quarta-feira, 27 de março de 2013

MOTOCROSS


Pensando o quê?? A equipe Papai Racing (Motocross) escolheu o Dia Mundial da Astronomia para apresentar ao Vale do Açu seu time de estrelas!

É brinquedo não.

Pois éé.... No próximo dia 08, uma segunda feira, a equipe Papai Racing se reunirá no Bar e Restaurante Brutinhos (Assú), para apresentar suas mais novas aquisições: os pilotos Mácio Júnior e André.

Esta reunião fraternal terá como anfitrião Barbosa (Papai) e terá inicio às 19 horas.

Aahh, o piloto Wellington Garcia, piloto oficial da Honda Brasil 2013 também participará desta reunião.

Beeemmm... a equipe Papai Racing participará no período de 09 a 13 de abril de um etapa do campeonato Brasil de Rally, demonstrando que o pessoal do Vale do Açu pilota super, maravilhosamente... bem e que merece não só o incentivo e reconhecimento da população, mas o apoio e patrocínio do setor público e privado.

Uuuffaa, como é difícil ver o obvio!!! Ou Não?
Postado por Ana Valquíria

EVENTO

http://2.bp.blogspot.com/-44jV-E3z0fY/UVLBETM4fhI/AAAAAAAAUS4/5ah6c-Qyil4/s1600/SDNEA.jpg

FRASE

"Os que nunca foram derrotados parecem alegres e superiores, donos de uma verdade pela qual nunca moveram uma palha sequer. Estão sempre ao lado do mais forte. São como hienas, que comem apenas os restos do leão."
Manuscritos de Nag Hammadi

terça-feira, 26 de março de 2013

CONTO

CONVERSÍVEL
Domínico Sávio Tavares
Asclepíades se considerava um homem feliz: casado com exuberante Dalvangélica, mulherzinha dessas tipo “mingnon”, sabe, aquele bronzeado saudável, aquele aparelhinho nos dentes, mais para estar na moda que por necessidade de corrigir aquela perfeição de sorriso, o cabelo recém colorizado naquele tom de louro “se pedir de novo, eu dou”; com a mudança no sistema governista, conseguiu aquela promoção, sem nem ter de bajular o babaca do novo chefe; e, como o safado do Ricardo deu para faltar sistematicamente aos treinos do time de futebol, toda terça quarta e sexta, foi alçado à condição de ponta direita do time da repartição (essa é pros pré-1970).

Vejam só, enquanto o Pipi, -Apelido carinhoso dado pela Dadinha Bunda Rica, que, em se falando de apelido era o que a sua cônjuge ostentava antes do casamento, talvez por sua (dela) preferência por aquelas calcinhas cheias de frufrus no derrière, de uso comum em priscas eras, ou quem sabe sua (dela) grande generosidade – dava a troco de quase nada-, se promovia na profissão e no esporte bretão,(rimou) a atual Dalvangélica, ex-Dadinha, promovia a diversão (rimou de novo) com o famigerado Ricardão(eita nois!), que nas terças, quartas e sextas, trocava a dureza das chuteiras e as entradas violentas dos zagueirões, por um almofadado sapato de lã, e as cariciosas reentrâncias da acima citada.

Pois bem, como acontece nesses casos, as cautelas foram abatidas pela velha e boa rotina, de modo que a coisa ficou meio que nem corrupção no governo; vazando por todas as costuras; a ponto de a atendente do motel certo dia ter recomendado, ao reconhecer a buzina do automóvel - Peraí um pouquinho, que a suíte que a Dadinha gosta tá sendo limpa!!!

Certa sexta feira após o treino, alguns desavisados participantes da lide futebolística, (essa foi de lascar!), sem conferir a saída do glorioso ponteiro direito, conversavam a respeito das escapadas da Dadinha, sendo que um mais espirituoso sugeria que o Pipi estava na posição adequada no time, pois ponta era com ele mesmo, a ponto (sem trocadilho) de, se o mesmo passasse de carro velozmente sobre um quebra–molas, faria dois furos no teto do auto com as frondosas excrescências ósseas que ultimamente haviam brotado em seu frontispício, às expensas do Ricardo. Ora, um comentário como este, deixa qualquer um furibundo, mas, antes de partir para a ignorância e as fuças do jocoso comentarista, o Pipi resolveu interpelar a acusada.

Ao chegar em casa encontra-a navegando placidamente na internet, com aquela ar rejuvenescido que nos advêm após uma pratica prazerosa, e a interroga de maneira bem mais brusca que o usual “amoreco”: O que é que você anda fazendo com o Ricardo, que o pessoal ta pelaí dizendo que eu vou furar o teto do carro com os chifres? O que tens a dizer em sua defesa? E ela, levantando os olhos da tela do laptop, com aquele ar entre inocente e sedutor, fala – Pipi, vem ver que lindo encontrei o “meu carango”, olha só: Escort XR3, dois-ponto-zero, aros dezessete cromados, e; tcham, tcham, tcham, tcham... Conversível!!!

RELÍQUIAS

Nível de lagoa baixa e pescador 
encontra canoas indígenas no RN

Embarcações foram achadas na lagoa de Extremoz, na Grande Natal. Relíquias foram encontradas pelo pescador Pedro Luiz, de 70 anos.

Canoas indígenas foram encontradas na Lagoa do Extremoz (Foto: Canindé Santos)

O baixo nível da lagoa de Extremoz, na Grande Natal, ajudou a revelar relíquias que resgatam a história: são três canoas indígenas, uma delas ainda presa a uma corrente. A maior mede mais de dois metros de comprimento, segundo o pescador Pedro Luiz da Silva,de 70 anos, que encontrou as embarcações no fundo da lagoa.

"Eu encontrei durante uma pescaria. Marquei o local e depois voltamos para pegar", contou o pescador Pedro Luiz da Silva.

O pescador tem um documento para comprovar que já encontrou muitas partes da história potiguar em baixo d´água. Ele se orgulha de ter descoberto outras canoas e até imagens de santos. "Eu acho isso muito importante para a nossa história. Ajuda a contar nosso começo. Mas acho que seria melhor se as relíquias tivessem todas guardadinhas aqui", defendeu Pedro.
Pescador encontrou canoas e outros objetos antigos
(Foto: Canindé  Santos)
Pedro garante que outra canoa indígena ainda está submersa na Lagoa de Extremoz. As que foram retiradas da região irão passar por análises no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é descobrir a idade das embarcações, que aparentam ser do século XVI, quando há registro da presença de jesuítas para catequizar os índios tupis e paiacus que habitavam a região, conhecida antigamente por Aldeia Guajiru, segundo os registros históricos.

O fotógrafo Canindé Santos registrou todas as descobertas que ficaram durante séculos escondidas pelas águas. Para Canindé, é uma forma de manter viva a memória da cidade. "Isso é importante para conscientizar as pessoas sobre a história de Extremoz desde a época dos índios. E também sobre as batalhas com portugueses e holandeses que aqui estiveram", destacou Canindé Santos.

Fonte: G1 RN

INVESTIGAÇÃO

Os Neandertais conheciam o valor medicinal de certas plantas

Dentes de Neandertais foram analisados à procura de restos fósseis de alimentos CSIC COMUNICACIÓN
A sofisticação dos Neandertais, aqueles humanos que conviveram conosco na Europa e se extinguiram há cerca de 30 mil anos, não pára de surpreender.

Agora, foi a vez de uma equipa de cientistas de Espanha, Reino Unido e Austrália concluir, num artigo publicado esta quinta-feira na revista Naturwissenschaften – The Science of Nature, que não só os Neandertais comiam uma série de vegetais cozinhados, mas que também percebiam o valor nutricional e medicinal de alguns deles.

Até recentemente, pensava-se que os Neandertais comiam sobretudo carne, mas uma série de novas análises, e o atual estudo em particular, desmentem cada vez mais essa hipótese. “Embora a carne fosse claramente importante”, diz em comunicado Karen Hardy, da Universidade Autônoma de Barcelona, “os nossos resultados sugerem que a dieta dos Neandertais era ainda mais variada e complexa do que imaginávamos.”

Hardy e colegas analisaram, à procura de restos de vegetais, o material encapsulado na placa dentária fossilizada de cinco Neandertais provenientes da gruta de El Sidrón, nas Astúrias. Aquele local do norte de Espanha contém a coleção de ossos mais completa da Península Ibérica – cerca de 2000 fósseis, com idades entre os 47 mil e os 51 mil anos, que pertenceram a pelo menos 13 indivíduos.

Combinando técnicas avançadas de análise química com a análise morfológica dos microfósseis vegetais, os investigadores conseguiram identificar na placa dentária grânulos de amido, hidratos de carbono e vestígios de nozes, ervas e até de verduras.

Mas mais ainda, duas das plantas identificadas nos dentes de um dos indivíduos não só não tinham valor nutricional como têm um desagradável sabor amargo. “O fato de este indivíduo ter comido plantas amargas tais como milefólio e camomila, cujo valor nutricional é muito baixo, é surpreendente”, explica em comunicado Stephen Buckley, da Universidade de York. “Sabemos que os Neandertais achavam estas plantas amargas [isto porque, num estudo anterior, estes cientistas já tinham mostrado que os Neandertais de El Sidrón possuíam o gene dito do “sabor amargo”, tal como muitos de nós]. “Portanto, é provável que tenham selecionado essas plantas por razões não relacionadas com o sabor.”

Essas razões, afirmam os cientistas, terão sido de ordem medicinal. O milefólio contém azulenos, compostos conhecidos pela sua ação anti-inflamatória e antifebril – e a camomila contém cumarinas, substâncias que aliviam os edemas.

“O uso variado de plantas que identificamos sugere que os Neandertais que viviam em El Sidrón tinham um conhecimento sofisticado do seu meio natural, incluindo a capacidade de selecionar e utilizar certas plantas pelo seu valor nutricional e para se auto-medicar”, diz Hardy.

Fonte: Super Interessante

ÁGUA QUE PASSARINHO NÃO BEBE

Brasil produz aguardente sustentável, feita de bagaço de laranja

Débora Spitzcovsky 
Quem diria que “água que passarinho não bebe” poderia se tornar “amiga do meio ambiente”…
Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), localizada na cidade de Araraquara, desenvolveram uma aguardente sustentável, produzida a partir do bagaço da laranja que é descartado no processo de fabricação de suco.
A nova bebida alcoólica deriva do líquor, líquido extraído do bagaço da fruta, que é fermentado e destilado para se transformar em aguardente. Quem já experimentou garante que a “marvada” é boa, mas os pesquisadores não acertaram de primeira. Foram algumas tentativas até descobrirem que, para ser de qualidade, a bebida precisa ser envelhecida em tonéis de madeira, como o uísque.
A produção de aguardente de bagaço de laranja é, também, mais interessante do ponto de vista econômico, se comparada à tradicional cachaça feita de cana-de-açúcar. Isso porque a matéria-prima da bebida alcoólica é lixo, que seria descartado pelos fabricantes de suco.
Não satisfeitos, os pesquisadores estudam esverdear – e baratear – ainda mais a nova aguardente. Para isso, querem reutilizar o produto responsável pela fermentação da cerveja, que também é descartado pela indústria, para fermentar a “marvada de laranja”.
O pedido de patente da bebida já foi feito, mas ainda não há previsão para sua comercialização. Se realmente engrenar, a novidade promete garantir muita aguardente para os brasileiros. Segundo os inventores, se todo o resíduo da indústria da laranja for utilizado para produzir o destilado, vai dar para fabricar um bilhão de litros (!) por ano. Ansioso para garantir a sua dose?
Foto: Stephan Geyer/Creative Commons

BENEFÍCIOS

UFRN inaugura ampliação da Escola de Enfermagem de Natal
Escola de Enfermagem de Natal

A Escola de Enfermagem de Natal (EEN), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inaugurou na tarde dessa segunda-feira, 25, a ampliação feita no prédio. O investimento da obra foi de R$ 1.960.000,42, com 1.297,96 m² de área construída, em três pavimentos. Com a reforma, será possível aumentar a oferta de vagas e melhorar a qualificação do profissional da saúde.

Na ampliação, realizada pela Superintendência de Infraestrutura (SIN) da UFRN, foram construídas seis salas de aulas com 50 lugares; dois laboratórios de práticas corporais; um almoxarifado; seis salas de professores com acomodações para seis docentes; uma sala para reuniões; uma sala para grupo de pesquisa; e uma copa.

Para a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, a obra vem atender a oferta crescente de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduações. “A Escola possui atualmente 1.128 estudantes matriculados. Acrescentando-se a este total o número de alunos, que frequentam cursos de formação inicial, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), iremos atingir um total de 3.228 matrículas”, disse.

Além da reitora da UFRN, Angela Paiva Cruz, alunos, professores e servidores técnico-administrativos, estiveram presentes na inauguração, a diretora da Escola de Enfermagem de Natal, Gilvânia Magda Luz de Aquino; o secretário adjunto de Saúde do Estado, Marcelo Bessa; a secretária adjunta do Município de Ação Social, Maria José de Medeiros; o superintendente da SIN, Gustavo Rosado Coelho; a vice chefe do Departamento de Enfermagem, Cícera Maria Braz; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Maria Celi Azevedo Viana; e a ex-diretora da EEN, Edilene Rodrigues da Silva.

A cerimônia foi iniciada com a apresentação do Grupo UFRN Cellos, da Escola de Música da UFRN, e no encerramento foi feita uma homenagem à professora Edilene Rodrigues, pelo seu trabalho na EEN.

Escola de Enfermagem de Natal

A Escola foi criada em 1955, como Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal, pelo então diretor da Sociedade de Assistência Hospitalar, Januário Cicco, e começou a funcionar no Hospital Miguel Couto, hoje Hospital Universitário Onofre Lopes. Com a reforma do ensino universitário em 1968 e do nível médio em 1971, a Escola teve sua estrutura física e pessoal cedida ao Departamento de Enfermagem. Para assegurar a oferta dos cursos de Auxiliar e Técnico em Enfermagem, em 1980, a UFRN firmou convênio com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.

Já em 1990, com a filiação ao Conselho Nacional de Diretores das Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF), o trabalho voltou a ser desenvolvido na condição de Escola garantindo autonomia financeira e pedagógica. Em 1999, passou a denominar-se Escola de Enfermagem de Natal. Hoje trabalha nos níveis de formação básica, técnica, graduação e pós-graduação.

Fonte: AgeCom - UFRN

AÇÃO PARLAMENTAR

REQUERIMENTOS DO DEPUTADO GEORGE SOARES ATENDEM A DIFERENTES MUNICIPIOS
Na sessão plenária desta terça-feira, o deputado George Soares (PR) protocolou requerimento que solicita ao secretário da SEMARH a conclusão e inauguração do Complexo Turístico da Barragem de Santa Cruz, no município de Apodi. Outro requerimento protocolado na sessão de hoje, requere ao DNOCS a instalação de 30 poços no município de Lajes, pleito solicitado pelos próprios moradores que procuraram o parlamentar a fim de achar uma solução para o problema.

A barragem de Santa Cruz que vem recebendo uma grande quantidade de turistas, devido sua beleza, carece de uma infraestrutura capaz de acomodar os visitantes. “A conclusão e instalação do complexo turístico organizará as barracas e higienizará o local, proporcionando lazer às famílias que frequentam e visitam a barragem”, comentou o republicano. 

Já a instalação dos poços no município de Lajes, que já se encontram perfurados, garantirá o desenvolvimento da economia agrícola e leiteira, já que o município não possui reservatórios de água de médio e grande porte para assegurar essas atividades.

“Nosso mandato prioriza a participação popular e está sendo construído junto do povo, toda e qualquer solicitação iremos atender e batalhar para que sua resolução seja efetivada”, comentou George Soares.

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

CULINÁRIA

COMO ESCOLHER A CARNE CERTA PARA O SEU CHURRASCO


Brasileiro é muito chegado em festas, carnaval, folia e alegria. É sempre bom estar com os amigos, dar boas risadas e confraternizar com todos. Uma boa opção é reunir toda a galera e organizar um churrasco com diversas opções de carnes e bebidas. O organizador da festa não tem tarefa fácil. Além de se preocupar com a linguiça, o franguinho, a salada para as mulheres e as bebidas, as carnes geram uma atenção especial. Qual é a carne que as pessoas mais gostam? Qual tem o melhor custo-benefício?

A alcatra é a parte da carne entre o lombo e a coxa do boi. É uma carne que tem pouca gordura e bastante sabor. A alcatra pode ser servida ao ponto ou mal passada que ainda mantém o gosto. A picanha é conhecida por ser uma das carnes prediletas dos brasileiros. Ela fica localizada no traseiro do animal e, por não ter músculos, é muito macia. É preferível servi-la mal passada, para manter o sabor. A picanha é uma ótima recomendação, mas tem um custo ligeiramente elevado.

O contra-filé possui um ótimo custo-benefício. Pode não ser a carne mais saborosa, mas é macia e tem um gosto que agrada grande parte das pessoas. A grande vantagem é que custa menos do que as outras carnes. Deve ser servido ao ponto. A maminha tem um custo relativamente barato e é mais fácil de ser feita, pois pode ser servida mal passada, ao ponto ou bem passada que o sabor continuará praticamente o mesmo. A desvantagem dessa carne é que muitas pessoas consideram que ela tem pouco sabor e maciez.

A fraldinha, apesar de não ser muito popular, é uma das carnes mais saborosas. Como tem muita gordura, ela fica muito suculenta e macia. O preço é um pouco elevado, mas não chega a ser caro. O filé mignon é uma das carnes mais saborosas que tem, levemente adocicado. O preço é o mais elevado entre as boas carnes, pois o filé mignon é realmente diferenciado. Se você for realizar um churrasco de primeira, ele não pode faltar.

Fonte: http://www.batuta.com.br/dicas-para-escolher-a-carne-ideal-para-o-churrasco/

REALIDADE

Lobo em pele de cordeiro

A expressão “lobo em pele de cordeiro” tem origem numa frase de uma parábola de Jesus, proferida no Novo Testamento: “Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” (Mateus 7:15-20).
Esta passagem refere que a verdadeira natureza é revelada pelas ações: “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:16).
Fiz menção a estas colocações bíblicas ao tomar conhecimento de um fato ocorrido nesta segunda-feira (25).
O episódio transcorrido remeteu a outro anterior. Dias atrás, o burgomestre assuense, Ivan Júnior (PP), ocupou a mídia para pregar a união de todos em prol do desenvolvimento local e da região, dizendo que gostaria que as diferenças políticas fossem deixadas de lado em nome da integração em benefício do Assu e do Vale.
Chegou inclusive a citar nominalmente que contava, neste propósito, com o deputado estadual George Soares (PR).
Pois bem. Poucos dias se passaram após estas colocações do gestor. E, na primeira e real oportunidade de provar que falava a verdade, o “cara” escorregou feio. Hoje, ele procurou a reitora da Ufrn, Ângela Paiva, para discutir o projeto de criação de um núcleo da instituição na cidade.
Chamou para acompanhá-lo a deputada federal Fátima Bezerra (PT) e os deputados estaduais Nélter Queiroz (PMDB) e Fernando Mineiro (PT). Ricardo Motta (PMN) também foi chamado, mas não pôde ir.
E George Soares foi convidado?
Nem um mero telefonema. Coincidentemente, o caso fez-me lembrar de um espetáculo cênico, cujo nome foge-me à memória, com um personagem em papel duplo: o conciliador e o pusilânime.

segunda-feira, 25 de março de 2013

HISTÓRIA - ENCHENTES

No dia 22 de abril de 1947 em consequência de uma grande enchente, uma das maiores ocorridas no Rio Assu, com o título de “O Clamor da Várzea”, a comunidade rural do Assu denominada de Rosário desapareceu por completo. Sua população imigrou para Pendências em sua maioria. Todas as pessoas da várzea foram atingidas, tendo que deixarem seus lares. As lavouras foram destruídas, os cercados assolados, as criações e gados foram diminuídos. 

Antiga Macapá - Lagoinha - Assu
Sobre o enorme flagelo, circulou um cordel de autoria de João Bezerra da Rocha, Vulgo João Galo, com 27 páginas contendo 120 sextilhas contando à história da enchente e de como Rosário foi inundada.
 
Na cidade as águas atingiram a Rua do Córrego (Rua Aureliano Lôpo), quase toda a Rua das Hortas (Rua Moisés Soares) e quintais da Rua Casa Grande (Praça Getúlio Vargas) e o Macapá em sua totalidade. 

As águas chegaram a atingir até a Agência dos Correios. A área do Grupo Escolar (atual Recanto do Amor e da Educação) teve grande parte tomada pela alagação que atingiu o prédio. 

Na enchente morreu o pequeno Altino, de 08 anos, filho de Manoel Soares Filgueira Segundo, então Vice-presidente da Intendência do município do Assu.

Calculou-se em 20 mil o número de pessoas flageladas.

CONVITE


GULOSEIMAS

Me fez lembrar da minha infância! E da sua?
Me fez lembrar da minha infância! E da sua?
Postado por Fernando Caldas - Fanfa.
 
Em tempo: Fanfa, lembro que o dindim substituiu o poli (sorvete congelado no palito). Foi uma novidade. Estou com água na boca lembrando dos polis e dindins, vendidos por Toinho / Pedrinho da Padaria, na feira livre em frente a mercearia de Romualdo. Abria-se um pão doce e sapecava um poli dentro. Os dentes chega rangiam. Isso bem cedinho, cinco, seis horas da manhã. Os dindins de coco queimado eram super gostosos. Saudades... Vez por outra, quando encontro de frutas, me agarro com alguns deles. 
Um forte abraço!
Ivan Pinheiro.   

COMÍCIO

  GEORGE SOARES EM SERRA DO MEL
Na noite de domingo (24) o deputado George Soares (PR) prestigiou aliados políticos em Serra do Mel. Levou sua mensagem de apoio a Fabinho Bezerra, prefeito interino e candidato ao cargo na eleição suplementar.

George Soares dividiu o palanque com o ministro Garibaldi Filho, o presidente da câmara federal, Henrique Alves e os deputados estaduais: Gilson Moura (PV), Leonardo Nogueira (DEM) e Larissa Rosado (PSB). Também marcaram presença várias outras lideranças da região, entre eles, o vice-prefeito de Mossoró, Wellington Filho e o ex-prefeito Souza, de Areia Branca. 

FONTE: Blog Toni Martins


domingo, 24 de março de 2013

HISTÓRIA DO BRASIL

A IMPOTÊNCIA DE DOM PEDRO I

A devassidão de dom Pedro I já é bem conhecida e registrada. Sabe-se que ele teve pelo menos 17 amantes, entre elas “a favorita”, Domitila de Castro, a marquesa de Santos, e até mesmo a irmã dela, Maria Benedita, a baronesa de Sorocaba. Tanto vigor sexual rendeu ao nosso primeiro imperador alguns incômodos problemas de saúde. Ele próprio fala sobre as doenças de sua “coisa” numa carta à marquesa em novembro de 1827:

“Para veres a esquisitice de tua coisa, remeto a camisa, e onde vai pregado um alfinete verás o que deitei espremendo às seis horas, e mais acima o que espremi depois, que já não é nada. Creio pelo dia adiante ela se portará como ontem; não tem nada que nos impossibilite de fazermos amor, não importa que tempo e cautela a há de pôr boa e serei".

Menos conhecido é o fato de que esse apetite sexual frequentemente dava lugar a falhas da tal “coisa”. Na mesma carta acima, dom Pedro se queixa à marquesa de que sua máquina triforme, para tornar a atinar, custa diabos”. No segundo casamento do imperador, com Amélia de Beauharnais, princesa da Baviera, as falhas se tornaram mais frequentes. Em 1830, numa carta a um amigo, o imperador confessa que até para pôr assim ... já não é pouco dificultoso”. No lugar das reticências, a carta registra o desenho de um pênis ereto.

Fonte:
Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil – Leandro Narloch.
Charges:
Tuba - caricatura de Dom I premiada no XVI Salão Carioca de Humor.
O Pasquim.