sábado, 15 de junho de 2013

MORREU O PAI DE "RANCHINHO DE PAIA"

George, Edgard Montenegro e Chico Elion
O deputado estadual George Soares (PR) registrou nesta sexta-feira (14), na Assembleia Legislativa do RN, Moção de Pesar pelo falecimento do músico, compositor e poeta assuense Francisco Elion Caldas Nobre, “Chico Elion”.

“Recebi com profundo pesar a lamentável notícia do falecimento de Chico Elion”, destacou o parlamentar.

O músico e compositor, primo do também poeta assuense Renato Caldas, foi autor de diversos sucessos, entre eles Ranchinho de Paia, cantado igualmente pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

“Este poeta não deixará uma lacuna somente em Assú, sua terra natal, mas também em todo o Estado. Chico de Elion nos deixa uma vasta obra, que através dela podemos relembrar seus sucessos”, disse George Soares.

terça-feira, 11 de junho de 2013

COPIANDO


A postagem abaixo é extraída do blog De Olho no Assú e revela que o advento da informática, que popularizou o uso do Crtl C + Crtl V, também acabou – vejam só – por servir de “inspiração” à administração municipal assuense para este tipo de expediente.

O episódio expõe a anêmica atuação do governo local que, para variar, se salva “copiando” iniciativas dos outros.

Que o leitor faça seu próprio julgamento após a leitura a seguir: 

Depois de ser reeleger na cidade do Assú para mais um mandato de quatro anos, o prefeito Ivan Junior tenta manter o ritmo de obras e ações pelo Assú e não esta conseguindo. A cidade literalmente parou. Obras paralisadas nos quatro cantos da cidade, seja zona urbana ou rural.

Obras anunciadas antes da eleição do ano passado, portanto há quase um ano, estão paradas. Como uma adutora para trazer água de boa qualidade para as comunidades rurais da Mutamba e Nova Esperança não foi concluída. Um parque de exposição de animais vivos, também iniciado antes da eleição, e várias praças nos bairros da cidade engrossam a lista de varias obras paradas.

Mas para não perder o ritmo de ações e anúncios de obras, o prefeito partiu para a estratégia de copiar e anunciar obras e ações que o deputado estadual de Assú, George Soares, seu adversário, esta fazendo pelo Assú. Como por exemplo, uma emenda do parlamentar de R$ 70 mil para compra de duas viaturas para o Batalhão de Assú que serão estregues essa semana, o prefeito fala no rádio que ele está patrocinando esses benefícios. E por ai vai.

Desse jeito ate eu quero ser prefeito de Assú. Tomando obras dos outros.
Postado por Lúcio Flávio

ÁGUA EM ABUNDÂNCIA


Eugênio Fonseca Pimentel
O município do Assu que possui 100% do seu território inserido geograficamente no chamado Polígono das Secas, é uma região privilegiado no que concerne à disponibilidade de recursos hídricos e condições geomorfológica e hidrogeológica favoráveis ao incremento e aproveitamento deste importante recurso natural.

A Bacia Potiguar que recobre quase a metade dos 53.306,8 Km2 de superfície do estado do RN, cerca de 40%, encerra em seu domínio, além de importantes jazidas de Petróleo, Gás Natural, Água Mineral, Calcário, Argila, Sal Marinho, Diatomita e Gipsita, um expressivo volume d’água subterrânea, que pode ser explotada através de poços tubulares, profundos ou não, o que irá depender do tipo de rocha aflorante e das condições hidrogeológica reinante na região.

O município do Assu com 1.269,24 Km2 equivalente a 2,3% da superfície estadual possui cerca de 75 % de rochas geologicamente de natureza sedimentar pertencente ao Grupo Apodi (Bacia Potiguar) constituída pela Formação Açu e Formação Jandaira que afloram na sua porção central e norte respectivamente. O restante de rochas é de natureza ígnea que formam o chamado embasamento cristalino que aflora ao sul.

O município do Assu possui 95% de seu território inserido na bacia hidrográfica Piranhas - Açu e o restante inserida na bacia hidrográfica Apodi-Mossoró. Sendo o mais rico município do estado do ponto de vista de recursos hídricos tanto subterrâneos quanto superficial do RN. A barragem do Açu com 2.4 bilhões de metros cúbicos, o açude publico do Mendubim com 76 346 000 de m3, a lagoa do Piató com cerca de 96 000 000 de m3 e outros açudes e lagoas menores, ademais o rio Açu perenizado artificialmente além de um sistema de adutoras atravessando suas terras de leste ao oeste o que faz com que se tenha auto sustentabilidade, segurança hídrica e se exporte apreciável volume de água para outros municípios do estado mais carente de água potável.

A comunidade de Trapiá e adjacência, porção territorial do Assu situada no extremo noroeste do município, assentada sobre rochas calcarias que em seu domínio hidrogeólogico, encerra água salobra, antigamente era a região mais critica no que diz respeito à falta de água potável sendo naquela época abastecida constantemente por carros pipas. Teve o problema solucionado por acaso com ajuda do bom Deus provedor. Na prospecção de petróleo na região o que a Petrobras encontrou foi uma apreciável quantidade de água de excelente qualidade em um poço tubular profundo de 699 metros que atravessou a camada de calcário e se atingiu o arenito da Formação Açu subjacente conhecido regionalmente pelo seu grande potencial hídrico. A Petrobras cedeu tal poço com uma vazão de cerca de 80 mil litros/hora a comunidade. Com uma construção de uma caixa d’água suspensa e um mini sistema adutor acabou de vez por todas com gastos pelo governo com alugação de carros pipas nesta árida região do Brasil.

Todavia apesar da expressiva quantidade de água de boa qualidade no seu subsolo algumas comunidades rurais ainda carecem de água potável. Tal fato é devido ao meu juízo a decisão não bem pensada pela de se perfurar poços rasos, de baixa vazão que não chegaram a atravessar o pacote de rocha sedimentar de rocha calcaria carente de água de boa qualidade e imprópria para consumo humano. Cito como exemplo a comunidade rural do Simão e Carne Gorda onde já existem mais de quatro poços tubulares rasos construídos por órgãos governamentais que não resolveu em nada a problemática da falta de água potável para aquela região, onde inclusive já existe caixa d’água suspensa em cada comunidade supracitada. A solução para esse problema é simples. Se quiser água potável em grande quantidade se devem perfurar poços com profundidade superior a 200 metros tal como optou a comunidade de Palheiros I, onde a CPRM fez de cerca de 280 metros e esta resolvendo definitivamente a falta do precioso liquido que ocorria por lá. Outra solução é opção para amenizar a situação é a utilização de dessalinizadores aproveitando a água de má qualidade dos poços rasos já existentes na região como existe nas Comunidades de Bangüê, Panon I, Simão entre outras mais três comunidades rurais. A utilização de dessalinizadores é uma opção relativamente boa, todavia proporciona muito pouca vazão em relação a poços profundos em rochas calcarias. Sua manutenção que deve ser feita por técnicos especializados é outro pequeno problema para a região carente de água de boa qualidade enfrenta.

Por fim é importante esclarecer que a região rica em água é ainda carente em poços bons e sistema de captação e distribuição de água potável. Como diretor do Departamento de Recurso Hídrico defende o que eu chamo de PPPPP que é um Programa Permanente de Perfuração de Poços Profundos nas comunidades e assentamentos rurais, com profundidade superior a 200 metros na região calcária que aliado a construção de cisternas de placas com capacidade armazenagem de 16.000 litros de água de chuva, supre as necessidades básicas de uma família de quatro pessoas. Na atualidade só existe pouco mais de 250 unidades de cisternas de placas no município. Com se possa se acabar em cerca de 99 % a dependência de carros pipas para o abastecimento das comunidades rurais. Para este fim basta apenas o ministério da Integração equipar a prefeitura municipal do Assu ou o DNOCS com perfuratriz como outrora funcionava e cumpria o seu importante papel de combater os efeitos negativos das secas, ou utilizar as perfuratrizes da SEMARH e FUNASA que muitas vezes ficam ociosas, paradas segundo alguns técnicos destes próprios órgãos na qual tive oportunidade de discutir sobre o tema, quando estiveram aqui em nossa região. Com a construção de cisternas de placas, pois em Assu chove em media anual em torno de 600 a 800 mm e com esse volume de chuva todo ano pode se encher, aliado a perfuração de poços iria melhorar consideravelmente a qualidade de vida da população no campo e se evitar o êxodo rural. 

No município do Assu com população superior a 55.000 habitantes, há excedente de recurso hídricos superficiais e subterrâneos e subutilização deste recurso. O Departamento de Agricultura na pessoa de Eugênio Fonseca Pimentel sonha em atender os anseios e expectativa da população rural que é a garantia alimentar e o suprimento de água de boa qualidade para esta região sujeita as agruras do clima adverso. O Programa do governo federal Bolsa Família já funciona como uma segurança alimentar para este povo pobre e sofrido sendo que a ocorrência de uma seca já não assusta tanto como em épocas passadas. A segurança hídrica pode ser alcançada em breve espaço de tempo com a reconstrução de açudes arrombados pelas enchentes, construção de barragens subterrâneas na porção sul onde aflora o embasamento cristalino, construção de poços profundos, pequenas adutoras de pequeno diâmetro e cisternas de placas como também defende a ASA e a Caritas brasileira no excelente Programa Um milhão de Cisterna no Semi-árido do Brasil. Com ajuda de DEUS vou Conseguir terminar o projeto ADEUS CARROS PIPAS. É ANORMAL E IMORAL ASSU RN DEPENDER DE CARROS PIPAS TENDO A MEGA BARRAGEM, AÇUDE DO MENDUBIM E ÁGUA NO AQUÍFERO AÇU ABUNDANTE

OBRAS EM ANDAMENTO E CONCLUÍDAS:

Foi concluído com sucesso o poço profundo de 200 metros na comunidade de de Simão faltando a construção de mini adutoras (concluída). Simão nas brenhas do sertão potiguar hoje tem água encanada em todas as casas. Tem um dessalinizador antigo de quatro membranas importada que deve ser substituído por um moderno de apenas uma membrana. O Brasil fabrica dessalinizadores porem as membranas são importadas dos EUA ou de Israel. Meu projeto era para cerca de 250 metros mas só existiu recurso para 200 metros. Desejo fazer o mesmo em Talhado comunidade rural vizinha a Simão.

Está em construção um poço no assentamento rural Novos Pingos na qual através de adutoras irá suprir a necessidade da região da Baixa dos Galegos (concluído).

Foi concluído pela perfuratriz da FUNASA o poço na comunidade rural de Palheiro IV faltando a instalação de bomba elétrica e sistema de mini adutoras de pequeno tal como será construída em Simão. Obra em construção pela FUNASA.

Em processo de licitação obras de perfuração de poços e instalação de bombas elétricas nas comunidades rurais de Baixa de São Francisco, Bonita, São Vicente/Cangalha, Palheiro II e Canto do Umari (Canto do Umari foi concluído).

OBRAS PLEITEADAS

1- Reconstrução dos açudes arrombados de Samba Quixaba e Açude de Bem Bem entre outros.

2- Construção de Barragens subterrâneas aliadas a construção de poços amazonas ou cacimbões na porção sul aonde aflora rochas do embasamento cristalino. 

3- Perfuração de poços profundos nas seguintes localidades: região da Caatinga borda sul da Bacia Potiguar. Poços profundos na região calcária nas localidades de Cangalha (concluído há pouco tempo), Três Bocas/Lagoa da Bezerra, Catingueira, Janduis, Talhado, Palheiro II de Dentro, Lagoa do Chiqueiro, Baixa dos Adelinos, e Coronel João Carlos. Para a obtenção de água de boa qualidade é sugerido pelo geólogo da prefeitura que estes poços tenham uma profundidade igual ou superior a 250 metros na qual atravessará a camada de calcário e se atingira o aquífero Açu.

4- Apressar as obras do Projeto Mendubim com a possibilidade da recarga de água da lagoa do Piató seja feita pela sua porção norte.

5- Perenização da lagoa do Piató e do rio Panon.

6- Aprofundamentos de lagoas rasas e temporária como a do Poré, Panon e da Mutamba para criação de peixes em tanques redes ou de modo convencional.

7- Obtenção de 10 dessalinizadores a ser implantado especialmente na região calcária do município.

8- Construção de um maior número de cisternas de placas.

9- Contrução de uma mini adutora ligando Bom Lugar II a Divisão. Bom Lugar II tem uma caixa d'água suspensa aonde tem água em torneiras em todas as casas provinda de um poço perfurado pelo INCRA. A mini adutora foi construda pela própria comunidade tal como ocorreu em Palheiro IV ao sul da BR-304 que escavaram o solo e colocaram tubulação de pequeno diâmetro. Com a retro escadeira o trabalho é mais fácil e rápido. Para se chegar a comunidade de Divisão só basta continuar a mini adutora rumo ao sul até o limite territorial do município do Assu RN. Ora, se a água sobe para caixa de cerca de oito metros a bomba elétrica tem força para empurrar água encanada de boa qualidade mais além como pretendo no meu projeto

10 Recentemente a Petrobrás cedeu um poço perfurado em Janduis. Vamos fazer uma mini adutora deste poço para as comunidades rurais de Janduis e Nova Trapiá.

É FÁCIL FAZER BASTA CONHECER E EU CONHEÇO MEU PEDAÇO DE CHÃO NATAL ONDE NASCI.

Venham conferir.

Postado por ana valquiria

EM TEMPO:
Quero parabenizar o Eugênio Pimentel. Sei da sua luta para aposentar o carro pipa no município do Assu. Certamente se a Prefeitura desse a atenção e apoio que ele merece este sonho já teria sido realizado, beneficiando milhares de pessoas e animais no sertão dos verdes carnaubais. Afinal, água temos em abundância: O equivalente a  cerca de 374 barragens "Armando Ribeiro" estão sob nossos pés. Faltam investimentos para usufruirmos desta riqueza natural. 
Continue firme grande geólogo e pesquisador Eugênio!
Um forte abraço,

Ivan Pinheiro.

FILME

 
 
 
O filme Jesuíno Brilhante – O Cangaceiro, gravado em 1972, em Assu e na região onde teve a participação de diversas pessoas de nossa cidade como atores e figurantes.
O filme de longa metragem conta à história do cangaceiro que se tornou defensor dos pobres. No roteiro, Jesuíno aparece mostrando agilidade nas vaquejadas da região e, por influência do primo Botelho, começa a seguir ideais abolicionistas.

Botelho passa a ganhar popularidade e é morto pela família Limão. Jesuíno mata o assassino do primo e torna-se foragido da Justiça. Os Limões invadem a fazenda dos Brilhantes e Jesuíno retorna para defender sua família. Na batalha, mata dois irmãos da família Limão e sua fama de justiceiro se espalha.

Para evitar mais violência entre sua família, Jesuíno forma um grupo e se afasta da fazenda. Em suas andanças, vê o sofrimento dos potiguares vítimas da seca de 1877. A partir daí, passa a atacar os comboios de suprimento do Governo para dar de comer aos pobres.

No filme, aparecem ainda batalhas bem sucedidas de Jesuíno, até que em dezembro de 1879, na região das Águas do Riacho de Porcos, em Brejo do Cruz (PB), o cangaceiro é atingido e morre no lugar chamado “Palha”, onde foi sepultado.

A produção cinematográfica sobre Jesuíno Brilhante envolveu 46 atores e mais de cem figurantes. A cidade do Assu se movimentou com a chegada de vários artistas do cinema nacional para produzir o filme “Jesuíno Brilhante o Cangaceiro”, muitos deles já conhecidos e famosos nacionalmente como Rodolfo Arena, Vanja Orico, Néri Vitor, Waldir Onofre e Milton Vilar

O filme foi produzido pelo cineasta potiguar filho de Ipanguaçu, membro da família Cosme, conhecido no meio artístico como William Cobbett (Cobbett traduzido quer dizer Cosme).

As filmagens ocorreram em Assu (principalmente), Ipanguaçu, Mossoró, Tibau, Patu e Natal. Contou com a participação de artistas de Assu e Ipanguaçu como: Dr. Francisco Evaristo de Oliveira Sales (Dr. Sales), Pedro Cícero de Oliveira, Maria Zélia Amorim, José Caldas Soares Filgueira (Dedé Caldas), Raimundo Márcio Borges de Sá Leitão (Itinho de Durval – o matador de Jesuíno), Anteor Barreto, José Roberto Marcolino (Dedé de Aia), Monte Lacerda, Fernando Montenegro, Selma Sales, Venâncio Araújo, entre outros.

 
EM TEMPO:
 
Estas fotos foram postadas no face de José Valdi. Onde surgiram os seguintes comentários:      

Filme "Jesuíno Brilhante, O Cangaceiro"

José Valdi - Varias pessoas da sociedade assuense deram a sua colaboração como figurantes tais como Pedro Cícero de Oliveira, José Soares Filgueira Filho (Dedé Caldas), Zélia Amorim, Francisco Evaristo de Oliveira Sales (dr. Sales) que foi médico em Assu durante décadas, José Marcolino de Vasconcelos (Dedé de Aiá), Raimundo Márcio Borges de Sá Leitão (Itinho de Durval), Monte Lacerda, Fernando Montenegro, entre outros.

  • Halamid ROgério Oi meu caro Zé Valdi, quem dirigiu e produziu este filme,...tinha uma mulher casada com o produtor???..Foi esse que teve algumas cenas gravasas qui na antiga cadeia hoje Museu Lauro????
  • Venancio Araujo Inclusive eu, também contribuí como figurante!!!! Foi uma experiência inesquecível. Anos mais tarde, morando no Rio, fui visitar o diretor e produtor William Cobbet....
  • Wilton Saraiva Saraiva William Cobbett, cineasta potiguar, nascido na nossa vizinha Ipanguassú, era um dos representatntes do cinema novo.
  • Ivan Pinheiro Pinheiro Bezerra 1ª foto em frente aos correios; 2ª em frente a Oficina de João Dantas na Rua Aureliano Lôpo; 3ª provavelmente no fórum (ao lado do cinema) e essa última tomada foi em frente a Matriz e/ou Casa Paroquial. Tempo de agitação em Assu. Valeu Valdi. Tenho o CD com o filme. É bom rever.
  • José Valdi Ivan Pinheiro Pinheiro Bezerra, tem uma história interessante da época dessa filmagem, sobre Zé do bar. Era do conhecimento de todos que Zé do bar era muito rígido em relação ao comportamento dentro do seu bar, sobretudo na sala das sinucas. Lembro que ele não admitia ninguem entrar sem camisa, só que os atores e atrizes do filme, começaram a frequentar muito o seu bar. E por causa do calor que fazia na cidade, eles tiravam as camisas e seu Zé não dizia nada, claro, eles gastavam uma boa grana no bar. Daí foi liberado geral e a gente passou a fazer isso tambem, depois das filmagens tudo voltou como antes.
  • Ivan Pinheiro Pinheiro Bezerra Interessante... Ele era de dizer: - "Vou já perder a clientela para Lourival". Não há regra sem exceção! kkkkkkk.

AÇÃO PARLAMENTAR

EM PLENÁRIO GEORGE SOARES REGISTRA A SANÇÃO DA LEI QUE RECONHECE O SÃO JOÃO DE ASSU COMO PATRIMÔNIO DO ESTADO
 
Na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 11, o Deputado George Soares (PR) registrou em Plenário a Sansão da Lei 9.723, que reconhece a Festa de São João Batista do município de Assu como patrimônio cultural, imaterial e histórico do Rio Grande do Norte. 
A Lei de autoria do Republicano foi sancionada pelo Governo do Estado no último dia 07 de junho. “Quero agradecer a Governadora Rosalba Ciarlini, por ter entendido que o São João do Assu é uma festa tradicional e que já faz parte da cultura dos assuenses e de todos os potiguares”, disse.
O Parlamentar registrou ainda que a festa de São João do Assu é uma festa de fé, e agradeceu o comprometimento de Padre Flávio na realização do evento. “Nosso São João é um dos mais antigos do mundo, são quase 300 anos de festa. Quero registrar o empenho do Padre Flávio na realização do evento, principalmente na programação religiosa”.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

segunda-feira, 10 de junho de 2013

EVENTO CULTURAL

No próximo dia 13, na galeria de Arte Newton Navarro, haverá solenidade de lançamento da Revista PREÁ nº 26; lançamento do livro Três Fazendas de Afrânio Pires; Abertura da Exposição Vida e Obra de Elino Julião e o Lançamento do edital do III Salão de Arte Popular Chico Santeiro

Na oportunidade o Foto RN promove palestra sobre fotografia de cinema com Paula Georgia e Buca Dantas no TCP.

"A voz é o mais importante meio de comunicação para o ser humano"
Está com problema de fala, audição ou voz? Consulte a fonoaudióloga
SUZANE CRISTINA DANTAS PEREIRA
Clinica Oitava Rosado, s/n, Bairro Dom Eliseu - Assu

ENERGIA SOLAR


O Estado do RN vai receber uma das maiores usinas fotovoltaicas do Brasil numa parceria da Petrobras com a SunEdison, empresa líder mundial de energia solar.

A usina fotovoltaica é uma parceria da SunEdison com a Petrobras terá capacidade instalada de 1,1 MW e será construída em Alto do Rodrigues. 

O terreno fica próximo ao imóvel onde está a Usina Termelétrica do Vale do Açu (Termoaçu).

A energia gerada será destinada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

A expectativa é de que esta usina gere 1,65 GWh por ano, evitando a emissão de 380 toneladas de carbono, que é a base da geração do gás natural. 

As obras da usina estão previstas para iniciar no final deste ano e vão empregar cerca 50 pessoas nos trabalhos de construção da usina. 

Serão 3.672 módulos solares fotovoltaicos multi-cristalinos Silvantis de 290 watts serão instalados com orientadores solares A90 projetados pela SunEdison.
Postado por Pauta Aberta

domingo, 9 de junho de 2013

SÃO JOÃO DO ASSU


O evento sociocultural , realizado pelo segundo ano, a Pedalada de São João aconteceu nesta manhã de domingo. Segundo informações extra-oficiais foram mais de 400 bicicletas que acompanhavam a imagem do Padroeiro de nossa cidade.

Foi um percurso imenso por diversas ruas e avenidas da cidade. A cada escola havia uma pausa para uma breve celebração. De parabéns Padre Flávio e toda a comissão organizadora pelas inserções de atividades na festa que mobilizam a comunidade católica.
FOTOS: Endson Esron Andrade



CAUSO

Direitos iguais
J
OÃO CARLOS conta que Ilcon de Sá Leitão se sentiu mau na AABB e foi para o hospital. Na hora da consulta, Ilcon disse ao médico que Dra. Eloísa era sua sobrinha. O médico pediu à assistente social para chamá-la.
Enquanto Ilcon aguardava a sobrinha, o médico atendeu a um senhor de idade e no final da consulta deu o seguinte conselho ao velhinho:

- Vamos deixar de fumar, faça a dieta que passei direitinho... Caso contrário, só lhe dou uns sessenta dias de vida.
       
Quando Dra. Eloísa chegou, o médico conversou bastante e descobriu que Ilcon fumava cinco maços de cigarros por dia e a gula era exagerada. Terminada a consulta o médico foi enfático:

- Olha seu Ilcon, tome cuidado: Deixe de fumar, faça esta dieta com rigor, senão, infelizmente, só lhe dou um mês de vida.

Ilcon, em tom lastimoso suplicou:

- Doutor, pelo amor de Deus, me dê pelo menos os sessenta dias que o senhor deu para aquele velhinho!
Fonte: Dez Contos & Cem Causos - Ivan Pinheiro

comentário:

  1. Ivan essa é boa:

    Lúcio Flávio, locutor da Princesa do Vale, gosta de música heavy metal . Numa noite das festas de São João estava a tocar a Banda Capim Cubano. Ao encontra-lo ele reclama da atração e eu digo, é realmente não é uma atração legal, talvez fosse melhor o Zezo. Ele olhou prá mim indignado e disse:- Assim você quer esculhambar...
Valeu pela interação Rosivaldo. Felicidades. Um abraço!

BREVE RELATO

ASSÚ – RIO GRANDE DO NORTE - BRASIL
O topônimo ASSÚ, originou-se da grande Aldeia ou taba, denominada Taba-Assú, existente na região em meados do século XVII, que significava em tupi-guarani Aldeia Grande. Povoada pelos índios Janduís os quais firmaram verdadeiros laços de amizade com os holandeses, transformando-se em ferrenhos inimigos dos portugueses. 

Os Janduís, comandados pelo rei Janduí, participaram ativamente, por mais de 10 anos, da Guerra dos Bárbaros ou Confederação dos Cariris considerado, até hoje, como o maior levante indígena do Brasil.

Desta guerra (1686 à 1696) participou o então Capitão-Mor da Capitania do Rio Grande Bernardo Vieira de Melo, o qual chegou guarnecido com o que se tinha de melhor em termos de força militar da Bahia, Pernambuco e o 'Terço dos Paulistas' com o intuito de expulsar os indígenas, conseguindo a custa de muito sangue, no dia 24 de abril de 1696, aldear todos os índios, criando o Presídio Nossa Senhora dos Prazeres.

A Lei Provincial de nº 124 de 16 de outubro de 1845, concedeu a Villa Nova da Princesa, foros de cidade com o nome de ASSÚ (com dois esses e acento agudo no U).

NOMES: 

Taba-Assú – Por volta de 1630 à 1686.

Arraial Santa Margarida – 06/02/1686 à 23/04/1696.

Arraial Nossa Senhora dos Prazeres - 24/04/1696 a 21/07/1776.

Villa Nova da Princesa – 22/07/1776 a 15/10/1845.

ASSÚ – 16/10/1845 até os dias atuais.

PSEUDÔNIMOS: Terra dos Poetas / Atenas Norte-Rio-Grandense / Terra dos Verdes Carnaubais / Capital Nacional dos Baobás / Capital do Vale.

Adjetivo Pátrio - Assuense.

Clima – Quente.

Temperatura - 30ºC (média).

Área - 1.269,235 km².

População - 54.031 habitantes (IBGE – 2012).

COMENTÁRIO:
- O Rei Canindé, filho de Jandui, assinaria paz com os portugueses só em 1694. - Aucides Sales.

Obrigado pela contribuição Mestre Aucides Sales. Sabemos que: "No ano de 1694 Chegaram ordens do Rei, determinando a concessão de terras ao rei Canindé, conforme lhe fora prometido por ocasião do tratado de pazes firmado com o governo português, em 10 de abril de 1692. A Canindé foram concedidas umas terras no lugar denominado Jundiá-Pereba, atualmente o Jundiá de Cima, localizado entre as cidades de Goianinha e Santo Antonio, no Rio Grande do Norte. A concessão de tais terras verificou-se a 12 de fevereiro de 1695. Pouco tempo durou a permanência dos Canindés nas terras que lhes haviam sido doadas". (Medeiros Filho, 1984, 123). 

APELIDOS


Em Assu também tem apelidos interessantes, muitas vezes contraditórios:

> Pé de Anjo - Calça quase 50. 

> Confusão - Não tenho notícias que tenha brigado.

> Maneiro - Pesava mais de 100 quilos.

> Chico Branco - É moreno.

> Chica sem Calça - Ninguém nunca viu ela sem.

> Canarinho - Não canta nada.

> Alemão - Não sabe nem o rumo da Alemanha.

> Melado - Nunca bebeu

Acrescente o nosso acervo. Comente!

COMENTÁRIO:
- Confusão foi candidato a vereador em Ipanguaçu e seu slogan era: Não queremos briga, queremos confusão. - RQBEZERRA.
Verdade Rosivaldo. Confusão adotou este apelido sem problemas.

APELIDOS

O homem nordestino é acima de tudo um bravo. Sobrepujando todas as dificuldades sempre encontra um tempinho para deixar a marca inconfundível do seu jeito de ser. Qualquer amigo de bar, vizinho, colega de trabalho ou de escola está sujeito a pegar um apelido e muitas vezes morre e não se livra dele. Vão aí alguns apelidos sertanejos, com seus devidos significados:

Ø Cara de Cachimbo Cru – Individuo de feição grosseira.

Ø Olho de Vaca Laçada – Sujeito que costuma andar de vista baixa.

Ø Venta de Telha Emborcada – Pessoa que tem narinas dilatadas.

Ø Pé de Papagaio – Cidadão que tem o pé aleijado.

Ø Cabeça de Bater Sola – Individuo que tem a cabeça achatada.

Ø Boca de Biquara – Mulher de lábio muito pintados.

Ø Bunda de Tanajura – Mulher de ancas roliças.

Ø Cara de Milagre – Sujeito muito feio.

Ø Arroz Doce de Pagode – Pessoa que não perde festa.

Ø Carrapeta doida – Cidadão que anda irrequieto, as pressas.

Ø Cururu de Goteira – Individuo corpulento.

Ø Maracujá de Gaveta – Sujeito que tem a pele enrugada.

Ø Desertor de Cemitério – Pessoa que tem aspecto cadavérico.

Ø Papangu de Quaresma – Cidadão Abestado, mas metido a sabido.

Ø Boca de Moela – Individuo que tem a boca desdentada.

Ø Barriga de Soro Azedo – Menino barrigudo.

Ø Cabelo de Fundo de Mocó – Sujeito que tem cabelos ruivos e castanhos.

Ø Cara de bolacha preta – Cidadão que tem cara larga.

Ø Carnegão – Pessoa magra, alta e vermelha.

Ø Pau de Enrolar Tripa – Cidadão muito alto e magro.

Ø Orelha de Abanar Fogo - Individuo que tem orelhas côncavas.

Ø Venta de Tucano – Sujeito narigudo.

Ø Calunga de Botica – Mulher muito enfeitada e pedante.

Ø Venta de Bezerro Novo – Pessoa que tem nariz achatado.

Quem desejar pode enviar comentários com outros apelidos que serão divulgados.
Fonte: No Tempo de Lampião - Leonardo Mota. MEC – 1976.