sexta-feira, 10 de maio de 2013

CAUSO

MACACO PREVENIDO
Zé de Lídia, do Assu, era dono de uma mercearia à beira da estrada. Certo dia, um moço foi chegando e pediu-lhe uma carteira de cigarro. Zé de Lídia perguntou se o troco podia ser de confeito, no que o rapaz aceitou. Vendo que, de lado, estava um macaquinho de estimação do Zé, o freguês ofereceu uma bala ao animal. O detalhe é que ao receber o doce e tirar o invólucro, pegou o mesmo e passou no ânus. 
- "Macaco seboso!" - disse o rapaz. -"O senhor viu o que ele fez?"
Zé de Lídia, com calma respondeu:
- "Moço, ele é muito prevenido, isso sim. Outro dia, deram a ele uma manga e o coitado comeu o caroço. resultado: passou um mês sem fazer 'aquele trabaio'. Agora, primeiro ele faz o teste pra vê se passa". 

Fonte: Valério Mesquita
Jornal Metropolitano

quinta-feira, 9 de maio de 2013

CINEMA DO ASSU



Uma equipe de engenharia da Petrobras, coordenada por Antônio Hemilton Pereira, esteve nesta quarta-feira em Assú para vistoriar a obra de restauração do Cine Teatro Pedro Amorim.

A visita foi acompanhada pelo Prefeito Ivan Junior, Secretário de Infraestrutura, Douglas Freire, Secretário adjunto de Cultura, Gilvan Lopes, Consultor de Engenharia e Projetos, Danilo Pereira e representantes da construtora HW Engenharia. Feita a vistoria a obra prossegue normalmente.

O novo Cine Teatro terá a fachada restaurada mantendo a arquitetura da época, o espaço interior passará de 98 cadeiras para 200, contará com palco, dois camarins, sala de concentração, sala de projeção, três banheiros – um deles adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais – completa climatização, decoração, iluminação e sonorização.

O Cine Teatro Pedro Amorim foi erguido em 1930 por Francisco Fernandes Martins, industrial que atuava no ramo do algodão. Porém, sua inauguração aconteceu apenas em 1935, com a proposta de ser um ambiente voltado para abrigar expressões artísticas locais e nacionais. A falta de eventos fez com que o Cine Teatro ficasse fechado por 10 anos.

Em 1945 o teatro abriu as portas mais uma vez ao público, a partir daquele ano passou a exibir filmes com frequência e a trazer atrações nacionais para a cidade.

Na década de 1980, o Cine Teatro encerrou suas atividades pela segunda vez, passando mais de 30 anos desativado, o prédio ficou quase em ruínas. Sua revitalização faz parte do projeto de resgate cultural da Prefeitura do Assú, que já implantou duas bibliotecas e no próximo mês de junho estará entregando o Cine Teatro restaurado à população.

No espaço reconstruído acontecerão projeções de filmes, apresentações culturais, peças teatrais, palestras, seminários, cursos e oficinas. Ações que já acontecem no município, mas que, até então, não dispõe de local adequado para suas realizações.

EM TEMPO: Parabéns a todos nós assuenses! No entanto, uma informação que deve ser dita para a população é que: nada disso estaria acontecendo se o então prefeito Ronaldo da Fonseca Soares não tivesse comprado o prédio do cinema (maio de 2001 - por R$. 55.000,00), aprovado a execução do projeto arquitetônico e dado entrada na Petrobrás para bancar a obra através da Lei de Incentivo a Cultura Câmara Cascudo do Governo do Estado. Demorou a tramitação... Então, a Deputada Fátima Bezerra conseguiu desenganchar o processo para esta bela restauração.
Omitir esta informação é mais um gesto de ingratidão da equipe da Prefeitura do Assu na tentativa de ludibriar, mais uma vez, a população assuense. Digo isto porque sou testemunha desta história. 
Ivan Pinheiro. 

HABITAÇÃO:


Pedro Cavalcante Albano
A habilitação de entidades privadas sem fins lucrativos, como entidades organizadoras, no âmbito dos programas de Habitação de Interesse Social foi divulgada pela Portaria nº 107, de 26 de fevereiro de 2013, do Ministério das Cidades, com nova redação do anexo III – Cronograma de Habilitação de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos – dada pela Portaria nº 169, de 15 de abril passado.
Do universo de 1.677 entidades cadastradas, 516 foram habilitadas segundo os níveis A, B, C e D, estabelecidos na Portaria nº 107/2013, e que representam a quantidade de pontos auferida pelas entidades após a verificação dos documentos relativos à regularidade institucional e qualificação de cada uma.
No âmbito do RN foram habilitadas sete organizações do gênero:
Instituto de Desenvolvimento Habitacional Canaã (IDEHAC), de Assú, com abrangência estadual;
Associação em Prol da Vida e da Família, de Angicos, com circunscrição municipal;
Associação Comunitária Miguel Arcanjo Bezerra, de Arês, municipal;
Associação dos Moradores do Vale do Catu, em Goianinha, municipal;
Instituto Brasileiro de Habitação de Interesse Social, de Natal, estadual;
Instituto Ciranda Social, também de Natal, estadual;
E, Apami, de Vera Cruz, com jurisdição estritamente municipal.
Detalhe: A entidade localizada em Assú (IDEHAC) tem como seu representante local o ex-vereador Pedro Cavalcante Albano.

Fonte: Pauta Aberta

AÇÃO PARLAMENTAR

EM PLENÁRIO GEORGE SOARES HOMENAGEIA ANIVERSARIANTES DO DIA

Homenageando os aniversariantes do dia o deputado George Soares (PR) registrou em plenário, moção de congratulação ao pároco da cidade do Assu e Vigário Geral da Diocese de Santa Luzia, Padre Flávio Melo, ao líder político, ex-vereador e empresário assuense Danúbio Medeiros e ao comunicador da Rádio Princesa do Vale, Jarbas Rocha.

Durante o registro o parlamentar destacou os serviços prestados por cada conterrâneo destacando sua ética profissional e caráter ilibado. “São amigos e conterrâneos de longas datas que se destacam pelos serviços prestados a cidade do Assu e região, seja na área religiosa, político-social ou de comunicação”.

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 8 de maio de 2013

COMPLICAÇÕES FAMILIARES...

Casei-me com uma viúva que do primeiro matrimônio possuía uma filha de quem meu pai gostou e recebeu em matrimônio. Papai tornou-se pois meu genro e minha enteada minha madrasta, pois casou-se com meu pai. 
Algum tempo depois minha senhora (a viúva) teve um filho que além de ser cunhado de meu pai era meu tio, por ser irmão de minha madrasta... A esposa de meu pai também foi mãe de um rapaz que era meu irmão e meu neto por ser filho de minha enteada. E a minha esposa era minha avó por ser mãe de minha madrasta.
... Ora, como eu era marido de minha mulher e ao mesmo tempo seu neto e como o marido da avó de uma pessoa é avô dessa pessoa eu passei a ser avô de mim mesmo!

(desconheço o autor).

TROVA

POBREZA

PObreza! Mísera peça:
Soluço, pranto, ruína.
Té a palavra começa
Por onde tudo termina.
        
               (Lolí - Assu). 

ÁRVORE SÍMBOLO DO VALE

A CARNAUBEIRA
Sobranceira, ereta, majestosa,
Vestindo a Várzea toda de esmeralda,
A carnaúba, qual virente fada,
Farfalha ao vento a coma auspiciosa.

Tudo ela dá, raiz prodigiosa,
Tronco lenhoso, palma flabelada,
Onde a cera se encontra agasalhada,
Aguardando uma sorte venturosa.

Princesa do sertão, és sentinela
Q'as flores do porvir cuidosa vela,
Quão dadivosa, quão gentil, és tu!

Brota, cresce, dá flor e frutifica,
E às novas gerações cientifica,
A grandeza sem par do velho ASSÚ.

                                         Sinhazinha Wanderley


CONHECENDO A CARNAUBEIRA

A carnaubeira é uma árvore da família das palmeiras, planta de grande beleza, tanto pelo porte como pela fronde. Com lato potencial paisagístico, esse vegetal confere uma aparência nobre ao cenário local, por causa de seu tamanho e por crescer em aglomerados uniformes.

O nome "carnaúba´´ vem da língua indígena tupi e significa literalmente "árvore que arranha". A resistência e longevidade da carnaúba sempre foi motivo de orgulho e satisfação para os moradores do sertão.

Sir Humboldt, famoso naturalista chamou-a de "árvore da vida". As mais altas carnaubeiras atingem 15 metros de altura. Sua copa é formada de leques, o tronco é parcialmente coberto por uma base de sulcos, em forma de hélices. Possui numerosas flores extremamente pequenas, frutos ovóides, com cerca de três centímetros de comprimento.

Intimamente adaptada ao seu habitat natural, a carnaúba é uma planta de grande longevidade (presume-se que chegue a até 200 anos), capaz de viver por longas estações secas sem qualquer inconveniência aparente.

Várias gerações de habitantes do sertão, desde os índios, usam o tronco da carnaúba para levantar suas casas. As folhas são utilizadas na concentração de esteiras, chapéus, cobertura de casas.

O mercado atendido, atualmente, pela produção da cera de carnaúba vem ao longo de dois séculos, ampliando suas aplicações na industrialização de diversos produtos, dentre os quais podemos destacar: Polidores (utilizados principalmente na fabricação de ceras para polimento de automóveis, assoalhos, sapatos, móveis); fundição (isoladores e moldes); acabamentos (couros para calçados e afins.

Também os cosméticos (cremes e batons); revestimentos (esmalte, cola, verniz, papel, bombons, goma de mascar e porcelanato); lubrificantes (graxas e óleos finos); escritórios (papel-carbono, escritas e tintas); limpeza (detergentes e aromatizantes); e ainda os medicinais (comprimidos). 

Com informação de Crisanto Teixeira – Jornalista do Diário do Nordeste.

REALIDADE VERGONHOSA


A Prefeitura do Assú realizou na última terça-feira (07), através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na Câmara de Vereadores, a sua 2ª Conferência Municipal de Educação.
Não se sabe se o tema Analfabetismo integrou o elenco de questões levadas à discussão plenária.
Se não tratou deste assunto, foi cometido um equívoco de grande proporção.
Isso porque o debate por sobre o analfabetismo em Assú precisa ser priorizado o mais rapidamente possível.
Aparentemente, este foco não existiu nestes praticamente quatro anos e meio da gestão que aí está.
Esta é a constatação a que se chega observando os números implacáveis da pesquisa sobre analfabetismo que compreendeu todo o Estado, realizada pela ONG Observatório da Educação do RN com base nos censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 1991, 2000 e 2010.
A distância entre o falar e o fazer é realmente quilométrica.
A planilha geral do levantamento põe o município do Assú, dentre os 167 municípios potiguares, na sofrível 71ª posição na Taxa de Analfabetismo do RN, com um indicador de decréscimo em 20 ou 10 anos (diferença relativa) de 45,4 pontos.
O universo sondado foi de pessoas na faixa etária de 15 a 80 anos e mais.
A situação de outras cidades do Vale do Açu é a seguinte:
Pendências, 16º lugar (53,5 pontos); Alto do Rodrigues, 22º lugar (51,7); Carnaubais, 32º lugar (50,3); Ipanguaçu, 96º lugar (42,9); Macau, 106º lugar (41,6); Jucurutu, 111º lugar (40,4); Porto do Mangue, 141º lugar (33,9); e, Itajá, 165º lugar (16,9).

Postado por Pauta Aberta

EM TEMPO: De acordo com informações da Tribuna do Norte / Gilmara Costa, as melhores taxas de analfabetismo no Rio Grande do Norte são, conforme dados da ONG Observatório da Educação do RN: Parnamirim:  7,6, Natal:  7,9, Mossoró: 12,9, São Gonçalo: 13,6, Areia Branca: 13,9, São José do Seridó: 14,4, Caicó: 14,7, Carnaúba dos Dantas:  15,0, Extremoz: 15,0 e Parelhas: 16,3.

Não é a toa que Parnamirim já conseguiu 3 prêmios do Selo UNICEF.

AÇÃO PARLAMENTAR

GEORGE SOARES SE MOSTRA INDIGNADO PELA AÇÃO JUDICIAL QUE QUER PARALISAR AS OBRAS DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO
O deputado estadual George Soares (PR) fez pronunciamento nesta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa, onde registrou sua indignação diante da ação popular movida pelo sociólogo Paulo Sérgio de Oliveira Araújo, que pede a suspensão das obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e a anulação do contrato firmado entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Consórcio Inframérica.
A notícia veiculada recentemente pelos blogs e jornais preocupou o parlamentar, pois o empreendimento representa um grande avanço socioeconômico para o município de São Gonçalo e para todo o Estado, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.
Ainda durante o seu pronunciamento George Soares classificou a ação como “descabida, imprópria, intencional e maldosa” e reforçou dizendo que é um atentado desproposital aos investimentos públicos e privados. “Desde o ano de 2007 a Infraero obteve a licença ambiental e está em dias com todas as compensações exigidas para a realização da obra. Quem entra com uma ação como está é contra o desenvolvimento do Estado”.
O parlamentar finalizou seu pronunciamento pedindo o apoio da Assembleia Legislativa e de toda a classe política para que uma das maiores obras do Estado do Rio Grande do Norte não seja paralisada. “Confiando na justiça não tenho dúvidas que essa ação não vai vingar e será julgada imprópria”, finalizou. 

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

08 DE MAIO

PARABÉNS PELO DIA DO ARTISTA PLÁSTICO

As artes plásticas são uma das formas de o homem eternizar sua singularidade e também de distinguir-se dos outros animais.
O artista plástico é, antes de tudo, um sensível. Uma pessoa que usa sua criatividade para expressar seu deslumbramento diante do mundo.
Deste espaço parabenizo aos amigo(a)s: Gilvan Lopes, Wagner Oliveira,Valderson Inácio (Barrinho), o casal Didiu e Cecília, Alcides Sales, Daniel Reis, Odete Tavares, Enilza Cobe Gouveia, Geruza Pimentel, Luiz Elson, entre tantos outro(a)s que atuam no ramo das artes plásticas em nosso Estado.
Obra de Gilvan Lopes - capa do livro Dez Contos & Cem Causos- Ivan Pinheiro (acervo pinacoteca de Ivan Pinheiro)

Obra de Gilvan Lopes
Obra de Wagner Oliveira (acervo Pinacoteca de Ivan Pinheiro)
Feira do Assu - Obra de Wagner Oliveira
Obras do casal Didiu e Cecília
Cecília pintando "Ponta Negra".
Obra de Geruza pimentel
Igreja do Assu - Obra de Enilza Cobe Gouveia
Obra de Odete Tavares

BOICOTE NA CÂMARA

  LEGISLATIVO: "Rebeldia" de vereadores em eleição pode gerar retaliação

Notícia ainda oficiosa que procede do Centro Administrativo Prefeito Edgard Borges Montenegro, da Prefeitura do Assú.
Expediente começou sob clima de apreensão e expectativa.
O burburinho circulante é quanto a possibilidade de revoada de apadrinhados dos vereadores que, deliberadamente, se ausentaram ontem (dia 07) da sessão da Câmara na qual observou-se a eleição antecipada da mesa diretora para o biênio 2015/2016.
Seria uma retaliação pelo fato de tais parlamentares-mirins terem boicotado a eleição que indicou a próxima direção do parlamento municipal.
A sessão, na qual foi eleita por aclamação a chapa encabeçada pelo agora presidente eleito do Legislativo, Breno Lopes (PP), primo do prefeito Ivan Júnior, da mesma agremiação, foi realizada na noite desta terça-feira.
Dois legisladores faltaram sob a justificativa de viagem: Arnóbio Júnior (PMDB) e Francisco Xavier (PP).
Os outros não compareceram a plenário por razões que ainda são desconhecidas, apesar dos comentários de que a ausência refletiu o descontentamento acerca de como o processo sucessório da Casa foi conduzido tempestivamente.
Os eventuais rebeldes foram os vereadores Francisco de Assis, “Tê”, e João Paulo (ambos do PMN); Wedson Nazareno e Manoel Ferreira, “Manoel Botinha”, os dois do PP.
 
Postado por Pauta Aberta.

terça-feira, 7 de maio de 2013

TALENTO JOVEM PERNAMBUCANO:




Áurea Cecília Santos de Lima, conhecida artisticamente como Áurea Sanlima, é música pernambucana. Com o CD intitulado Áurea Sanlima Canta Núbia Lafayette, recebeu "o troféu da Música de Pernambuco, pela Associação de Compositores e Intérpretes de Pernambuco (ACINPE), na categoria CD romântico. O título de melhor CD romântico de Pernambuco gravado em 2012." Prêmio recebido no Teatro Barreto Júnior, daquela capital pernambucana.

A assessoria daquela associação informa que a artista foi premiada "em meio a nomes da música como Cristina Amaral, Trepidantes, Quinteto Violado, Banda Camelô, Paulo Márcio, entre outros."

Sanlima depõe: "Decidi cantar Núbia em um barzinho onde tocava e agradei tanto que me pediram bis, então resolvi fazer a homenagem a esse ícone da música popular brasileira e fui surpreendida com esse reconhecimento maravilhoso."

Fonte: ACINPE

Em tempo: Estive alguns dias atrás no Arquivo Público Estadual, no Recife. Ao chegar na Biblioteca daquela instituição, muito bem recebido, fui surpreendido por ela, Áurea Sanlima, (que é professora a disposição daquele arquivo público), ao me indagar se eu conhecia ou se já tinha ouvido falar em Núbia Lafayette. Ai, me emocionei, em razão dela Núbia Lafaytte, que eu cheguei a conhecer ainda menino, no início da sua carreira, em 1964, ser minha conterrânea ou melhor dizendo: assuense de Carnaubais. 

Afinal, ouvir Áurea Sanlima cantando, é o mesmo que ouvir Núbia Lafayette!

Devolvi
O cordão e a medalha de ouro 
E tudo que ele me presenteou 
Devolvi suas cartas amorosas 
E as juras mentirosas 
Com que ele me enganou

Devolvi 
A aliança e também seu retrato 
Para não ver seu sorriso 
No silêncio 
Do meu quarto

Nada quis guardar como lembrança 
Pra não aumentar meu padecer 
Devolvi tudo 
Só não pude devolver 
A saudade cruciante 
Que amargura meu viver

Postado por: Fernando Caldas.

AÇÃO PARLAMENTAR

GEORGE SOARES LUTA PELA IMPLANTAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS NO VALE DO ASSU

O deputado George Soares (PR) esteve reunido na tarde desta terça-feira (7) com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado, Coronel Elizeu Dantas, para tratar do requerimento n° 485/13, que solicita a implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros para o Vale do Assu.
Durante a audiência o parlamentar ressaltou que a implantação da Unidade é fundamental, pois está não atenderá somente ao Vale do Assu, mas também a região Central e Oeste.  “São cerca de 160 mil habitantes que poderão contar com os serviços do Corpo de Bombeiros.
O comandante parabenizou a ação do republicano e informou que é possível a região receber uma unidade, para isso era necessário realizar um estudo de viabilidade e aumentar o efetivo de bombeiros para 60 homens, além do Poder Público Municipal ceder um terreno de 100x100 para abrigar a futura instalação.
“Vamos lutar por este pleito. O Vale do Assu abriga diversas empresas que manuseia materiais de alta combustão. Não é aceitável que o Vale e as regiões circunvizinhas continuem na dependência da Unidade de Mossoró. Precisamos também trabalhar a prevenção”, destacou.    
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares 

LIVRO

CONVITE

Brevemente será lançado o livro 'O Mundo Varzeano de Manoel Rodrigues de Melo'. O livro de autoria de Salete Queiroz da Cunha, com fotografias de João Vital Evangelista Souto será lançado em Natal, Macau, Assu e Pendências. 
O livro é uma realização da Fundação Felix Rodrigues de Pendências com o apoio do Governo do Estado, Petrobrás e Governo Federal.

HISTÓRIA


Em 26 de agosto de 1875 era dada a concessão, através da Lei nº 742, da Presidência da Província do Rio Grande do Norte, ao comerciante suiço Jonh Ulrich Graff, para a construção de uma estrada de ferro ligando Mossoró a Petrolina, na Bahia. Mas por falta de recursos, o projeto caducou. Graff chegou a criar uma empresa e oferecer cotas às pessoas de recursos, como se dizia naquela época, aqui residentes. Mas não conseguiu o suficiente para viabilizar o projeto. Entendia Graff que o progresso de Mossoró dependia da velocidade com que conseguisse importar e exportar os seus produtos. A tropa de burros, que até então transportava as mercadorias, já não era suficiente para atender a um mercado crescente como o de Mossoró, que naquela época era tida como empório comercial. Fazia-se mister a construção de uma ferrovia, que entre outros benefícios, baratearia os fretes e diminuiria o tempo de transporte. 

Quase quarenta anos depois o sonho de Urich Graf começava a se realizar. Outros passaram a ter o mesmo sonho, e como diz o ditado, “sonho que se sonha só é apenas sonho, mas sonho que se sonha unido é realidade”. E esse novo sonho se concretizou com a Companhia Estrada de Ferro de Mossoró S. A, que foi iniciada pela firma Sabóia de Albuquerque & Cia. em 31 de agosto de 1912. Em 19 de março de 1915, numa Sexta-feira, era inaugurada oficialmente o seu primeiro trecho, entre Porto Franco, em Areia Branca e Mossoró. Esse sonho era compartilhado por toda Mossoró por isso, quando a locomotiva “Alberto Maranhão” chegou à Estação, foi recebida com aplauso. Na plataforma do carro-chefe da composição, viajavam: João Tomé de Sabóia, Cel. Vicente Sabóia de Albuquerque, Farmacêutico Jerônimo Rosado, Camilo Filgueira, Rodolfo Fernandes, Cel. Bento Praxedes, Vicente Carlos de Sabóia Filho, além do mais velho habitante da cidade, o Sr. Quintiniano Fraga, que ostentava o pavilhão nacional. Aquele 19 de março foi realmente uma data muito importante para Mossoró. 

O trecho Porto Franco a Mossoró estava pronto e inaugurado, naquele 19 de março de 1915; mas era só o começo. A partir daquela data, estava aberta a luta pelo prolongamento da Estrada de Ferro, cujos trilhos levariam ainda outros longos 30 anos para fazerem ligação com a Rede Viação Cearense, na cidade de Souza, na Paraíba. 

O tempo que Mossoró levou para concluir a sua Estrada de Ferro foi muito longo e quando finalmente ficou pronta, os objetivos dos primeiros tempos já não poderiam mais serem alcançados. O caminhão já havia invadido as estradas, e com ele o trem não podia competir, nem em velocidade nem em tempo. 

Apesar de tudo, a ferrovia foi de muita utilidade para Mossoró, sendo, por longo tempo, o meio de transporte mais utilizado pela população, tanto para carga como para passageiros. 

Hoje, ninguém fala mais daquele 19 de março de 1915, que tanto orgulho deu ao povo de Mossoró. A Estrada de Ferro que fora inaugurada naquela data, já não existe mais. A estação de embarque, transformou-se em Estação das Artes; seus trilhos foram arrancados em grandes trechos, suas oficinas estão em ruínas e das locomotivas, que antes cortavam a cidade, não se tem mais notícias. A velha \"Maria Fumaça” desapareceu para sempre nas nuvens do esquecimento. Apenas alguns quadros, pendurados nas paredes do museu, lembram da data que pela primeira vez o progresso chegava a Mossoró. 

Postado por: GEMAIA
- 22 de Abril de 2013.

RESPOSTA DA CHARADA

2-2 - Quando o DIABO é ERUDITO é fácil ser DERRIBADO.

Resposta: DIABO = Demo (2 sílabas). ERUDITO = lido (2 sílabas). 
Portanto, Demo + Lido é o sinônimo de DERRIBADO.

Resposta: DEMOLIDO

Por exemplo: Foi o que ocorreu com o casarão de Dr. Pedro Amorim. Também conhecido como 'Casa de Dr. Edgard' - Assu.

Edgard Montenegro Recebendo o líder político Dinarte Mariz

segunda-feira, 6 de maio de 2013

DESCASO

Surreal: Casarões do centro de Assú relegados a ruína

Não existe tombamento para preservar o que restou... 
Aqui poderia ser um museu histórico!

Já escrevi sobre isso aqui mais de uma vez. Aos poucos, como num jogo de dama, em que as peças são “comidas”, os velhos casarões no centro de Assú vão tombando, desaparecendo, sem que se faça alguma coisa.

Quando menos se esperar, os velhos solares que representam toda uma paisagem arquitetônica, humana e sentimental de várias gerações, desaparecerão.

Mais vítimas do esquecimento do que a impregnada tessitura do tempo, deles, restará apenas às fotografias e as lamentações de quem reconhecem o valor desse patrimônio.

Sem tombamento, alguns antigos imóveis já foram vítimas da “eutanásia” para dá lugar a supermercados...

Em tempo: A reforma do Cine Teatro – uma obra digna que se arrasta a passos de tartarugas! 

Em tempo II: A Casa da Cultura, no sobrado da Baronesa, está conservado, mas sem cumprir o papel a que se propõe! 

Postado por Toni Martins

CAUSOS


Renato Caldas cheio de graça

Renato, de manhã cedinho estando na praça Getúlio Vargas, é surpreendido por certo cidadão embriagado, dizendo: - "Seu Renato. Eu sou macho, de família de gente braba do Piató (distrito do município assuense), que não abre pra homem nenhum! Diga aí uma pessoa da minha família ‘arrochada’, que o senhor conhece?" Renato sem nem pestanejar, respondeu: - "Sua mãe!”

Renato, ao chegar à cidade de Rio de Janeiro, logo procurou um hotel. O proprietário daquela hospedaria logo advertiu: - “Moço. O Senhor fique sabendo que aqui só tem um banheiro.” Renato pegou a chave e, logo que deixou sua bagagem no quarto saiu para comprar um pinico (aparelho usado em substituição ao vaso sanitário). No primeiro comércio que chegou, encontrou a mercadoria que desejava comprar, dizendo pro vendedor de tal modo: - "Eu quero Aquele pinico.” Apontando com o dedo indicador pro produto que se encontrava visível. -“O nome daquilo ali não é pinico, não! É nordestino!” Disse o vendedor: - “Pois eu quero, - disse Renato que, ao pagar e receber aquele objeto, soltou essa: - “Amigo. Hoje à noite eu vou encher este ‘nordestino’ de carioca!”.
Renato nos idos de trinta, numa certa viagem de trem que fizera, salvo engano, de Angicos, interior potiguar, com destino à cidade do Natal, fumava inveteradamente. Naquele transporte, sentado de frente para ele, Renato, certa jovem que se encontrava grávida, em dia de parir, se encontrava de pernas arreganhadas, no dizer popular. Se dirigiu a ele com a seguinte advertência:- "O senhor tá fumando muito. Dá pra apagar o cigarro! Não é por mim, não! É por conta desse inocente!" Disse aquela mulher alisando a barriga. Renato afagou agenitália e respondeu da mesma forma: - "A senhora dá pra fechar as pernas! Não é por mim, não! É por conta desse inocente!"
ILUSTRAÇÃO - MULHER BUCHUDA 
Escultura de Verônica Amorim da Silva.
Imburana, 25 cm de altura
Renato, na época da construção da Ponte Felipe Guerra, sobre o rio Piranhas ou Açu (ele trabalhou na construção daquela ponte construída pelo DNOCS). Pois bem, certa pessoa que morava a margem daquele rio, convidou Renato para o seu casamento. No instante das comemorações, dos comes e bebes, um dos convivas pediu a Renato para fazer uma saudação aos noivos. E Renato ao terminar a sua oração, saiu-se com essa: - “Tomara que o noivo não encontre um solo explorado!” Para risos dos circunstantes.
Sai prá lá, olho gordo! (Charge Alpino)
Postado por Fernando Caldas

MESTRADO


UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
CAMPUS AVANÇADO WALTER DE SÁ LEITÃO – CAWSL
DEPARTAMENTO DE LETRAS
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRAS – UNIDADE ASSU
INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS
(Língua Portuguesa – 1º ao 9º ano)
PERIODO DE INSCRIÇÕES (Somente on line): De 22 de abril a 20 de maio de 2013
Exame de seleção: 16 de junho de 2013

Vagas: 10 vagas para a unidade UERN/Assu
INFORMAÇÕES E FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:
No link Comperve/UFRN:http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/201301/informacoes.php
Edital: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/201301/edital.php
Programa de estudos: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/201301/programas.php

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
1. Ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação em Português, devidamente registrado no Ministério da Educação;
2. Ser professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores;
3. Estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

Atenciosamente,
Profª. Cássia de F. M. dos Santos - kssiamatos@gmail.com
Coordenadora do ProfLetras/UERN – Unidade Assu

BOM SENSO


Por estes dias aconteceu algo de inusitado na cidade de Jirobe. Num é que um dos diretores da Cerval - Cooperativa que atua no setor de laticínios - resolveu questionar a suspensão do pró labore de todos os sócio diretores (suspensão aprovada pela maioria da diretoria), e ainda achando pouco, resolveu que estava na hora de substituir o presidente da cooperativa, como se este fosse 'um menino levado que precisa ser castigado'.

Geeennnte, né brinquedo não!!! Apesar de estarmos em pleno seculo XXI ainda encontramos pessoas que acreditam estar acima do bem e do mal e que, portanto, não podem ter seus interesses contrariados. Saannguuueende...!!!

Sabidamente, a Cerval é uma cooperativa que possui patrimônio solido e que tem uma diretoria eleita em assembleia (portanto, democraticamente) e que a administra com acuidade.

Sabidamente 'também se sabe' que há alguns meses ficou decidido (também democraticamente) que a Cerval iria suspender seus trabalhos em virtude da escassez de matéria prima (LEITE) para a feitura de seus produtos e que para manter o patrimônio físico e humano da cooperativa inabalável, demitiria-se os funcionários (manteria o minimo necessário) e suspenderia o pagamento do pro labore dos sócios diretores. Maas um dos diretores não concordou de perder seu rico salarinho e resolveu sugerir nomes para substituir o atual presidente (engraçado que ele não sugeriu o nome dele).

Será que esse sócio-diretor queria que a Cerval continuasse a funcionar, entrasse no vermelho, tivesse que desfazer de seu patrimônio, atrasasse salario de funcionários... apenas para que ele não ficasse sem receber sua mesada. Será?

Cá prá nós, pro labore não é salario e seu valor 'vareia'. Sem leite, sem produção, como que diabos se paga pro labore fixo? Ah tá, mudando a presidência da Cerval se encontrará leite e daí... se paga pro labore. Beeemmm... será que em marte tem algum estoque de leite e o sócio-diretor já encontrou um meio de traze-lo, mas só contará o segredo a um presidente novo? Huuum...

- Vamos concordar, a seca dizimou parte do nosso rebanho bovino e a decisão da Cerval (maioria de sua diretoria) foi pra lá de razoável: manter o patrimônio físico da cooperativa (em segurança), respeitar seus trabalhadores e cumprir os compromissos com seus fornecedores.

Aaahhh, cá prá nós de novo, esta tentativa esdruxula de puxar o tapete de Lourinaldo Soares (presidente da Cerval) mas parece tentativa de mudar pauta de discussão quando esta não está no agrado de alguém ou está prestes a desagradar outros alguens, né mesmo?

Postado por ana valquiria

domingo, 5 de maio de 2013

DESCASO

Por Eliana Lima - Tribuna do Norte

Triste fim de uma história que deveria se perpetuar

Mesmo reconhecido como valor histórico pela Fundação José Augusto, o patrimônio histórico-arquitetônico do município de Assu vem sendo destruído, sem a devida intervenção do poder público.

A situação de deterioração piora com a leniência do prefeito da cidade, Ivan Júnior (PP).

E pensar que Assu, por seu rico acervo de edificações representativas, já foi considerada em outrora a ‘metrópole do sertão potiguar’.

Entre os séculos XVII a XIX, foi uma das cidades mais desenvolvidas do Estado, servindo como ponto de apoio para o comércio entre Paraíba e Ceará.

No circuito da Praça São João Batista , concentra-se o quadrado que delimita o século passado, com a Igreja e seu casario.

Mas muitos dos casarios estão sendo dilapidados e fachadas mutiladas para dar vez a pontos comerciais.

Se o prefeito Ivan Jr. não toma providência, pode-se dizer que é conivente com a dilapidação do patrimônio histórico-arquitetônico do município, inclusive por não realizar, também, a devida manutenção.

Pecam também a Fundação José Augusto, os vereadores e o Ministério Público, por não tomarem as providências cabíveis,

Salvem a história de Assu!



CONSELHO


A edição deste sábado (04) do Diário Oficial do Estado republica, em face de incorreção detectada na vez anterior, ato administrativo do Governo do Estado que teve o caráter de constituir o Conselho Estadual de Educação (CEE) do RN.

A medida é firmada pela governadora Rosalba Ciarlini e pela secretária estadual de Educação e Cultura, Betânia Leite Ramalho.

Os ocupantes de cargo no referido colegiado representam a indicação da pasta e exercerão mandato por um período correspondente a quatro anos.

São eles: Maria Tereza de Morais, Maria de Fátima Pinheiro Carrilho, Magna França, padre João Medeiros Filho, Adilson Gurgel de Castro e Suzana Maria Cardoso da Costa Lima.

Postado por Pauta Aberta

HISTÓRIA DE MACAU

Em 1842, ele ainda morava na Ilha

Base do Cruzeiro da Ilha de Manoel Gonçalves
Não se sabe precisar quando a Ilha de Manoel Gonçalves estava totalmente coberta ou incapacitada para abrigar algum morador. Ninguém teve o cuidado de escrever sobre como se deu, de verdade, o desaparecimento da Ilha ao longo do tempo. Se alguma coisa foi escrita, por algum dos seus moradores, deve está ainda perdida e não chegou até nós. Não sabemos como era de fato a ilha, quantos foram seus moradores, que atividades eram exercidas nela. 

Quando José Alvares Lessa fez a descrição da Ilha de Manoel Gonçalves, em 1810, para o inventário de Domingos Afonso Ferreira e sua esposa, pouco coisa revelou. Quando da invasão, por corsários ingleses, em 1818, pouco coisa foi descrita na carta de João Martins Ferreira. 

Tenho feito vários artigos sobre a Ilha de Manoel Gonçalves, a partir dos registros da Igreja. Por eles tomamos conhecimento dos seus vários moradores. Hoje trazemos um registro de batismo feito em Touros , onde ficamos sabendo que em 1842, ainda morava gente por lá, embora eu tenha obtido um registro de batismo datado de novembro de 1843, nessa mesma ilha.Vejamos o registro de 1842.

Rita, branca, filha de José Ignácio de Miranda, já falecido e de sua mulher Josefina Ignácia de Miranda, moradores nesta Vila, nasceu aos seis de março de mil oitocentos e quarenta e dois, batizada no primeiro de julho do mesmo ano, nesta Matriz do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, por mim que lhe administrei os sagrados óleos: padrinhos Jacinto João da Ora, e sua filha Rita Floriana de Miranda, moradores na Ilha de Manoel Gonçalves, por procuração que deles apresentaram Manoel Modesto Pereira do Lago e sua mulher Francisca das Chagas de Miranda, moradores nesta Vila, e para constar fiz este assento em que me assino. Antonio Camelo Valcácer, vigário aposentado.

Jacinto João da Ora consta da lista das pessoas que deixaram a Ilha de Manoel Gonçalves e fundou Macau, mas pelo registro acima, ainda permaneceu na dita ilha, pelo menos até 1842.

Postado por João Felipe 
Blog Hipotenusa

PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

O Sítio Histórico de Natal é tema de Sessão Popular.