Costa Torres, e materna de João Felippe Teixeira de Sousa e Quitéria Olímpia de Deus Gonçalves.
Aos sete de setembro de mil novecentos e trinta e seis, pelas dezesseis e meia hora, em oratório particular da família da contraente à Rua Indaleto Freitas, 210, desta freguesia de Nossa Senhora da Apresentação e cidade episcopal do Natal, capital do Rio Grande do Norte, depois de feitas as habilitações canônicas e demais formalidades prescritas, tomada a justificação sumária de batismo do contraente, cuja certidão veio negativa do Caicó, não aparecendo impedimento algum, quer canônico quer civil, como se vê do processo, que, sob o nº 16.998, fica arquivado nesta freguesia, por palavras de presente, na forma do ritual romano, em minha presença e na das testemunhas Moacir Medeiros, solteiro, comerciário, e Joana Maria Medeiros, casada, de afazeres domésticos, Floriano Paulino Pinheiro, casado, funcionário público, e de Maria Adelaide Gurgel, viúva, de afazeres domésticos, todos naturais deste estado e residentes nesta capital, e pessoas de mim conhecidas, receberam-se em matrimônio Carlos Augusto de Medeiros e Maria Adelaide de Sousa, ambos solteiros naturais desta diocese e residentes nesta freguesia; ele funcionário público, com 20 anos de idade, nascido a 29 de dezembro de 1915, em São João do Sabugi (Serra Negra), onde se batizou, em tenra infância, residente com a família, filho legítimo de Ademar Romero de Medeiros, viúvo, comerciante, e de sua esposa d. Severina Monteiro de Medeiros, de prendas domésticas, residente a Av. Junqueira Aires, desta freguesia; e ela de prendas domesticas, com 20 anos de idade, nascida a 26 de janeiro de 1916, em Angicos, onde se batizou a 19 de março do dito ano, residente com a família, filha legítima de Lafaiete Pinheiro de Souza, casado pela 2ª vez, funcionário público, com 51 anos, natural de Angicos, e de sua 1ª esposa, D. Maria Gonçalves de Sousa, falecida, nesta freguesia a 30 de novembro de 1930, à rua Indaleto Freitas 210, onde reside Lafaiete, em seguida lhes dei a benção nupcial com a formula extra missam. Neste mesmo dia, os contraentes se casaram, também, civilmente e a nubente passou a assinar-se, de agora em diante Maria Adelaide de Sousa Medeiros. E para constar, lavrei este termo que assino, Monsenhor José Alves Ferreira Landim. Vigário.
Lafaiete e Maria Gonçalves eram, também, os pais de Jose Paulino de Sousa que casou com D. Genemar Gomes de Sousa, de Santana do Matos. Este último casal batizou Carlos Alberto de Sousa (o senador, foto), em 10 de março de 1946, nascido aos 26 de dezembro de 1945. Na lateral do registro a informação que Carlos casou com Miriam Garcia de Araújo aos 29 de março de 1969.

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares se reúne com a Secretária de Educação, Betânia Ramalho, para evitar fechamento de escolas em Carnaubais
Deputado George, Secretária Betânia e lideranças de Carnaubais
O Deputado Estadual George Soares participou na manhã de quarta-feira de uma reunião com a Secretária Estadual de Educação Betânia Ramalho. O tema do encontro, uma proposição do parlamentar, foi a possibilidade de fechamento de escolas estaduais Adalgisa e Alcides Vanderlei, no município de Carnaubais, por falta de professores.

Além do Deputado George Soares, participaram da reunião os vereadores Keide Soares, Nenê de Nilson, Vanderlei Mendes e Manoel Neto, o ex-Vice-Prefeito Nilson Dias (PR), Dinarte Diniz (DEM), Sra. Alzenir Batista, D. Nair e Frank – diretores das escolas prejudicadas, a professora Josélia Coringa e dois alunos do município.

O Deputado George Soares colocou à Secretária que o fechamento das duas escolas prejudicaria muito os estudantes do município que já sofrem muito com o sucateamento das escolas. A discussão com o governo na verdade deveria ser melhorar as que já existem, jamais fechar as poucas disponíveis, afirmou o Deputado.

Do encontro, a comitiva recebeu a promessa da Secretária Betânia Ramalho de contratação de novos professores e uma visita agendada para esta quinta-feira, 05 de setembro, ao município para visita às escolas e discussão com a população. Ocasião em que o Deputado George Soares se comprometeu a continuar a luta pela melhoria da qualidade de ensino em todo o Rio Grande do Norte.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

SONETO

 
A VIDA
(*Gilmar Rodrigues de Lima)

A vida é indecifrável é vã parceira,
Dos retirantes que vagam na estrada,
É a ilusão de uma imagem esquálida,
Uma brisa que passa sorrateira.

É a luz de um lampião que a noite inteira,
Tremula numa sala abandonada,
É o sussurro de uma prece inválida,
É fim de tarde na voz da carpideira.

Manhã que tece um fio aventureira,
Tarde que arde numa esperança cálida,
Noite triste que insiste em ser solteira.

É caminho ermo vestido de poeira,
Dias que marcam a existência pálida,
Para ser vida viver de qual maneira?


* Gilmar Rodrigues de Lima é professor e poeta dos bons - Personagem do Cenário Humano do Assu. 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO

Campus da UERN/Assu promove seminário sobre estágio curricular supervisionado

O Departamento de Educação do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assu promove no período de 3 a 5 de setembro, o I Simpósio de Estágio Curricular Supervisionado. A solenidade de abertura dar-se-á neste dia 3 de setembro, às 19h30, no auditório do Campus Assu.

O evento apresenta-se com o propósito acadêmico de oferecer aos graduandos dos cursos de licenciatura e aos atores das instituições campo de estágio a oportunidade em estabelecer diálogos, desenvolver analise critico-reflexiva, além de disseminar a socialização de experiências exitosas vivenciadas nos estágios curriculares supervisionados do curso de Pedagogia.

A ideia em realizar o simpósio reflete a necessidade da UERN/CAWSL assumirem seu espaço de reflexão/análise/produção e socialização de saberes experimentais. Nesse contexto, o Departamento de Educação em parceria com a Coordenação de Estágio Curricular Supervisionado elegeram a temática: Estágio Curricular Supervisionado: Reflexões, Vivências e Desafios, na tentativa de buscar novos olhares, novas aprendizagens e práticas educativas emancipatórias.

A coordenação do evento está sob a responsabilidade da Professora Ms. Judite Gurgel Dutra (Chefe do Departamento de Educação) e a da Professora Esp. Maria Leopoldina da Silveira Vicente (Coordenadora de Estágio do curso de Pedagogia).
Postado Blog do VT.

RELEMBRANDO

VISITA A PADRE CÍCERO E A SEU LUNGA 

Ivan Pinheiro
No ano de 2009 fiz uma viagem à Juazeiro, no Ceará, com minha família e no roteiro turístico, sob a orientação do meu saudoso amigo Terceiro, estava à visita ao velho mais bruto que o Nordeste conhece - o popular Seu Lunga. Confesso que fiquei sem jeito de enfrentar a "fera". No entanto como o comércio dele é vizinho a um estacionamento privado, aproveitei para estacionar e, ao entrar com o veículo, observei aquele cidadão de idade superior aos setenta anos, chapéu de massa, preto, sobre a cabeça, sentado à calçada em um tamborete. Perguntei ao manobrista do estacionamento se aquele era Seu Lunga e se ele no momento estava "invocado". O manobrista afirmou que não. Era possível até que "dissesse algumas lorotas". Nos aproximamos e mesmo sabendo de quem se tratava, perguntei: 
Seu Lunga, Ivan Filho, Margares, Ceiça Barbosa,
Terezinha (minha mãe), Natália e Ivan Pinheiro.
 

- Bom dia, o senhor é que é o Seu Lunga? 

O velho levantou a cabeça e sem pestanejar respondeu: 

- Você é que está dizendo! 

E por ai começou o curto diálogo. Eu, sempre com o "pé atrás" com medo de dizer alguma coisa que o deixasse chateado... Invocado. Decorrido algum tempo perguntei se poderíamos “bater uns retratos” com ele. De pronto concordou... Para encurtar a história terminou ele recitando poesias no momento em que as mulheres se posicionavam ao seu lado para os registros fotográficos. Os homens ele olhava para o lado contrário e depois dizia: 

- Sai marmota.

Naquele instante a calçada já contava com mais de 20 turistas, todos desejando registrar em suas máquinas fotográficas ou celulares a lembrança de Seu Lunga. Achamos por bem nos despedirmos desejando muita saúde para aquela figura que por traz da sua brutalidade está o lado afetuoso, poético... E sem dúvidas, excêntrico. 

Seu Lunga, Natália e Ivan Filho
Seu Lunga é hoje uma personalidade famosa em todo o Nordeste brasileiro e está ali, em Juazeiro, aposentado e matando o tempo vendendo bugigangas... Ferros velhos. Não é que o ramo de atividade seja uma desonra, de forma alguma. O que amargura é o fato de algumas pessoas, muitas da própria cidade, menosprezarem aquele amante da arte e da cultura, um verdadeiro intelectual.

Esta visita me fez voltar ao tempo de criança e relembrar nosso saudoso poeta João Lins Caldas que o Assu só reconheceu (remotamente) seu valor intelectual quando ele havia desaparecido. Muitos brasileiros o referenciavam enquanto que quase toda a população da 'Terra dos Poetas' o tinha como um esquizofrênico. 

Observando o estilo do comércio de Seu Lunga, com aproximadamente quatro metros de altura de ferros velhos e outras bugigangas, me veio à mente o "retrato" de outro comércio existente no Assu do ontem, pertencente a outra personalidade da 'Terra dos Carnaubais', senhor Firmino Simplício de Morais - o saudoso "Seu Firmino Dezenove". O diferencial é que "Seu Firmino" vendia objetos novos e Seu Lunga vende coisas usadas. 

Quase esquecia um detalhe: Seu Lunga faz questão de dizer que tudo que é comercializado por ele tem utilidade e funciona. Inclusive os aparelhos eletroeletrônicos, muitos deles consertados e reformados pelo próprio. Aquele cearense é, sem sombra de dúvidas, uma figura singular...

Quem tiver oportunidade de visitar a 'Terra de Padre Cícero' procure conhecer Joaquim dos Santos Rodrigues - o popular Seu Lunga - nascido no dia 18 de agosto de 1927. O comércio dele fica na Rua Santa Luzia, vizinho ao Mercado Central de Juazeiro.
Fotos: Adriana Barbosa

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares encaminha requerimento à Governadora Rosalba Ciarlini solicitando a substituição dos canos de abastecimento d´água de Parelhas.

O Deputado Estadual George Soares encaminhou à Governadora Rosalba Ciarlini e ao Diretor Presidente da CAERN, Senhor Yuri Tasso, requerimento para substituição dos canos de amianto que abastecem de água o município de Parelhas. O sistema adotado é absolutamente inaceitável atualmente, pois possui substâncias cancerígenas.

A exposição ao amianto causa principalmente asbestose, placas pleurais, câncer de pulmão e mesotelioma. Todas têm longo período de latência, ou seja, podem levar até 45 anos para se manifestarem.

Além dos gravíssimos problemas de saúde que podem trazer à população, o Deputado George Soares alertou para os constantes vazamentos que ocorrem no percurso do sistema de abastecimento, desperdiçando água e deixando secas as torneiras de milhares de potiguares.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares convoca sociedade para Audiência Pública sobre expansão de cursos superiores no Campus Avançado da UERN em Assu.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoverá no próximo dia 06 de setembro, uma Audiência Pública para discussão sobre a criação de novos cursos superiores no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da UERN, em Assu. O evento, requerido pelo Deputado Estadual George Soares, está marcado para as 10h, no auditório da própria universidade.

O Campus Avançado foi implantado no ano de 1974 e atualmente possui oferta de apenas cinco cursos: geografia – implantado em 2013 – Letras, Pedagogia, História e Ciências Econômicas. A proposta é discutir com a comunidade universitária e sociedade em geral a construção de um projeto estratégico e propositivo para a viabilidade de ofertas de novos cursos, atendendo às necessidades de mercado para qualificação profissional dos jovens que concluem o ensino médio na microrregião do Vale do Assu e o seu entorno.

Em seu primeiro mandato na Assembleia, o Deputado George Soares tem lutado sistematicamente pela melhoria da educação no Rio Grande do Norte, já tendo conseguido verbas para a reforma da Escola JK e ampliação do CAIC – Escola Estadual Renato Caldas, ambos no município de Assu. A expectativa agora é pela ampliação de vagas no campus da UERN, fortalecendo o ensino superior na região do Vale.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

PRECAUÇÃO


Padre Flávio Melo
Depois do susto vivido em decorrência da queda do teto da capela de Santa Cecília, no bairro do IPE, a paróquia de São João Batista, na cidade do Assu, decidiu que será realizado todo um trabalho de vistoria técnica compreendendo as demais capelas sob a sua área de jurisdição, tanto na cidade como na zona rural.
A informação é prestada pelo administrador paroquial e vigário-geral da Diocese, em Mossoró, padre Flávio Augusto Forte Melo.
O pároco declarou que esta tarefa terá caráter preventivo e procurará detectar com antecedência se existem outras unidades que possam sofrer a mesma espécie de problema.
Ainda com relação á capela de Santa Cecília, o sacerdote frisou que será construída uma nova estrutura. (Postado por Pauta aberta).

PARÁBOLAS POLÍTICAS

Doutor Zé Leão, médico mossoroense, gozador por natureza, postava-se na fila do cinema. De repente, chegou um rapaz e interpelou:
- Doutor Zé Leão, por favor não se mexa. 
Zé Leão sentiu um choque. 
- Não é nada demais não - explicou o jovem - É só um besouro fedorentos aqui no seu paletó. 
Em seguida, deu um capilé no coitado, que foi cair longe. Zé Leão devolveu:
- Obrigado.
O conterrâneo esperou um instante e falou:
- Doutor dá prá o senhor arranjar aí dois contos para eu "enterar" a minha entrada?
Zé Leão olhou o moço e detonou:
- Vá buscar o besouro e bote o bichinho aqui no meu ombro.

&&&

O moço Dix-sept Rosado (foto) partia do Oeste com obstinação e ousadia rumo ao Palácio Potengi. O bairrismo era muito forte e as forças adversárias não aceitavam um "governador de Mossoró". A igreja católica não se pronunciava, pois seguia o preceito: Os políticos cuidam do corpo, nós cuidamos da alma. O bispo Dom Marcolino era tentado pelos jornalistas a dar sua opinião e o velho pastor sempre saía pela tangente. Certo dia, um jornalista forçando a barra disse:
- Dom  Marcolino, só tem nós dois aqui. Por favor, se a eleição fosse hoje, quem o senhor aconselharia para governador?
Dom Marcolino sabiamente respondeu:
- Meu filho, se eu Dix-Ser, você diz Maia...
Meses depois, Dix-Sept Rosado Maia foi eleito governador. 

&&&

Mário David Andreazza, quando ministro, visitou o Porto Ilha (Areia Branca). Recepcionado por vários prefeitos da região salineira, um deles teve a ideia de levar dez crianças, cada uma com uma flor para o ilustre visitante. Ao receber as flores, Andreazza beijou uma das crianças e exclamou:
- Que coisa linda! São naturais? (referindo-se às rosas).
O prefeito Geraldo Alves aproximou-se e disse ao ouvido do ministro:
- São sim senhor; mas eu vou registrar os bichinhos, depois...

Fonte: Jornal Metropolitano - Autor: Valério Mesquita.

HISTÓRIA

O município do Assu é uma das cidades que ao longo de sua história tem contribuindo decisivamente com o Estado e com o País, não só pela sua economia, cultura, mas também através de pessoas que, dado a atos de bravura, destacou-se em diversos segmentos. Entre estes: 

O Alferes João Perceval Lins Caldas (foto à direita), nascido no dia 15 de julho de 1847. Perceval Caldas era empregado do comércio no Recife, carreira que ele havia abraçado, quando foi ciente da resolução do seu irmão Ulisses Caldas de participar da Guerra do Paraguai.

Sentindo vibrar em sua alma o sentimento patriótico, obteve a licença de seus pais o Alferes Francisco Justiniano Lins Caldas e Dona Maria Gorgônia de Holanda Wanderley, e acompanhou o seu irmão Ulisses corajoso e destemidamente.

A sua ação nos campos do Paraguai foi um estimulo valoroso para as armas brasileiras devido ao grande sentimento que alentou seu peito ainda jovem, sentimento que deixava transparecer não só nos seus atos de bravura e correta disciplina como em suas palavras plenas de amor e civismo, encorajando seus companheiros.

Tomou parte em vários combates, portando-se em todos com louvável bravura e recebendo por isso manifestações de aplauso dos seus superiores.

João Perceval Lins Caldas era sempre escolhido para difíceis empresas e julgava-se desvanecido por esse merecimento.

Relacionava-se muito com a sua família, demonstrando em suas correspondências o prazer que o animava nas lutas e a grande veneração ao Brasil.

Relatava minuciosamente as ocorrências dos combates em que tomava parte, dando notícias de seus conterrâneos e conhecidos.

Foi ele próprio quem comunicou à família o falecimento de seu irmão Ulisses Caldas.

Após uma frase de glórias, faleceu no combate do Forte do Estabelecimento das linhas de Humaitá a 19 de fevereiro de 1868. Aos 20 anos de idade.

João Perceval Lins Caldas e Ulisses Caldas embalados sob a frescura das copas das frondosas oiticicas souberam, em tão curto espaço de tempo, render ao seu berço o tributo de sua sincera admiração e de seu devotado amor. 
Foto: Ulisses Caldas e João Perceval Caldas- Da 'Assu em Revista'- 1980.

DIA DO BLOGUEIRO POTIGUAR

Nesta segunda feira, 02 de setembro - DIA ESTADUAL DO BLOGUEIRO, a Assembleia Legislativa do RN  promove Sessão Solene às 9h30, em homenagem a classe.
O dia 2 de setembro foi instituído como Dia do Blogueiro, a partir da aprovação de um projeto do deputado Fábio Dantas.
A proposta da Sessão Solene foi dos deputados Kelps Lima e Fábio Dantas, abonada pelo presidente da Casa, Ricardo Motta.
Nossos parabéns aos blogueiro(a)s norte-rio-grandenses. 

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares cobra explicações sobre a ZPE do Sertão

 O deputado George Soares (PR) detalhou o requerimento apresentado na sessão plenária desta quarta-feira, 28, cobrando informações sobre mudanças na execução do projeto da Zona de Processamento de Exportação, a ZPE do Sertão, em Assú. O deputado levantou uma série de perguntas sobre a situação e anunciou a realização de uma audiência pública em Assú com a presença dos setores produtivos, gestores e Ministério Público.
 
“Cabem muitas perguntas. Alguém está fazendo o estudo como vai ser o novo processo? Uma mudança deverá passar pela legalização da área. Com certeza mudará tudo. E o risco do cancelamento da concessão? Alguém já avaliou esse risco?”, questionou. George Soares afirmou que a prefeitura de Assú confirmou a recisão do contrato e negocia com outro grupo, inclusive com a possibilidade de transferência da área para instalação da ZPE.
 
A ZPE de Assú foi criada por meio de Decreto Presidencial, em 10 de junho de 2010, para instalação em uma área de 1.000 hectares, localizada às margens da BR 101, com a expectativa de geração de 30 mil empregos diretos por meio da exportação de produtos derivados dos minérios e do agronegócio. “Imaginemos um equipamento como esse em uma região tão sofrida como o Vale do Assú, onde cerca de 80% das pessoas sobrevivem às custas dos programas sociais. A ZPE muda totalmente o cenário da economia do Vale do Açu”, reforçou.
 
Aqui no Rio Grande do Norte foram aprovadas duas ZPE´s há mais de três anos, em Macaíba e em Assú. “É o único Estado da Federação que tem duas Zonas de Processamento de Exportação aprovadas, o que vai melhorar o abastecimento de água, investimento em infraestrutura rodoviária e ferroviária, gerando milhares de empregos e a formação da mão de obra. Fomos pegos de surpresa”, finalizou.
 
ZPE do Sertão
As Zonas de Processamento de Exportação são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles instaladas trabalham com suspensão de impostos, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados de compra e venda de mercadorias, com a condição de destinarem ao menos 80% de sua produção para o mercado externo. O foco do modelo é a exportação já que, pela legislação vigente, apenas uma pequena fração da produção pode ser direcionada ao mercado interno.
Fonte: Site da Assembleia Legislativa

CULTURA

O Sintonia deste mês esta em em ritmo de poesia.
O Sintonia deste mês vai entrevistar o cantor, compositor, poeta e escritor Genildo Costa. Natural de Grossos, ele mora há mais de 20 anos em Mossoró, já escreveu um livro de poesia e gravou dois CDs de músicas poéticas de sua autoria.

A entrevista teve como cenário um dos pontos históricos de Natal - o Solar Bela Vista.
O Sintonia foi ao ar no dia 30 de agosto, as 20h, com reprises sábado as 20h e terça feira as 14 horas. 
Fonte: Site da Assembleia Legislativa

BLOGUEIROS


Ednaldo Filgueira
Acatando sugestão lançada pelo blogueiro Marcos Pedroza, a Assembleia Legislativa do RN promoverá nesta segunda-feira (02), a partir de 9h30, uma Sessão Solene em homenagem aos blogueiros do Estado.
A proposição foi compartilhada pelos deputados Fábio Dantas (PHS) Kelps Lima (sem partido) e Ricardo Motta (PMN).
A sessão deverá registrar o comparecimento de blogueiros de várias partes do Estado.
É, inegavelmente, uma atividade merecedora de reconhecimento.
E não deve se esquecido que alguns blogueiros já pagaram com a vida o preço de expor seus pensamentos através da rede social.
É o caso, por exemplo, de Ednaldo Filgueira, blogueiro e ex-presidente do diretório municipal do PT de Serra do Mel, que foi covardemente assassinado em frente de sua própria residência por pistoleiros de aluguel.
Postado por Pauta Aberta.