sábado, 31 de agosto de 2013

LEMBRANÇAS

José Arnóbio de Abreu (1948-2000) era um amigo leal, admirável, influente, de bem e do bem, estatura mediana, voz rouca, andar curto e ligeiro. Lembro-me dele (eu era ainda menino) adolescente, já metido a gente grande, discursando nas praças publicas do Assu, sua terra natal querida, nas eleições de 1962 quando disputava a prefeitura da terra assuense Walter de Sá Leitão e Maria Olímpia Neves de Oliveira/Maroquinhas. 

No Assu viveu a sua infância, adolescência. A sua juventude entre Assu, Natal, Manaus (onde formou-se em medicina), Rio de Janeiro onde fez amizades com renomados médicos do Brasil como Lídio Toledo que foi médico da Seleção Brasileira.

Ele, Arnóbio, conviveu na intimidade com grandes figuras da política potiguar e conheceu muitas outras do Brasil, participando das Diretas Já, ao lado de Geraldo Melo, Henrique Eduardo, Ulisses Guimarães, Tancredo Neves.

O seu nome singelo e sonoro estampa em letras vivas nas páginas da história do Rio Grande do Norte, estado que ele representou na qualidade de deputado estadual constituinte de 1989 chegando a ser o seu presidente e promulgar a sua Carta Magna. Antes, porém, teria sido candidato a prefeito do Assu nas eleições de 1982 pelo PMDB, perdendo para Ronaldo Soares do PDS. Naquele parlamento potiguar foi líder do governo Garibaldi Alves. 

Arnóbio foi também diretor do Hospital Walfredo Gurgel, empresário sócio fundador do Instituto de Traumatologia do Rio Grande do Norte – ITORN, presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado – IPE.

Para defini-lo melhor, era “um festeiro permanente, tempo integral, sem perda da seriedade”, assim depõe Agnelo Alves.

Já , sobre Arnóbio,Valério Mesquita escreveu: "Qual pássaro estrangulado no canto desapareceu Arnóbio do nosso convívio, ainda jovem e ávido de vôos inspirativos. Menino alegre do Assu revelado líder estudantil, logo atendeu ao impulso político, disputando a Prefeitura de sua terra, para chegar a parlamentar estaduano.

De presidente da Constituinte Estadual no primeiro mandato, embora não logrando êxito nas eleições seguintes, a angústia e o sofrimento não abateram o ânimo desse anjo irrequieto, mas terno, esgrimidor de pelejas que não se fez de exilado da política, na gaiola de si próprio. Perseverou na lide tanto política quanto profissional.

Arnóbio teve uma carreira política meteórica. Viveu o transitório e transitoriamente viveu, mas deixou marcas de eternidades na efetividade dos seus gestos. Soube, melhor como ninguém, de forma forte e intensa, nos descompassos da política, ser o capataz dos silêncios e das longas esperas.

Todos sentimos a falta que ele hoje nos faz, quando penetrou na longa e interminável noite que não lhe reservará mais auroras nem mais lhe oferecerá o sol de novas manhãs da visão milagrosa do Vale do Açu.
Conforta-nos o dizer do poeta "que ao seu encontro virão um dia despedaçadas estrelas e astros da noite dos boêmios sem ostentação e com ela a saudade como uma certeza do nosso sofrimento". 

Afinal, José Arnóbio de Abreu empresta o seu nome (decreto do governador em exercício Fernando Freire), a Adutora Médio Oeste, um reconhecimento pelos seus serviços prestados a terra potiguar, além do Ginásio Esportivo do Assu com muita justiça. O seu nome honra e dignifica a terra assuense. Com ele, Arnóbio, tive o prazer da boa convivência.

Postado por Fernando Caldas

POEMA

De Sinhazinha Wanderley para seu aluno João Batista Ferreira. 
João Batista o meu abraço,
muito amigo, cordial,
Eu lhe envio neste dia,
Do seu ditoso natal.

O seu nome neste dia,
Muito relembra de certo,
João Batista, grande Santo,
O Pregador do deserto.

Que ele o Santo Profeta,
Que é da virtude o troféu,
Sobre você chova bênçãos,
Do seu trono, além do céu.

Seja bom, estudioso,
Deus de amor o acompanhe,
Seja na vida o conforto,
Da sua extremosa mãe.

Receba pois, amiguinho,
Meu sincero parabéns,
Lhe desejo mil venturas,
Pois lhe quero muito bem.

O seu prazer é bem justo,
Sua data é promissora,
E a Virgem do Rosário,
Zele o seu aniversário,
Pede à Deus a professora.

Sinhazinha Wanderley, 24/10/1942
Fonte: Nena Tereza Ferreira (filha do homenageado).



Sinhazinha Wanderley


Vida:
Seu nome era Maria Carolina Caldas Wanderley. Nasceu em 30 de janeiro de 1876, em Açu (RN), e faleceu em 20 de setembro de
1954, nessa mesma cidade. Foi tia das conhecidas poetisas Palmyra e Carolina Wanderley. Durante muitos anos manteve uma escola para crianças em sua casa, sendo considerada uma precursora do ensino moderno, pois intuitivamente adotava procedimentos educativos que mais tarde seriam introduzidos no ensino pela chamada "escola nova".
Seus poemas encontram-se dispersos em praticamente todos os jornais e revistas literárias do Estado de seu tempo, como Revista Oásis, Jornal A Cidade, Jornal do Sertão, Atualidade, de Açu,Almanaque Literário do Município de Assu, Jornal Rio do Grande do Norte, Gazeta do Natal Via-Láctea. O tom irônico que perpassa alguns de seus poemas, como "Auto-Retrato", "O meu aniversário" e "Despedida", por exemplo, contribui para distingui-la das demais poetisas de seu tempo.
Apesar de ter organizado os volumes "Musa sertaneja", "Trovas Infantis", "Lira das Selvas", "Palestras Infantis" e "Dramas Escolares", sua obra ficou inédita. Apenas uma pequena parte foi publicada com o título de Paisagem da Minha Terra, por ocasião do 145o ano de Emancipação Política do Assu.

Verbete organizado por: Constância Lima Duarte e Diva Cunha

POESIA

EM RITMO DE GLOSA


MOTE

A mulher não pode ter
O suvaco cabeludo

GLOSA

Acho que pode até ser
De gosto até questão
Mas na minha opinião
A mulher não pode ter
Coisa triste de se ver
Por um cara não sortudo
Que ao olhar fica mudo
De tanta decepção
Mulher não pode ter não
O suvaco cabeludo

Rosivaldo.

Rosivaldo Quirino faz parte do Cenário Humano do Assu.

ASSU


Buraco do Prefeito (fotografia abaixo) é uma denominação dada pelo povo irreverente do Assu, interior potiguar, a um anfiteatro que leva o nome oficial de Arcelino Costa Leitão que foi prefeito daquele município (1958-62), da praça Getúlio Vargas, servindo para realizações de festas populares e até mesmo de quadra de futsal e outros eventos da cidade, desde 1985. Era prefeito Ronaldo Soares. 

Foto da web
Postado por Fernando Caldas

INFORMAÇÃO

População dos municípios do Vale do Açu e o crescimento de cada um, de acordo com IBGE

CIDADE
População estimada 2013

População em 2010
Densidade demográfica (hab/km²)
Assu
56.354
53.227
40,84
Macau
30.749
28.954
36,74
Ipanguaçu
14.814
13.856
37,02
Pendências
14.402
13.432
32,05
Alto do Rodrigues
13.440
12.305
64,31
Guamaré
13.922
12.404
47,90
Serra do Mel
11.159
10.287
16,69
Afonso Bezerra
11.191
10.844
18,82
Carnaubais
10.491
9.762
17,99
São Rafel
8.351
8.111
17,29
Itajá
7.336
6.932
34,04
Porto do Mangue
5.689
5.217
16,36

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

VELHO ASSU

A "Lanchonete do Didiu" funcionou no prédio onde atualmente funciona a Livraria João Paulo II - vizinho ao Instituto Padre Ibiapina. Na foto: Didiu (proprietário), Pelé (da Rádio), (?) e acredito que o cliente é o amigo Jarbas Rabelo (está parecido). Registro de 1980 - Assu em Revista.

SONETO


SEGREDOS
(Gilmar Rodrigues de Lima*)

Ah se pudesse desvendar o peito,
Abrir os olhos, descrever a mente,
Tudo o que faz, que fala e que sente,
Fosse escrito do modo mais perfeito.

Sim, um jeito, quem me dera um jeito,
De transformar num todo convergente,
A insensatez, hipócrita indolente,
Apenas uma ilusão que eu tenha direito.

Sei, no amor seria o pior dos réus,
Sentir o tempo parar o meu desejo,
Sentir o tempo jogando-me ao espaço.

Erguer os olhos alcançando os céus,
Lábios vazios implorando um beijo,
Braços abertos mendigando um abraço.


* Gilmar faz parte do cenário humano do Assu.

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares encaminha requerimento de isenção de contas da CAERN a moradores de Jucurutu pela falta de abastecimento de água.

O Deputado Estadual George Soares encaminhou à Governadora Rosalba Ciarlini 
e ao Diretor Presidente da CAERN, Senhor YURI TASSO requerimento solicitando a isenção das cobranças da CAERN referentes ao mês de agosto no município de Jucurutu/RN.

Durante todo o mês citado, o serviço precário de abastecimento de água gerou uma situação caótica, sem cair nenhuma gota das torneiras durante todo o período. Apenas em 5 dias, após diversas tentativas, saiu literalmente lama, absolutamente imprópria para o consumo. O entendimento do Deputado George Soares é que como não houve a prestação do serviço, não se justifica a cobrança aos moradores.

O parlamentar comprometeu-se ainda a continuar a cobrar do Governo do Estado e da CAERN melhorias concretas no abastecimento de água de todo o Vale do Assu e Seridó, que sistematicamente sofre com a falta de estrutura de fornecimento. “Vou continuar a buscar as melhorias. O povo do interior do Rio Grande do Norte já é muito sofrido e não merece ser castigado pagando contas por serviços de péssima qualidade ou que sequer é oferecido”, disse o Deputado George Soares.
Assessoria do Deputado George Soares.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

TIRADAS

DO IRREVERENTE SÁVIO TAVARES
* PRAGMATISMO

Chegou em casa na sexta a tardinha, com o saco mais cheio que o Papai Noel no 23 de dezembro. Sentou, baixou a cabeça e começou a desamarrar os sapatos. quando ergueu a vista, deu de cara com a esposa, que, olhando-o simpática como leoa na TPM, lascou-lhe na fuça:
- A empregada foi embora!

- Problema seu! - Respondeu sem se abalar.
- Ela disse que esta grávida! - Tornou a mulher.
- Problema dela! - Retrucou impávido o maridão.
- Ela disse também que o filho é seu!
- Problema meu! - Tornou ele, calçando novamente os sapatos e ganhando a porta da rua.

*&*



* NOVO ANTIGO MÉTODO CONTRA MOSQUITOS
Para repelirmos mosquitos, muriçocas, maruins e outras criaturas do gênero, em tempos de antanho, usamos durante muitas e muitas eras, as emanações gasosas emitidas por esterco seco de vaca queimado, e até onde eu saiba sem danos à saúde dos humanos defumados. Depois, num assumo de modernidade, se criou um repelente, com uso da mesma matéria prima: uma espiral amarelada, denominada “Sentinela”, a ser acesa no local a ser enfumaçado e consequentemente desmosquitado, que permitia uma noite de sono tranquila, tendo como efeito colateral apenas uma branda exalação de merda bovina oriunda da pele do usuário.
Depois do advento dos inseticidas, rapidamente elevados ao patamar de homicidas, devido às trágicas sequelas advindas do seu uso, que passaram a não mais matar mosquito e sim, gente, proponho na glosa a seguir, um retorno, não a queima do repelente in natura, como nas origens, o que poderia causar algum asco nos mais sensíveis, mas a versão light da coisa, a heroica “SENTINELA”.


GLOSA

Não precisa mais ficar

Assustado ou temeroso

Há um remédio poderoso
Se o mosquito ameaçar
É só fogo se botar
Nesta espiral amarela
Que queima como uma vela
E a noite toda ela dura
Ao sentir a picadura
Não se assuste - SENTINELA

*&*
* BELEZA PURA
Certa senhorita, que faltou à chamada no momento da distribuição de graça e beleza, tendo sido portanto, preterida em termos estéticos, para resolver o engano da natureza, entrou em movimentada loja de produtos de beleza, na rua 25 de Março.
A vendedora, muito solícita, após o atendimento, lhe recomendou ótima loja de espelhos na 1º de Abril.

*&*
*Domínico Sávio Tavares faz parte do cenário humano do Vale do Assu.   

BODE GAIATO CONTINUA COM SUCESSO

Bode 'gaiato' criado por recifense vira mania e atinge multidão de fãs na web 
Estudante de 19 anos estava entediado com férias quando criou a página. Ele não acredita que piadas sejam preconceituosas e aproveita a fama. 
 
Bode Gaiato aproveita a reportagem e faz 'homenagem' à Rede Globo. (Foto: Reprodução) 
Vinte e cinco mil novos fãs por dia, 150 mil acessos diários, 1,3 milhão de pessoas falando sobre a página, que tem mais de 800 mil seguidores e atinge 14 milhões de pessoas por semana. Esses são os números do perfil Bode Gaiato, de acordo com seu criador, o universitário Breno Melo, um dos sucessos recentes da rede social Facebook. A ideia surgiu nas férias deste ano, quando o recifense de 19 anos se viu entediado. A brincadeira agora rende até dinheiro e fama para o estudante. 

O jovem conta que a criação da página não foi premeditada. "Estava de férias em casa, sem fazer nada, no tédio. Aí quis criar algo com um personagem nordestino, para ser diferente na temática e nas piadas de outros memes [expressões, piadas, frases e termos difundidos na internet]. Pensei logo num bode, até porque tudo fica mais engraçado quando é retratado por um animal, e adicionei um adjetivo bem regional, o gaiato, que é uma pessoa engraçada, brincalhona”, disse. 
 
Breno Melo curte a fama repentina do Bode Gaiato 
(Foto: Arquivo pessoal) 
Na primeira tira, o Bode Gaiato ganhou dois mil seguidores. As montagens são bem simples, mas cativaram os seguidores. “A imagem de fundo, da galáxia, muitas páginas de humor usam, é para parecer uma coisa meio ‘noiada’ mesmo, e os bodes eu procurei na internet, peguei aqueles com fisionomia engraçada", explicou. O nome do personagem principal, Junin, modo como muitos nordestinos falam Juninho, foi escolhido aleatoriamente, segundo Breno. 

As ideias para as tirinhas partem de experiências vividas e observadas pelo criador. “A questão do leite no fogo, que a mãe sai e deixa a gente olhando, brigas com o irmão, isso tudo eu vivi. Mas as pessoas têm mandado bastantes sugestões, cerca de 25% são aproveitadas", contou. Breno explica que toma cuidado no equilíbrio do humor. "Eu fazia de tudo, sem restrições, mas agora eu ganhei um público diferente, que são os pais dos jovens que curtem a página, então estou fazendo mais piadas saudáveis." 

Outra preocupação é abranger o maior público possível, não apenas os nordestinos, que se identificam na linguagem e situações das tiras. "Uma expressão que uso muito, o 'armaria, nãm' ['Ave Maria, não'], é do Ceará e Piauí. Com piadas simples, poucas expressões, atinjo mais gente. Nessa semana, por exemplo, a cidade que mais interagiu foi São Paulo, com mais de 1 milhão de visualizações. O público que eu vou ganhar daqui para frente vai depender do que eu postar", comentou. 
 
Primeira tira do Bode Gaiato. (Foto: Reprodução) 
Breno não acredita que a página tenha um tom preconceituoso contra nordestinos ou incentive essa prática criminosa. "Algumas imagens já foram denunciadas, mas eu só recebo elogios, de todos os nordestinos que amam a página. Ela é muito bem aceita. Inclusive, recebo mensagens de pessoas fora do país, que dizem que matam a saudade do Nordeste com ela”, falou. 

E o sucesso da página, crê Breno, está no fato de ele ter conhecimento de causa para fazer as piadas e as pessoas se identificarem com ela. "Eu não saberia fazer muitas piadas com gírias de outros estados, porque sou daqui", complementou. Ele nasceu no Recife, mas mora há oito anos em Caruaru, no Agreste do estado. 

Durante a semana, está na Paraíba, onde cursa Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Campina Grande. Atividade que ele garante ainda priorizar, mesmo com as demandas do Bode Gaiato. "Nunca pensei que ia fazer esse sucesso todo. De um mês para cá, minha rotina mudou muito. Passo praticamente a tarde falando com empresas que querem anunciar na página, tenho dado entrevistas, além do programa de humor em uma rádio em Taquaritinga do Norte [PE]. Tento conciliar tudo isso", disse. 
Veja as três tiras do Bode Gaiato mais curtidas, até o dia 4 de maio (época desta publicação). 
 
Tira recebeu mais de 28 mil curtidas. (Foto: Reprodução) 
 
Foram 15 mil curtidas. 'Tá bom, professora, me engula', diz a legenda da foto na página. 
(Foto: Reprodução) 
Tira também conquistou mais de 15 mil curtidas. 
(Foto: Reprodução) 
Luna Markman 
Do G1 PE.

CAUSO

Vick-Vaporub 

MEU AMIGO Cláudio de Zezinho é muito encabulado e tem mania de doença. Qualquer coisa que aparece de anormal faz carreira para providenciar uns exames.

Dia desses amanheceu se “vazando” como diz o dito popular. Sentado no bojo, perdeu o horário que o ônibus o apanhava para o trabalho na Delmont. De imediato pensou logo em fazer exame de fezes para diagnosticar o problema.

Levantou do bojo e foi procurar uma vasilha para colher o material. Procurou, procurou e nada encontrou. Por fim, resolveu desocupar uma latinha de vick-vaporub que encontrou. Limpou a lata e, com cuidado, colocou as fezes dentro e tampou, bem tampada. 

Correu à um laboratório para fazer o exame. A tarde foi procurar o resultado. A atendente disse que o analista precisava conversar pessoalmente com ele. Ficou apavorado pensando tratar-se de uma doença grave. O analista chegou e explicou: 

- Cláudio, rapaz, eu não tive como realizar o seu exame de fezes porque não consegui abrir a latinha de vick-vaporub.

E ele chateado por não ter o resultado replicou: 

- Mas doutor, aquilo é fácil. Lá em casa, quando eu não consigo abrir com as mãos eu abro com os dentes.

Do livro: Dez Contos & Cem Causos - Ivan Pinheiro

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Pronunciamento do Deputado George Soares em busca de informações sobre encerramento de contrato da ZPE do Sertão repercute em todo o Estado.

O Deputado Estadual George Soares fez um pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa na última quinta-feira (28/08) cobrando clareza nas informações que circulam sobre o cancelamento do contrato para implantação da ZPE do Sertão. Em seu discurso, o parlamentar trouxe a público sua preocupação com o desenrolar desse ato, que pode inviabilizar o maior projeto de desenvolvimento e geração de emprego e renda do Vale do Assu.

A ZPE do Sertão está inserida em uma área de pouco mais de 1.019 hectares no município de Assu. Todo o projeto para obtenção da ZPE foi elaborado ainda na gestão do ex-prefeito de Assu, Ronaldo Soares, com uma ajuda importante do senhor Helson Braga, Presidente da Associação Brasileira das ZPE, sendo sancionada e o contrato assinado com a empresa administradora já na gestão do atual Prefeito.

A proposta do projeto é ser uma área de exportação focada em minérios e produtos do agronegócio. Para isso, deveriam se instalar indústrias dotadas de alta tecnologia para produção, beneficiamento e exportação de ouro, mármore, granito, xelita, feldspato, sal marinho, o valiosíssimo nióbio – minério fundamental na indústria da tecnologia, entre vários outros minerais. Além disso, teríamos ainda um importante canal para exportação de nossas frutas, castanha, derivados de leite, coco, algodão e muito mais.

O Deputado George Soares destacou que o cancelamento do contrato com a empresa privada que se propôs a implantar a ZPE do Sertão pode inviabilizar completamente a implantação do projeto, uma vez que todo o trabalho voltaria à estaca zero. A imprensa potiguar repercutiu a preocupação do parlamentar e na manhã desta quinta-feira (29/08) o Deputado George Soares concedeu entrevista ao vivo na Rádio Cidade FM (94FM), no programa Jornal da Cidade, conduzido pelo jornalista Alex Viana (foto), para debater sobre esse tema tão importante para a economia do Rio Grande do Norte.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

ZPE DO SERTÃO

Deputado quer explicações sobre situação do projeto

George Soares
O deputado estadual George Soares (PR) detalhou requerimento apresentado na sessão plenária desta quarta-feira (28) na Assembleia Legislativa do RN, na capital do Estado, cobrando informações sobre mudanças na execução do projeto da Zona de Processamento de Exportação, a ZPE do Sertão, em Assu.
O deputado levantou uma série de perguntas sobre a situação do empreendimento e anunciou a intenção de promover a realização de uma audiência pública em Assu com a presença dos setores produtivos, gestores e Ministério Público Estadual (MPE), além de demais segmentos organizados que considerem válida a iniciativa de se dispor de mais informações sobre o projeto.

CAIC DE ASSÚ

Hora de se assumir responsabilidades

A reforma do prédio do Caic de Assú foi motivo de mais uma mobilização realizada no dia de ontem da cidade de Salete de Olga, e desta vez foi puxada pelo Sinte-CUT/Assú e contou com a presença de alunos... carro de som, sol e os mesmos questionamentos: a sociedade necessita desta instituição; a educação é o futuro... e educação não é prioridade do (des)governo estadual.

Maasss... inté a presente data, as vozes que lembram que o ensino fundamental é função/atribuição da municipalidade... não conseguem 'se amplificar'.

Cá prá nós: por que danado o município do Assú não faz valer o pacto federativo e municipaliza o Caic? Melhor, constrói outro prédio para sediar a Escola Renato Caldas?

Né por nada, né por nada, mas a estrutura física do Caic, invenção de Brizola lá pelas bandas do Rio de Janeiro, é pesada, onerosa e nem um pouco familiarizada com o clima nordestino.

Vamos concordar, o município de Assú já criou uma tal de universidade da criança ou coisa do gênero, 'luta' pela vinda de instituições de educação de terceiro grau para a cidade e... não cuida das criancinhas?! Aaafff, isto é num mínimo uma malvadeza!!

- Aaahh, salvo engano, o piso salarial dos professores da rede municipal de ensino de Assú é de cerca de hum mil, cento e setenta e cinca reais, sem contar que salário família, por exemplo, é algo que que se assemelha a mula sem cabeça, ou seja, é lenda.

Beeemm... discursos, fotos, carros de som... e sol, é muito bom, mas... vamos concordar de novo, está passando da hora de se mostrar efetivamente que a comunidade escolar da Renato Caldas merece respeito e que as crianças precisam estudar e este estudo tem que ser de qualidade, público e em local apropriado. 
Postado por Ana Valquíria
 

IPANGUAÇU

Programação do 4º Festival da Cultura acontecerá sábado

Promover a cultura popular do povo do RN é o principal objetivo do 4º Festival do Folclore de Ipanguaçu que tem como tema este ano “Pelos Caminhos da Cultura Potiguar”, realização que rende homenagem também ao grande folclorista potiguar Luiz da Câmara Cascudo.
Segundo informação do secretário municipal de Cultura e Turismo, professor Fernando Neto, o Festival faz parte da parceria que envolve as Secretarias de Educação e a de Trabalho, Habitação e Assistência Social.
Contaremos com a participação de alunos das escolas e de programas sociais que participarão de exposição com contos vivos de Câmara Cascudo e apresentações culturais no palco principal. Aguardamos com expectativa está programação que chega a sua quarta edição”, fala o secretário.
O Festival está marcado para este próximo sábado (31) às 19h, na Praça de Eventos José Medeiros.
A expectativa é de que mais de dois mil alunos participem da programação, registrou a informação prestada pela assessoria de comunicação social do Executivo municipal ipanguaçuense. 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CONTO

PERNA DE PAU
- Eugênia!!!... Bote o comer filha de rapariga! – Esse tom ameaçador era o grito de guerra de Marcolino para sua esposa, quando se aproximava de casa embriagado. 

Marcolino era pescador. Um sujeito diferente. Moreno, alto, barrigudo, barba descuidada, cabelos compridos e encaracolados. Para terror da criançada tinha uma perna de pau. Tal qual a de alguns piratas das estórias infantis. Devido a sua experiência não tinha dificuldades para andar. Caminhava a passos longos. No entanto, quando estava bêbado andava desengonçado, aos tombos, muitas vezes caindo. Atolava em qualquer areal.

A comunidade de Juazeiro ficava pavorosa, quando tinha notícias de que Marcolino Perna de Pau estava bebendo. Era sinal de desgraças, arruaças, intranquilidade para todos.

Ele já havia brigado com quase todos os habitantes do lugarejo. Não tinha respeito e consideração a ninguém, nem homem nem tampouco mulher. Era tido por todos como um elemento revoltado, nocivo à sociedade. Alguns diziam que tinha sido trauma por ter perdido a perna com apenas treze anos de idade num acidente, quando tentava ancorar um barco no porto de Areia Branca. A barcaça bateu noutra, sem dar tempo de retirar a sua perna da rota de colisão.

Quando chegava a seu barraco, construído de taipa, se a mulher não tivesse “pronta” a peia comia o couro. Água fria, comer quentinho, rede armada no alpendre da cozinha, eram o tripé de conforto exigido pelo valentão.

Os mais velhos diziam que ele apareceu na comunidade de Juazeiro num final de semana para uma pescaria na lagoa. Daí em diante nunca mais saiu do lugar. Casou, teve cinco filhos. Apesar de aparentar um cinquentenário possuía apenas 42 anos de idade.

Num sábado foi para Assu vender o peixe pescado durante a semana. Entrou numa roda de pif-paf no ‘beco do mercado’ e enrolou a noite, bebendo e jogando. O jogo acabou, quando os parceiros desconfiaram de que ele estava roubando e reclamaram. Foi o suficiente para Marcolino dar de mão de uma faca de doze polegadas e de um revólver calibre 38 e apontar em tom ameaçador para os companheiros de jogo. Todos correram. 

O dono do ambiente mandou um menino avisar à polícia. Quando soube de quem se tratava, o soldado de plantão mandou avisar que estava ocupado cuidando dos presos e que o delegado tinha viajado.

No Cabaré de Rosemary as mulheres ainda estavam curtindo a ressaca, quando as portas dos quartos começaram a ser abertas a bofetes.

- Levanta raparigas, que Marcolino Perna de Pau chegou e quer fuder!

As mulheres saiam dos quartos correndo. Descabeladas, enroladas em lençóis, outras nuas. Buscavam um lugar seguro. Afinal o “elemento” já era conhecido no trecho. Foi um domingo de horror: as mulheres dançaram e desfilaram peladas; beberam a força copos cheios de cachaça; tomaram banho de cerveja; fizeram fila para praticarem sexo oral no delinquente... 

O sol já buscava repouso no horizonte, quando despontou na rodagem que dá a cesso a comunidade de Juazeiro um burro mulo conduzindo algo parecido com uma pessoa. Depois de algum tempo foi reconhecido.

- Valha-me Nossa Senhora, lá se vem Marcolino! Bêbado rodando! 

A velha Rita tinha reconhecido a silhueta devido à perna de pau esticada, ao lado direito do estribo da cela posta sobre o pobre animal.

À medida que Marcolino ia passando ao longo da estrada, as poucas famílias da comunidade iam fechando suas portas. Não sem antes dar uma olhadinha para ver o estado daquele temível e indesejável morador.

- Eita terrinha de corno! Terra de cabuetas manobrados por muiê! - Dizia Marcolino ao passar à frente de cada casa fechada. 

Quando foi se aproximando de sua casa, viu saindo em toda carreira o jovem Benedito, garoto que ele já tinha escutado falar de que enamorava Ritinha, sua filha mais velha, de 16 anos de idade.

- Epa negro bom de peia. Volta aqui! Seja homem! Se te pego namorando Ritinha... – Gritou Marcolino descendo do burro de ligeira em punho. Não perdendo tempo, as duas primeiras ligeiradas acertaram as costas da sua filha Ritinha. A mãe, Eugênia, tentou evitar e levou três lapadas que deixaram marcas no seu corpo. Por sorte os outros quatro filhos menores entraram na baderna e conseguiram, com muitos esforços, dominar o agressor.

Naquela noite ele não saiu mais de casa. Acordou pela manhã cedo, pegou a canoa e entrou na água da lagoa. Não chamou nenhum dos meninos, como de costume. Provavelmente estava curtindo uma ressaca moral. Afinal, havia muito tempo que os filhos de Marcolino não se envolviam numa briga em casa. De certo estavam ficando grandes. 

Três dias se passaram. Nenhuma notícia de Marcolino Perna de Pau. Um garoto entrou afrontado na casa gritando: 

- Dona Eugênia!... Dona Eugênia! Encontraram Perna de Pau... Tá morto na beira da lagoa.

A notícia se espalhou rapidamente. Todos os habitantes de Juazeiro foram para um matagal de junco existente à margem da lagoa. O corpo de Marcolino estava fétido. Podiam-se ver, por todo o corpo, diversos cortes de faca peixeira, mais de trinta facadas. 

Uma curiosidade: o criminoso e a perna de pau usada por Marcolino nunca foram localizados. Dizem que em noite de lua cheia, ouve-se o baralho da perna de pau perambulando por Juazeiro.
Do Livro Dez Contos & Cem Causos - Ivan Pinheiro 

ASSU



Por volta de 12:00 desta segunda feira (26), o teto da Igreja Santa Cecília no conjunto IPE desabou. Graças a Deus ninguém se machucou, o padre Flávio , que está em Natal, já foi comunicado e o mesmo nos repassou que tomará as providências o mais rápido possível.
Postado por Jarbas Rocha em 26 agosto , 2013.

INTALO


                                        Sorriso Pensante - Ivan Cabral

POESIA

Aos apaixonados como eu:

BOM RECHEIO

Sou assim: crocantado
cristalizado em açúcar, não a engordar
Um beijo meu apasteurizado
inesquecível, se souber untar

Um abraço, caramelizado
Enlambuzado vou contigo está
Doce sim em te abrasado
De boca em boca não quero passar

E como bombom de teor tão fino
É desatino, amargos por te lutem
Baixa caloria, tenho amor divido
Beije-me amor, não contenho glúten

Edivam Bezerra - Poeta assuense.

EDITAL

 

COMITÊ MUNICIPAL DO PCdoB DE ASSU

O partido do Socialismo

Edital de Convocação

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil de Assu, nos termos do artigos 32, “a”, do Estatuto do PCdoB e das normas complementares do Comitê Estadual aprovadas na sua 11ª reunião ordinária em 03 de agosto de 2013, convoca a Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil, a instalar-se no dia 21 de setembro de 2013, às 09:00 horas e desenvolver seus trabalhos até às 13:00 horas, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, nesta cidade para o posicionamento sobre a seguinte ordem do dia:

1. Discussão do Projeto de Resolução sobre o balanço dos governos Lula e Dilma a perspectiva para o Brasil - A construção do Partido nesta realidade e diretrizes para seu fortalecimento e do Projeto de Resolução sobre o balanço e tendências da crise estrutural e sistêmica do capitalismo, do mundo em transição, e da nova luta pelo socialismo.
2. Balanço das atividades de direção do Comitê Municipal;
3. Deliberação sobre o número dos membros do Comitê Municipal;
4. Eleição dos dirigentes que comporão o Comitê Municipal; e,
5. Eleição dos Delegados e Suplentes.
Assu/RN, 27 de Agosto de 2013.

Antonio de Paula Batista
Presidente do Partido Comunista do Brasil