sexta-feira, 28 de junho de 2013

CULTURA


LANÇAMENTO DE LIVRO

Estivemos (Ivan & Ceiça Barbosa) na quinta-feira dia 27 de junho no lançamento do livro DO PICADEIRO AO CÉU: O Riso no Teatro de Ariano Suassuna de autoria do professor, pesquisador e escritor Paulo Caldas Neto. O evento ocorreu na Livraria Nobel. O público foi pequeno, mas... Seleto: Educadores, jornalistas, historiadores, escritores, apologistas da cultura e intelectuais.
Numa roda de conversa Paulo Caldas - que é professor do IFRN de Ipanguaçu e atualmente reside em Assu -, expôs seu trabalho e foi indagado sobre a metodologia desenvolvida para a realização da pesquisa, o porquê da escolha do tema, as obras de Ariano, entre outros pontos.
O tema "riso" se sobressaiu na roda de conversa e tornou o ambiente descontraído até o momento dos autógrafos.
No evento revi amigo(a)s como Fernando Caldas - o popular Fanfa, Morgana, Cláudia Cosme (Claudinha de Dona Luisinha), entre outros. Foi um momento simples, prazeroso e serviu para alimentar a cultura dos presentes.
Sim, a obra ficou primorosa. Parabéns Paulo. Um forte AbrASSU!

AÇÃO PARLAMENTAR

PLENÁRIA APROVA DOIS PROJETOS DE LEI DO DEPUTADO GEORGE SOARES
Na última Sessão Plenária do primeiro semestre Legislativo, 02 Projetos de Lei do Deputado George Soares (PR) estiveram em votação. Os Projetos que reconhecem como de Utilidade Pública Estadual a Associação Universitária do Vale do Assu –AUVA- e a Associação dos Pequenos Produtores de Santa Clara, ambas em Assu, foram aprovados por unanimidade.

“Foram dois Projetos de nossa autoria que o Plenário aprovou e agora se tornam Leis. As duas associações, sem fins lucrativos, prestam importantes serviços à população do Assu, e por isso foram reconhecidas”, disse.

Agora as duas matérias seguem para publicação no Diário Oficial do Estado, DOE.-
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

HUMOR


Sorriso Pensante - Ivan Cabral

quinta-feira, 27 de junho de 2013

ENSAIO FOTOGRÁFICO

“Minha cartilha tem um A de que cor?”

Cássia Eller cantou, enquanto que, na terra da poesia, os sobrados expõem os As dos enamorados e pelas ruas deixam em portas e janelas a expressão da alma, na fotografia de um tempo… Tempo que a pintura ainda tem riscado ou borrado por épocas e séculos em nossos casarões, num desenho histórico, perpetuando entre isto ou aquilo, do passar e do ficar, de quem ver na moldura, o retrato.
















Foto: Fábio Luiz
Texto: Paulo Sérgio

Cenário: Casarões do Assu

HUMOR

Sorriso Pensante - Ivan Cabral

quarta-feira, 26 de junho de 2013

EVENTO PARTIDÁRIO

O PCdoB de Assu Realizará Curso do Programa Socialista – CPS
 
Será realizado, neste sábado, dia 29 do mês em curso, em Assu, o novo curso de formação do PCdoB, com base no Programa Socialista para o Brasil.

 Elaborado pela Secretaria Nacional de Formação e Propaganda e pela Escola Nacional do PCdoB, o novo curso - que tem como materiais didáticos uma apostila e um vídeo  - tem o objetivo de difundir e popularizar o mais importante documento partidário.

Para Milene de Paula, Secretária de Organização do PCdoB de Assu, "a demanda por formação é crescente, principalmente, nas regiões onde o Partido se expande e recebe muitas filiações". "Temos o objetivo de assegurar a formação continuada, a fim de que a compreensão Partidária e política sejam pilares de sustentação da cidadania”. “O Brasil vive um momento único e, em nosso Estado há uma movimentação grande, em diversos municípios, para realizar o curso, Assu não poderia ficar de fora", conclui Milene de Paula.

Após a formação serão entregues certificados de realização do Curso do Programa Socialista - CPS, onde os formados terão a tarefa de  iniciar outros cursos posteriores de níveis II e III, em particular para o Curso de Iniciação ao Marxismo Leninismo (CIM).

Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Assu/RN, com sede na Rua 24 de Junho, S/N, Centro, Assu/RN.
Data: 29/06 - 8h às 15 horas.

FREI DAMIÃO

Processo de canonização inicia segundo estágio no Vaticano
Frei Evilásio Medeiros
O processo que tem por fim obter da Igreja Católica Apostólica Romana a canonização de Frei Damião de Bozzano ingressou em sua segunda etapa. 

A revelação partiu do frade capuchinho assuense Evilásio Campelo de Medeiros, um dos responsáveis na esfera da referida Ordem pelo assunto.

“Primeiro foi a fase diocesana e agora a fase romana do processo no Vaticano”, declarou o religioso.

“É uma ocasião especial para reafirmar para a igreja universal a santidade de vida, os testemunhos de santidade do candidato à beatificação e canonização”, explicou Frei Evilásio Medeiros.

Ele adiantou a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos possui em Roma um postulador que tem a missão justamente de representá-la legalmente durante cada uma das etapas do referido processo.

“É quem cuida de todas as causas da ordem”, frisou.

Frei Evilásio Medeiros registrou que o processo que se refere a Frei Damião é um dos cerca de 200 do gênero que estão em tramitação na esfera da Ordem.

Porém, registrou que o que diz respeito ao frade italiano não é só um dos mais conhecidos na Cúria da Ordem como representa um dos “mais carinhosamente tratados”.

“A fama de santidade de Frei Damião é fantástica”, exclamou o capuchinho assuense.
Postado por Pauta Aberta

CAUSO

Ou com ela ou comigo
Virgílio Caldas era negociante de carne no lugar então denominado Sacramento, atual e próspero município de Ipanguaçu (RN). Pois bem, Virgílio era mulherengo, gostava do jogo de cartas (baralho) e de tomar "umas e outras". Ele teve uma relação amorosa com certa moça daquela lugar e não quis continuar com o relacionamento, não deu muita importância.

O pai daquela jovem procurou o Major Montenegro para resolver a questão, obrigar Virgílio a se casar com sua filha. O Major em Ipanguaçu além de grande fazendeiro era o chefe político, o padre, o juiz de direito, o juiz de paz, ouvido e procurado para resolver qualquer problema que por ventura existisse naquela localidade. 

Major Montenegro (ele foi o primeiro prefeito de Santana do Matos (RN) e deputado provincial) mandou alguém de sua confiança convidar Virgílio a comparecer até a sua casa. De pronto, Virgílio atendeu o seu chamamento. Ao chegar, o Major foi direto ao assunto: 

- Virgílio, prepare-se para se casar! 

Virgílio Caldas calado estava, calado ficou. O Major não gostando do silêncio de Virgílio, o advertiu novamente:  

- Como é rapaz, resolva logo! Ou você se casa com ela ou comigo! 

Virgílio destemido que era, respondeu: 

- Major... Pra se casar com macho tem que pensar duas vezes!

Postado por Fernando Caldas

HISTÓRIA

OS REIS DOS ÍNDIOS JANDUÍS
Os cronistas do período holandês no Brasil se admiraram com a longevidade dos tarairiús, principalmente a do Rei Janduí que, conforme escreveram, “gozava do conceito de contar 160 anos (...) capaz de conduzir um tronco de carnaúba aos ombros, em plena carreira”.

Janduí ou Nhandu-i, na língua tupi, quer dizer “pequena ema” ou “o que corre muito”. Janduí foi líder do grupo étnico / cultural Tarairiú; foi o rei dos tapuias quando sua principal aldeia ficava nas imediações da cidade do Assú.

Janduí foi sucedido por seu filho Canindé que liderou os tapuias nas últimas décadas do século 17; rompeu com os portugueses e iniciou um conflito com suas tribos saqueando os colonos, matando o gado e incendiando as fazendas no Vale do Assú/Piranhas, que resultou na vinda de sucessivos Terços Paulistas para combatê-lo.

O Rei Canindé comandava 22 aldeias entre o Rio Grande e Pernambuco, com cerca de 15.000 habitantes. 5.000 deles eram guerreiros hábeis, “experientes em armas de fogo”.

Canindé, para os portugueses, era o terrível e feroz adversário, sendo que eles, os portugueses, é que eram os invasores. Para o seu povo, Canindé era o herói que tentava manter o seu território, seus rios e suas caças. E, 1690 ele foi preso no sertão Acauã, juntamente com outros 9 “maiorais”, por Cristovão de Mendonça, sargento-mor das tropas de Domingos Jorge Velho.

Em 1692, foi firmado um "Acordo de Paz" entre Canindé, o rei dos Tapuias e D. Pedro II, rei de Portugal. Nesse mesmo ano, Canindé e parte do seu povo, já reduzidíssimo, receberam “suas terras”, no rio Jundiá-Pereba ou Jundiá-Perereba. Atualmente esse lugar se chama Jundiá de Cima, no município de Várzea no Rio Grande do Norte. 

Em 1695, morreu Canindé, de febre-amarela. O então capitão-mor do Rio Grande, Bernardo Vieira, que havia aldeado os Janduís, noticiou ao rei de Portugal: “(...) Depois que dei conta a Vossa Majestade (...) assituado o gentio Canindé, sucedeu (...) o achaque de maleitas, do qual morreram sete crianças, e juntamente o seu principal Canindé...”

Portanto, caros leitores, este foi um breve relato sobre estes dois líderes indígenas que habitaram a nossa região. 

Esta narrativa baseada em trechos do livro Um Rio Grande e Macau – Cronologia da História Geral do historiador Getúlio Moura. Por sinal, quero parabenizar o Getúlio Moura pela bela obra.

AÇÃO PARLAMENTAR

George Soares apresenta moção de congratulação pelos 21 anos de emancipação política de Itajá
Em comemoração alusiva aos 21 anos de emancipação política e administrativa do município de Itajá, comemorado nesta quarta-feira, 26, o Deputado George Soares (PR), apresentou na Assembleia Legislativa moção de congratulação.

O parlamentar destacou a importância econômica da cidade na produção de materiais cerâmicos destinados a produção civil e o potencial para a piscicultura.

“Meus parabéns a todos os itajaenses, uma cidade bonita e importante para o desenvolvimento econômico do Estado. Quero em nome dos amigos de Itajá, levar meu abraço a todo o povo desta cidade” disse George Soares.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

LANÇAMENTO NESTA QUINTA FEIRA

AÇÃO PARLAMENTAR

George Soares prestigia Sessão Solene em homenagem ao Escotismo

Na manhã desta quarta-feira, 26, o Deputado George Soares (PR) prestigiou na Assembleia Legislativa, a Sessão Solene que homenageou os 96 anos de Escotismo no Estado do Rio Grande do Norte. Durante a solenidade o Parlamentar foi convidado a entregar a placa de homenagem ao Ex-Senador e escoteiro, João Faustino.

O Republicano tem se demonstrado um importante parceiro do movimento. Para 2014, George Soares já anunciou uma emenda no valor de R$. 100 mil, para a construção do Centro Escoteiro da Juventude, em Maxaranguape. Recentemente o Deputado foi convidado pelo Presidente do Escotismo no Estado, Ivan Alves, a visitar o local onde será construído o centro.

“Reconheço o escotismo como movimento social de grandes transformações. Quero nesta solenidade registrar também os trabalhos dos Grupos de Escoteiro José Nazareno Fernandes, Nossa Senhora das Vitórias e Maxuel Barros da Câmara, em Assu, como exemplos de compromisso com a sociedade e com os princípios do escotismo”, disse. 
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

CAUSO

DOCE AZEDO

 
O FOLCLÓRICO amigo Josi de Manoel Calixto costumava visitar a geladeira na calada da noite procurando algo para comer. Determinada madrugada, foi de fininho, abriu a geladeira, encontrou um depósito e pensando ele ser doce de leite, destampou o vasilhame, empurrou o dedo na gororoba e quando levou à boca sentiu um cheiro forte... Deu uma cheirada (?!)... Experimentou um pouco e gritou para Socorro, sua irmã:

- Ô Socorro! O doce de leite tá podre! Tá com gosto de azedo! Ainda bem que eu não comi todo!

Socorro sem se alterar:

- Deixe isso aí, menino... Isso são fezes para fazer exames amanhã!

Livro Dez Contos & Cem Causos - Ivan Pinheiro

AÇÃO PARLAMENTAR

Em Plenário Deputado George Soares fala sobre a Festa de São João Batista de Assu

Em pronunciamento na Sessão Plenária desta terça-feira, 25, o Deputado George Soares (PR) fez o registro pela passagem dos festejos de São João Batista, padroeiro do Assu.

Durante sua fala o parlamentar comentou a programação religiosa e sociocultural realizada durante os 10 dias de festa. “O São João de Assu traz uma intensa programação, entre missas, procissões, batizados, apresentações culturais, festival de quadrilhas, artesanato e comidas típicas, além do tradicional almoço de São João Batista”. 

Dando prosseguimento o Parlamentar parabenizou a população por ter realizado uma festa bonita, de fé e mantendo a cultura e a tradição. “Temos que tirar o chapéu para toda a população do Vale do Assu, que foi quem abrilhantou a engrandeceu o evento”.

George Soares também lamentou o pouco investimento por parte da Prefeitura Municipal do Assu, nos festejos juninos, justificado pela seca. “A seca não justifica a falta de investimento, vários municípios enfrentaram problemas com a estiagem, mas investiram no São João, como por exemplo, Mossoró”. O Republicano ainda ressaltou que a economia da cidade foi prejudicada, devido à falta de investimentos.

O Parlamentar parabenizou ainda o empenho de Pe. Flávio com as inovações realizadas na programação religiosa, e lembrou  do trabalho de Pe. Canindé, que esteve há 47 anos a frente da Paróquia de São João Batista. “Foi um São João sem investimento, mas um São João onde a religiosidade se sobressaiu”, concluiu.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

terça-feira, 25 de junho de 2013

GLOSA


Van Gurgel é poeta glosador assuense.

Postado por Fernando Caldas

AÇÃO PARLAMENTAR

Projeto do Deputado George Soares é aprovado na Comissão de Constituição e Justiça

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 25, a Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, aprovou o Projeto de Lei de autoria do Deputado George Soares (PR), que autoriza a criação da Medalha Cultural Poeta Renato Caldas.

“O Projeto de Lei apresentado pelo nosso mandato visa o incentivo a produção poética no Rio Grande do Norte. A escolha do poeta assuense Renato Caldas, como patrono deste Projeto, é uma justa homenagem a este poeta que deixou grandes obras, lembradas até hoje”, explicou.

O Projeto de Lei agora segue para a Comissão de Educação, onde será analisado e encaminhado para votação em Plenário, depois segue para a sanção governamental.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

POESIA

SÃO JOÃO DO ASSU
Matriz de São João / Ornamentação festejos juninos (fotógrafo: Roberto Meira)
          I
Assu Terra da Poesia,
Dos verdes Carnaubais,
Dos Janduís, ancestrais...
Pátria da boemia,
Berço da harmonia,
Lar de um povo cristão,
Seja assuense ou não,
Senta no mesmo terreiro
Neste Assu hospitaleiro,
De Lindalva e São João.
          
           II
Assu dos festejos juninos
Religiosos e profanos
Que Reúne todos os anos
Turistas e peregrinos...
Homens, mulheres, meninos,
Desta imensa nação,
A cada um, com fé e oração,
Acolhemos como romeiro...
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João.

          III
Nesta festa tradicional
De quase trezentos anos
Nela sempre buscamos
Seguir o seu ritual...
E de forma fenomenal,
Mantemos fogueira, balão,
Dançamos forró, xote, baião,
Quadrilha de beradeiro...
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João.
          
          IV
Ao longo da nossa história
A fé está acima de tudo,
A devoção roda o mundo
Nos rituais de oratória...
E puxando pela memória,
Rebuscando a tradição
Registramos com emoção
As promessas ao Padroeiro...
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João.

          V
No largo da nossa Matriz
A população festeira
Agita a brincadeira,
Vez por outra sobe o nariz...
Num gesto puro... Feliz,
Pra vê subindo o balão
E o pipocar do rojão.
Viva! - Grita o pipoqueiro...
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João.

          VI
Destacando os paroquianos
Donatila é nosso exemplo
Cuida de tudo no Templo
Evitando quaisquer danos...
Lembra bem os lusitanos
Seguindo sua devoção
Concentrada em oração
Durante o ano inteiro,
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João.

          VII
Padre Canindé com sabedoria
Celebra o novenário
E como bom missionário
Faz ecoar sua homilia...
Momento que a família,
Seja assuense ou não,
Escuta com atenção
A palavra do mensageiro
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João.

          VIII
Padre Flávio aqui chegou
Pra sacolejar nossa fé
Bem cedo já tá de pé
E a benção nunca negou...
A noveninha implantou
Incentivando a devoção
E as crianças em ação
Rezam ao Santo Padroeiro
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João.

          IX
Das tradições habituais
Mantidas como folguedo,
O pau-de-sebo é o brinquedo
Que conserva seus rituais...
Anima as tardes culturais
Da grande programação,
A Princesa, por tradição,
Monta o pau sempre altaneiro
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João.

          X
Sanfoneiros, violeiros,
Dançarinas, cantadores,
Artesãos, animadores,
Poetas, Mamulengueiros...
Coordenados por noiteiros
Com o aval da população
Rezam com fé e emoção
Novena e missa ao Obreiro
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João.

          XI
A tradicional fogueira
É acesa nos dias Santos
E em todos os recantos
Tal qual a carnaubeira,
É como a nossa bandeira:
Está em cada coração,
Agitando a emoção
Deste povo forrozeiro
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João.

          XII
Pra selar responsabilidade
Com a festa do próximo ano
Chamamos ao povo sano
De fé, devoção, lealdade...
- Vamos apagar com saudade
Nossa fogueira de tradição...
Mas, deixaremos um tição,
Para alimentar o braseiro
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João.

          XIII
Às equipes empenhadas
Nossos agradecimentos
Vocês são os instrumentos
Das ações tão propagadas...
Das noites tão animadas,
De paz e de comunhão,
Neste grande encontrão
De povo bom e ordeiro,
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João

          XIV
Obrigado, devotos senhores!
Obrigado, devotas senhoras!
Daqui um ano, nestas horas,
Retornamos nossos louvores...
Que nestas terras de valores,
De coragem, fé e oblação,
A paz reine no sertão
Deste povo brasileiro
Neste Assu hospitaleiro
De Lindalva e São João.


Poema de Ivan Pinheiro recitado pelo autor & Iza Caldas no dia 24 de junho de 2013, durante o cerimonial de encerramento dos festejos de São João Batista do Assu - Patrimônio Cultural, Imaterial e Histórico do Rio Grande do Norte.

BAOBÁS DO ASSU

UMA RIQUEZA INEXPLORADA
Baobá plantada por Samuel Fonseca e Lucílio Filho (foto abaixo) em 23/06/2009. Quatro anos depois estavam conferindo as medidas: 1;13 metros de circunferência e 3;50 metros de altura. Parabéns! 
Lucílio Filho e Samuel Fonseca no Baobá da Princesa do Vale

Samuel Fonseca e Lucílio Filho
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE OS BAOBÁS DO ASSU

Assu – Capital Brasileira dos Baobás Centenários. Este título foi dado ao Assu em Recife – Pernambuco, em outubro de 2011, quando da publicação do livro Mapa dos Baobás do Brasil.

O autor do livro Mapa dos Baobás do Brasil Gilberto J. S. Vasconcelos é um viveirista florestal, natural de São José da Laje – Alagoas. O evento de lançamento do mencionado livro aconteceu às 18 horas do dia 27 de outubro de 2011 nas dependências da Federação da Indústria de Pernambuco e contou com a presença do assuense Samuel Fonseca. Samuel, em seu pronunciamento, agradeceu em nome de todos os assuenses o honroso título atribuído ao Assu uma vez que foi o único assuense presente à solenidade. 

O livro Mapa dos Baobás do Brasil é o resultado de um estudo realizado entre 2008 e 2011, por Gilberto Vasconcelos onde reúne mais de 90% dos baobás existentes no Brasil. Conta um pouco de cada cidade onde estão localizadas as árvores. Toda renda do dia do lançamento foi doada para Mocambique, país africano, onde, 350.000 pessoas passam fome e sede.

O Assu ocupa 03 páginas com histórico do município e fotografias do marco do monumento alusivo a Cidade dos Poetas (BR-304) e dos baobás da Fazenda Currralinho e da Fazenda Chique Chique

Também faz parte da obra, ocupando uma página, o baobá da comunidade de Barra no município de Ipanguaçu. 

O livro trás ainda o histórico do tráfico negreiro, a história de Pernambuco, aponta Recife como a Veneza Brasileira dos Baobás, mostra o museu da abolição, sediado em Recife, fotografias dos baobás de Recife - capital onde nos últimos dez anos foram plantados cerca de 40 baobás, além de fotos e histórico de dezenas de outras árvores nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Porto de Galinhas – Ipojuca, Limoeiro, Engenho Aripibu – Ribeirão, Vicência e Buenos Aires, todos estes municípios em Pernambuco, e ainda, fotos de dezenas de exemplares em Maceio – AL, Fortaleza-CE, Cuiabá – Mato Grosso, Rio de Janeiro e Quissamã – no Rio de Janeiro, Macaíba, Natal, Assu, Nísia Floresta e Ipanguaçu no Rio Grande do Norte.

Estão aí portanto, diversos motivos para preservarmos os baobás existentes em Assu, Ipanguaçu e no Estado. Deixo aqui o meu abraço ao escritor e amigo Gilberto Vasconcelos e ao meu amigo particular Samuel Fonseca que foi ao Recife, exclusivamente, para participar do lançamento desta grande obra. Parabéns a todos. Parabéns Assu – Capital brasileira dos Baobás Centenários.
Boabá em Assu - Foto Jean Lopes
Gilberto Vasconcelos e os Baobás da Fazenda Curralinho - Piató - Assu
EM TEMPO: 
Ainda conheço, no Assu, os baobás de: Linda Flor, no Ateliê de Gilvan Lopes na Rua do Córrego, na Casa da Memória Chico Lucas - Bela Vista - Piató, em frente a Matriz de Irmã Lindalva / São Cristóvão - Conjunto Janduís (08 anos), no Canteiro central em frente a Rádio Princesa do Vale, no Instituto Chico Mendes - IBAMA, Areia Branca - Piató (Faz. de Xavier Cadete) e Bela Vista Piató (Fz. Lagoa Redonda). 

ATIVIDADE PARLAMENTAR

DEPUTADO GEORGE SOARES PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS JUNINOS DE ASSU

O Deputado George Soares (PR), autor da Lei n° 9.723, que reconhece a festa de São João Batista de Assu como patrimônio, cultural, imaterial e histórico do Rio Grande do Norte, participou nesta segunda-feira, 24, da procissão e da missa que marca o encerramento dos festejos juninos da cidade. O parlamentar foi acompanhado de sua esposa Danielle, de familiares e amigos.

Durante o percurso o parlamentar foi bastante cumprimentado e parabenizado pelo trabalho que vem desenvolvendo na Assembleia Legislativa, como representante do Vale do Assu, e pela Lei recém sancionada pelo Governo do Estado.

Na missa de encerramento, realizada no anfiteatro, o republicano falou da imensa alegria em ver um São João de fé, onde as pessoas se sentem bem acolhidas e as famílias se fazem presentes, e também entregou ao Bispo Dom Mariano, a cópia da Lei sancionada pelo Governo. “O São João de Assu carimba a tradição de nosso povo”


Recentemente uma pesquisa realizada no município mostrou que a população não aprovou a programação social promovida pela Prefeitura Municipal, porém, a programação religiosa se sobressaiu, sendo aprovada pela maioria da população. “Gostaria de parabenizar o empenho do Padre Flávio, por ter inovado a programação religiosa”, completou.

George Soares e esposa Danielly ao lado de amigo(a)s na Procissão de São João

Deputado George Soares proferindo discurso no encerramento da Festa de São João.
Deputado George Soares entregando ao Bispo Dom Mariano Manzanna a Lei de reconhecimento do São João do Assu como Patrimônio Cultural, Imaterial e Histórico do Rio Grande do Norte.
http://1.bp.blogspot.com/-fhG4hkRCoU0/UclzuuLNNxI/AAAAAAAAmmE/JBaOc8PNw1k/s1600/Procis%C3%A3o+de+S%C3%A3o+Jo%C3%A3o+108.JPG
Deputado George Soares, Padre Flávio e Ivan Júnior acendendo a "chama do compromisso" para a festa de 2014.

Comando Metal:

Programa volta domingo pela Rádio Princesa do Vale
 
Foram dois finais de semana de pausa por conta das festividades do padroeiro do Assú, São João Batista.

Mas, o próximo domingo (30) marca a retomada do programa Comando Metal pela Rádio Princesa do Vale (www.radioprincesadovale.com.br), a partir de 20h30, com Lúcio Flávio (direção, produção e apresentação), Ido Aprígio e Tiago Oliveira (co-produção, mixagem e sonoplastia).
 
A primeira parte da audição terá clássicos de Ram Jam, Bachman-Turner Overdrive, Badfinger, The Guess Who, Eloy, Triumvirat, David Coverdale, Jimi Jamison, Creedence Clearwater Revival e Electric Light Orchestra.
 
Será tocado também o tracklist da demo Barbarian, Conqueror (2013), do grupo mossoroense Warburst Command - banda que nesta quarta-feira (26), em Mossoró, faz a janela para o grupo de thrash metal norte-americano Fueled By Fire, em turnê pela América do Sul.
 
A segunda e última parte abre espaço para a série “Álbuns Clássicos” e o convidado é o grupo norte-americano de hard rock/AOR Journey.
 
Serão apresentadas todas as 10 músicas do 8º trabalho de estúdio da banda: Frontiers, lançado em 1983. Neste disco, o Journey tinha sua formação clássica: Steve Perry (vocal), Neal Schon (guitarra/backing vocal), Steve Smith (bateria/percussão), Ross Valory (baixo/vocal) e Jonathan Cain (teclado/guitarra rítmica/backing vocal).
Postado por Pauta Aberta

HUMOR


Sorriso Pensante - Ivan Cabral

PEDRO AVELINO

A morte de um grande jornalista

Por João Felipe da Trindade
Aqui neste blog já postamos alguns artigos sobre o jornalista Pedro Avelino. Hoje, nós trazemos para cá a notícia do seu falecimento, em 20 de julho de 1923, que foi publicada em um jornal do Rio de Janeiro, onde ele atuava nessa época.

No jornal "Gazeta de Notícias", datado de sábado, 21 de julho de 1923, foi feito um artigo que tinha o seguinte título:
A morte do grande jornalista - Quem foi Pedro Avelino e o seu enterro ontem. Vamos ao artigo:

A hora adiantada em que recebemos a dolorosa comunicação do falecimento, anteontem do grande jornalista que foi Pedro Avelino, e a angústia de espaço em que lutamos, não nos permitiram dar na nossa edição passada uma notícia mais detalhada do nefasto acontecimento.
Fazemo-lo hoje, entretanto, rendendo ao morto ilustre a homenagem a que tem direito e que conquistou  a golpes de inteligência e de trabalho.
Pedro Avelino, que era uma organização perfeita de batalhador, nasceu em Angicos, no Rio Grande do Norte, a 19 de maio de 1861, filho do advogado provisionado Vicente Avelino e de Dona Ana Bezerra Avelino; começou a lutar pela vida muito cedo, como empregado no comércio em Pernambuco, onde residiu, de 1879 a 1884, época que regressou à capital do seu Estado. As tendências do seu espírito estavam, então, perfeitamente definidas, e o moço ardoroso, em 1891, entrava para a redação de "O Caixeiro". Desde essa data, a sua atividade mental foi prodigiosamente fecunda, empenhando-se em polêmicas de caráter político e social, através dos quais conquistou a indiscutível reputação de um dos maiores jornalista de Norte, tanto no Rio Grande do Norte, como em Pernambuco, onde dirigiu " O Pernambuco" e fundou posteriormente " A Pátria".
Vindo para o Rio de Janeiro em 1910, depois de ter dirigido, em Natal, com grande brilho, a "Gazeta do Comércio", fez parte do "Comércio do Brasil", de Alfredo Varella, e fundou o "Correio do Brasil". Aqui militou no jornalismo político, escrevendo no "O Paiz", no "A Imprensa", de Alcindo. na "A Epoca", "Correio do Norte", "A Tarde" e  "A Razão". Em 1911, foi nomeado prefeito do Acre ( Departamento de Juruá), cargo que exerceu até 1912. Em 1916, foi nomeado ajudante de Tesoureiro da Central do Brasil, cargo em cujas funções ainda se achava.

Casado, em 1886 (casou, na verdade, em 27 de outubro de 1885), com Dona Maria das Neves Alves Avelino, desse consórcio deixou cinco filhos: Georgino Avelino, diretor do "Rio Jornal", Vicente Avelino, funcionário consular; D. Maria Albertina Leite, esposa do engenheiro Leite Junior; D. Isolina Avelino Waldvogel, esposa do Sr. Luiz Waldvogel, e Camilo Avelino, nosso companheiro do "Rio Jornal".
O seu enterramento realizou-se ontem as 4 horas da tarde, no cemitério São Francisco, saindo o féretro da rua Jockey Club, nº 261.
O nosso distinto colega Dr. Georgino Avelino diretor do "Rio Jornal", filho do querido jornalista desaparecido, tem recebido inúmeros telegramas, cartões e visitas pessoais de pêsame as quais juntamos os nossos.
Postado por Hipotenusa