sábado, 9 de março de 2013

MERECIMENTO

Um potiguar no CODE 2013

Contou com a participação direta de um potiguar o Relatório de Pesquisa que recebeu como título “Caracterização do Público Potencial do Pronaf B a Região Nordeste e no Estado de Minas Gerais”.
A análise teve como bússola os dados oficiais do Censo Agropecuário de 2006.
O trabalho foi apoiado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
O documento objetivou dimensionar o público potencial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Brasil e as condições de reprodução social dos mais pobres entre os agricultores familiares – o chamado grupo “B” – nos nove Estados da Região Nordeste e em Minas Gerais.
O relatório será exibido por ocasião da Conferência de Desenvolvimento – CODE 2013, de 19 a 31 de março, em Brasília.
A tarefa teve coordenação geral de Brancolina Ferreira e Fábio Alves, ambos do IPEA.
A coordenação de pesquisa foi de Sérgio Schneider e Leonardo Xavier, da UFRS.E, na equipe técnica e elaboração/redação, os professores Guilherme F. W. Radomsky, Gabriela Spohr, Adriana Paredes, Camila W. Radomsky (todos da UFRS) e Joacir Rufino de Aquino, do Departamento de Economia da Universidade do Estado do RN (UERN), Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, em Assú.

Postado por Lúcio Flávio

CAUSO

Bêbado Rico 

TEMPO desses, Sitônio da Prefeitura estava com pouca grana e saiu em companhia de Nonato de Sá Leitão tomando cana. De repente resolveram ir para o balneário “Adega da Ponte”. Chegando lá, avistaram estacionados três ônibus de turismo. Sitônio trajava um par de botas, um chapéu preto de massa, a camisa aberta à altura do umbigo. Com o andar desajeitado de bêbado, passo longo, foi entrando na Adega praticamente lotada de turistas. O garçom Lino estava do outro lado da piscina, quando os avistou gritou: 

- Diga aí fazendeiro Sitônio! 

Sitônio encheu os pulmões de ar, levantou o braço, estirou o dedão e gritou: 

- Três cervejas bem gelada! E um peixe do maior que tiver. 

Pense num bêbado rico...


Fonte: Dez Contos & Cem Causos - Ivan Pinheiro

NOVO SHOPPING

Shopping de Parnamirim será lançado no Salão Imobiliário
noticias
O novo Shopping Center de Parnamirim será construído às margens da BR-101, em Emaús
Maquete do Shopping Center de Parnamirim 

O crescimento de Parnamirim virou um chamariz para grandes grupos empresariais. O For All Shopping, novo shopping da cidade de Parnmirim, será lançado oficialmente durante o 12º Salão Imobiliário do Rio Grande do Norte, que acontece entre os dias 13 e 17 de março, no Centro de Convenções de Natal.

O projeto será apresentando ao público no estande da construtora JAM Empreendimentos com condições especiais de financiamento. A construção do For All Mall já foi iniciada em janeiro deste ano.

Segundo o empresário Jorian Alves de Morais o projeto envolve investimentos da ordem de R$ 300 milhões e o empreendimento será construído em um terreno de 68 mil metros quadrados, localizado às margens da BR-101, em Emaús, mais precisamente a 200 metros da entrada do cemitério Morada da Paz.

Em uma área total de 3.600 metros quadrados, o empreendimento será construído pela construtora e incorporadora potiguar Capuche, que fechou parceria com a 5R Shopping Centers, do mesmo grupo da incorporadora Rossi. Com esta área, o shopping poderá abrir 200 lojas, inclusive lojas-âncoras e até supermercado e cinema.

Fonte: Jornal Metropolitano (18/14/03/2013).

RÁPIDINHA

No Dia Internacional da Mulher uma amiga chegou e disse:
- Ivan, o homem é totalmente dependente da mulher... Até para ser corno precisa de uma!

CULTURA / TANGARÁ

Prefeitura de Tangará cria comenda especial Alba Montenegro
A Secretaria Municipal de Cultura articulou com o Prefeito Alcimar Germano a criação da Comenda Especial "Alba Montenegro Santana", que irá homenagear e premiar pessoas e instituições que se destacaram nas ações e promoção dos ideias femininos no município de Tangará.
O Decreto nº 08/2013 cria a comenda que faz uma homenagem a uma das grandes mulheres da história de Tangará, Dona Alba Montenegro, mais conhecida como Mãe Preta, que como parteira trouxe para o mundo muitos tangaraenses.
"É valorizando nossa sociedade, a identidade cultural e histórica e a importância de cada personalidade na construção de Tangará, que vamos construir um legado para as próximas gerações. A comenda tem seu valor pela nome que a intitula e pelas pessoas que receberão ela como forma de reconhecimento", comentou o articular da cultura de Tangará, Wallace Maxsuel.
O Prefeito Alcimar deverá anunciar nos próximos dias os nomes que serão homenageados e premiados com a Comenda Alba Montenegro, em evento de recepção na nova estrutura da sede da Prefeitura Municipal.
Alba Montenegro
Alba Montenegro Santana, mais conhecida como Mãe Preta, é o título do principal posto de saúde de Tangará, que carrega o nome de uma mulher batalhadora e incansável pelo bem estar do povo tangaraense, quando a maioria dos partos realizados no município foram feitos por ela. Diante o seu importante papel na sociedade tangaraense, o Prefeito Alcimar Germano homenageia a saudosa Mãe Preta com esta comenda.
_________________________________________________
Secretaria Municipal de Comunicação Social

sexta-feira, 8 de março de 2013

AÇÃO PARLAMENTAR

Mais espaço para as mulheres

Ainda homenageando o Dia Internacional da Mulher, o deputado estadual George Soares (PR) - foto - protocolou esta semana Projeto de Lei que reserva 5% de vagas de emprego para mulheres na área da Construção Civil, em editais de licitação e contratos diretos para obras públicas promovidas pelo Governo do Estado.
Segundo o parlamentar, “a construção civil ainda representa um tabu. Poucas são as mulheres empregadas na área. Por isso este projeto procura, acima de tudo, dinamizar os setores que historicamente tinha a presença masculina como principal característica, além de garantir a inserção da mulher nos diversos setores do campo de trabalho”.
Com a Lei, todos os editais de licitações de obras públicas e em todos os contratos diretos realizados com o mesmo fim, promovidos pela administração pública estadual, deverão constar 5% das vagas para mulheres.
“Sendo o papel do Estado promover a empregabilidade, a igualdade entre os gêneros e a dignidade da pessoa humana, nada mais justo que a administração estadual garanta esse pleito às mulheres”, observou o deputado George Soares.


PAI NOSSO

Pai nosso (Versão do matuto)
Pai Nosso que do céu nos alumia
posso ver tua belezura no raiar desse dia

Ditoso seja o teu bendito nome
sobre o sofrimento daqueles que morrem com a fome

Venha ni nós o teu Reino de paz e de amor
e que seja feita Tua vontade nesse pobre pecador

Tanto por aqui nessas terra seca e cheia de calor
quanto pras banda da lá, onde os anjo canta pro meu Sinhô.

O pão de cada dia nos dá hoje, pro mode de nós se alimentar,
tirar a barriga da miséria e a Nosso Senhor Jesus Cristo louvar.

Perdoai as nossas mungangas, e nos da juízo
Porque nos temo perdoado aqueles fela da gaita
que nos deixou no prejuízo.

E não nos deixe marnunca cair em tentação,
invés disso, espanta o mal de nosso coração.

Por moi de que teu é o Reino, o Poder
e a Glória também.

Em nome do Pai, do Filho 
e do Espírito Santo.
Amém.


Postado por: Fernando Caldas

PARABÉNS MULHERES!

Parabenizamos todas as mulheres neste DIA INTERNACIONAL DA MULHER. De modo especial, as potiguares... Assuenses.

A propósito, lembramos algumas entre as inúmeras mulheres do Assu que estão marcadas na história.

NA ARTE LITERÁRIA:

- Anna Angelina de Amorim Macedo – poetisa, imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras;

- Palmira Wanderley – poetisa, feminista, imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. “Considerada por muitos biógrafos como a maior poetisa do Nordeste”;

- Maria Carolina Wanderley Caldas (Sinhazinha Wanderley) – professora e poetisa, autora do hino oficial do Assu;

- Ana Lima Pimentel - Escritora e poetisa, imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras;

- Maria Carolina Wanderley - professora e poetisa, imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras;

- Maria Alice Wanderley - A professora e poetisa imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras;

- Maria Eugênia Maceira Montenegro (De Lavras – MG, que adotou Assu como solo berço e recebeu título de cidadã assuense e norte-rio-grandense), escritora, artista plástica e poetisa imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras;

- Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro – Escritora, Desembargadora e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Natal;

- Auricéia Antunes de Lima – Jornalista, escritora, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Natal;

- Aldenita de Sá Leitão – Poetisa, membro da Academia Feminina de Letras Autora do hino oficial do sesquicentenário do Assu. Atualmente reside em Natal.

NA RELIGIÃO:

- Maria Jacy da Fonseca – “Irmã Ernestina” - freira da Congregação das Filhas do Amor Divino – atuou a maior parte da sua vida em sua cidade natal no ENSV;

- Lindalva Justo de Oliveira – Beata, Mártir da Fé, futura Santa Brasileira;

- Maria Lúcia da Fé – Mãe de Irmã Lindalva – hoje, aos 91 anos de idade, ainda demonstra forças para participar dos acontecimentos religiosos da cidade.

NA POLÍTICA:

- Maria Olímpia Neves de Oliveira – Maroquinha (ainda viva contando com 92 anos) – professora, primeira vereadora e primeira prefeita do Assu. Atualmente reside em Brasília;

- Etelvina Medeiros da FonsecaDona Teté – que apesar de não ter sido política, atuou neste setor como primeira funcionária pública do município do Assu;

- Maria da Glória Ferreira Pessoa – professora e vereadora;

- Mariza Cardoso Pinto – professora e vereadora – atualmente reside em Mossoró;

- Ana Maria da Silva – líder comunitária e vereadora - reside em Assu;

- Maria Elizangela Albano – vereadora atual.

Sabemos que omitimos alguns nomes que merecem aplausos. No entanto, esta é apenas uma pequena lembrança para enaltecer a “Terra da Poesia” no Dia Internacional da Mulher.

Ivan Pinheiro

SAÚDE

Clube da Insônia preocupa especialistas 
da medicina do sono
clubedainsonia 

Está cada dia mais comum encontrar amigos navegando pelas redes sociais madrugada à dentro. Os insones de plantão até brincam: “somos do clube da insônia”. Mas o que pode parecer um novo hábito dos internautas de plantão, dormir pouco, na verdade representa um risco à saúde, alertam os especialistas.

“As pesquisas já comprovam que pessoas que dormem pouco podem ter o sistema imunológico prejudicado. Já foram verificados que os prejuízos dependem do grau de privação do sono”, alerta o médico otorrinolaringologista Pedro Guilherme Cavalcanti, especialista em medicina do sono.

O Instituto do Sono em São Paulo realizou um monitoramento com um grupo de jovens entre 18 e 20 anos para verificar qual o efeito da privação de sono no organismo. Para tanto, os pesquisadores montaram três grupos e os submeteram a tipos diferentes de privação do sono: de controle, privação seletiva e privação total do sono. O monitoramento foi feito por exame de polissonografia.

De acordo com os resultados, o grupo que dormiu normalmente não apresentou alterações na imunidade. Os pacientes que tiveram privação seletiva, ou seja, eram acordados quando estavam próximos da fase mais profunda do sono, a REM, houve redução da imunoglobulina (IgA), que atua na proteção do organismo contra a invasão por patógenos. A redução permaneceu após três noites de recuperação do sono.

Já o grupo que teve privação total ficou 48 horas ininterruptas sem dormir. Os resultados mostraram que, neste grupo, o número de leucócitos e linfócitos TCD4 aumentaram consideravelmente nos pacientes. Para os responsáveis pela pesquisa, o aumento dos glóbulos brancos e linfócitos, que servem para combater infecções e adaptar a defesa para cada doença, respectivamente, é um sinal de alerta enviado pelo sistema de defesa para o corpo com privação de sono.

“O estudo nos mostra que o corpo liga uma espécie de “sinal de alerta” no sistema de defesa quando está sem poder dormir, como se reagindo a algum tipo de agressão. E pior: após um período de 24 horas de recuperação, o número de linfócitos ainda não volta ao normal”, explica Dr. Pedro Guilherme.

A perda de sonotem efeito nos genes que controlam o relógio biológico, assim o sono ruim possa virar um círculo vicioso. A privação do sono também afetaos genes que podem aumentar o risco de uma série de doenças, como problemas cardíacos, diabetes, obesidade, estresse e depressão em pessoas que dormem pouco.

“A verdade é o que o nosso organismo necessita do sono para repor energias e funcionar bem. É como se fosse um regarregador de baterias. Já está comprovado que quem dorme menos de cinco horas por noite tem um risco 15% maior de morte por qualquer causa do que quem dorme bem”, completa Dr. Pedro Guilherme.

Para ter uma boa noite de sono

A insônia é um problema que afeta 40% dos brasileiros, desse total, apenas 5% procuram o especialista. Cerca de 30% dos pacientes com transtorno de insônia apresentam o que os médicos chamam de “má higiene” do sono, ou seja, medidas que atrapalham a qualidade de vida e causam problemas de saúde.

Dicas para evitar a insônia:

— Mantenha um horário para ir dormir e para se levantar

— Faça do quarto um ambiente limpo, organizado, silencioso, escuro e propício para relaxar e dormir

— Tome um banho quente duas horas antes de deitar

— Mantenha os pés aquecidos antes e durante o sono

— Faça um lanche leve com leite e/ou derivados e carboidratos antes de dormir

— Faça exercícios físicos, de preferência no período da manhã

— Procure exposição à luz solar logo após levantar e no final da tarde.

— Evite excesso de líquidos no período da noite

— Evite refeições pesadas à noite e próximas do horário de dormir

— Evite cafeínas (café, chá, refrigerante de cola, chocolate…) à noite

— Evite bebidas alcoólicas até quatro horas antes de ir dormir

— Evitar fumar pelo menos seis horas antes de dormir

— Evite cochilos longos (maiores que 40 minutos) durante o dia

— Não se alimente, não leia, não trabalhe, não assista TV na cama e fuja das redes sociais no horário de dormir.

Postado por: Blog Saúde

MENSAGEM


HOMENAGEM DO DEPUTADO GEORGE SOARES PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER 

Neste dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher – quero compartilhar com todas as mulheres que fazem da força que as impulsionam todos os dias a alegria e satisfação por esta data que é, sobretudo, de reconhecimento à importância do papel da mulher em nosso convívio.
O espaço que tem sido continuamente conquistado pelas mulheres é alvo merecedor de registro. É mais do que apenas estar presente, a mulher tem revelado total competência e mérito em suas ações, por isto, me associo às manifestações de louvor e aplauso às mulheres pela valiosa e inestimável colaboração que têm dado à nossa cidade, a nossa região, ao nosso Estado, nosso país e ao mundo.
Saúdo e parabenizo todas as mulheres do Assú, do Vale do Açu, do RN e do Brasil. Que a mulher continue galgando os degraus do sucesso em todos os setores da sociedade e que sua valorização só cresça.
São os sinceros votos, de seu amigo deputado George Soares.

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

ESTRANHO!

A quem Pertence o Instituto Padre Ibiapina
Complexo Educacional Instituto Padre Ibiapina - Assu
As vezes agente pensa que nada consegue nos surpreender, maaaass... ledo engano. Sempre nos surpreendemos. Por que será?

Num é que por esses dias me surpreendi ao ver, ler... a informação de que O Instituto Padre Ibiapina - IPI (Assú), instituição de ensino filantropica, ligada a Diocese de Mossoró, responsável por minha (e de muitos) formação básica, a qual tinha em seus quadros profissionais comprometidos, da estirpe de Dona Dalva, Zélia... (minhas professoras) hoje é administrada por uma empresa privada!!!

Gente, a surpresa, confesso, não foi positiva.

Num é que a prefeitura do Assú locou parte do prédio da instituição idealizada pelo padre Ibiapina para ser uma Casa de Caridade, a uma empresa privada, por NOVE MIL REAIS ao mês

- O Instituto Padre Ibiapina foi idealizado, no seculo XIX, pelo padre Ibiapina para ser uma Casa de Caridade. Cerca de meio século depois, o empresário Minervindo Wanderley ajudou a transformar a Casa de Caridade em um centro de ensino, sob o comando da Paroquia de São João Batista, situação, que eu, ex aluna da instituição, acreditava ainda persistir.

Em razão da surpresa, me pergunto, desde quando o IPI não mais é uma instituição filantropica? Por que a Paroquia de São João Batista resolveu sublocar parte de seu patrimônio ativo? O IPI não mais é patrimônio de São João Batista?

Confesso, mais uma vez, continuo curiosa. Os mestres que tive no IPI ministravam aulas excelentes (havia pouquissimas excessões que não seguiam esta linha), bem como primavam pelo exercício prático do racionio e do questionamento e talvez, quem sabe, por esta razão estou hoje a estranhar, questionar... Os mestres, os bons mestres nós nunca esquecemos seus ensinamentos.
 
Postado por ana valquiria

PARABÉNS!

CADA MULHER É ÚNICA...
O que dizer, então?... Mulheres de todas as cores... solteiras, casadas... com filhos, sem filhos... Mulheres sem sobrenomes... Uma coisa é certa: DETERMINADAS. Então, SEJAM FELIZES!!!!!

PARABÉNS MULHERES!

quinta-feira, 7 de março de 2013

AÇÃO PARLAMENTAR

GEORGE SOARES É ELEITO 
SECRETÁRIO DA MESA DIRETORA


A Assembleia Legislativa promoveu na Sessão Plenária desta quinta-feira, votação para eleger o primeiro e quarto secretário da mesa diretora. Entre os candidatos a vaga de quarto secretário, o deputado George Soares (PR) foi eleito com 19 votos, passando a integrar a direção da casa.
“Agradeço a Deus, aos amigos deputados e a todos aqueles que acreditaram nessa conquista. Vamos trabalhar permanente e de forma efetiva para dar celeridade nos processos da Casa”, comentou o parlamentar eleito. 

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

ATIVIDADE PARLAMENTAR



DEPUTADO GEORGE SOARES PARTICIPA DE AUDIENCIA PÚBLICA EM PARAZINHO
O deputado estadual George Soares participou na manhã desta quarta-feira de uma audiência pública promovida pela Prefeitura Municipal de Parazinho, na região do Mato Grande, para tratar da segurança pública. Na oportunidade estiveram presentes o prefeito, Marquinhos, secretários municipais, autoridades policiais, representantes religiosos e a sociedade, que participou através de perguntas a cerca do tema.
Em seu pronunciamento George Soares falou sobre os pleitos solicitados na Assembleia Legislativa para região, além da Emenda Parlamentar no valor de R$: 260 mil reais destinada ao município no ano de 2013. Também agendou uma reunião com o Cel. Araujo Lima, na tentativa de conseguir uma viatura policial para a cidade.
“A audiência pública promovida pela prefeitura de Parazinho, caracteriza um novo modelo de gestão que busca trazer a população para perto das decisões a cerca da cidade, essa também é uma característica do nosso mandato”, comentou.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 6 de março de 2013

COINCIDÊNCIA

Na recente mudança de endereço, quando terminamos de organizar nossa pequena pinacoteca, observamos que "Renato Caldas" (desenho de Paulo) tinha ficado de “olhos grudados” na "Morena Lavandeira" pintada por Wagner Oliveira (foto / detalhe).

Morre o homem e fica a fama... Será que tem a ver com a poesia 'Lagoa das Moças' feita de “xute” pelo Mestre no dia 15 de outubro de 1932?


Pequena Pinacoteca de Ivan Pinheiro
Detalhe da coincidência: Renato de "olhos grudados" na Morena.
LAGOA DAS MOÇAS

Vancê tá vendo êsse lago,
Pequeno, desse tamanho?
Apois bem, é a Lagoinha,
Onde as moças tomam banho,
Quaje tôda menhanzinha.

Eu num sei pruque razão
Essa água cheira tanto?
Num sei mesmo pruque é...
Mas, descunfio e agaranto:
Sê do suo das muié.

-Mas, se eu fôsse essa lagôa,
Se ela eu pudesse sê!
Se quando as moãs chegasse,
Eu pudesse as moças vê...
Aí, os óios eu feixasse...
  
Quando n’água elas caísse
Eu pegava, abria os óios.
Uns óios desse tamanho!!!
Só pra vê aqueles móios
De moça tomando banho.

CULTURA

PROTESTO

quarta-feira, 6 de março de 2013


Os estudantes e “Che” Guevara

Os estudantes de Assú e região reavivaram hoje (05) instantes históricos da juventude brasileira.

Quem viveu a época dos caras pintadas no “Fora Collor” e as campanhas do presidente Lula – e o PT local, hein? – “sem medo de ser feliz”, não teve como não recordar com o ato vivido na noite desta terça-feira em frente à sede da Câmara Municipal.  

Desassombrados, os jovens foram às ruas e relembraram, com destemor e vibração, manifestações de confronto contra ideais despóticos e totalitários que tantos registros possuem ao longo da história da humanidade.

Segmentos outros são submissos, indiferentes, amordaçados ou desencorajados?

Que sejam!

Mas, os jovens estudantes não.

Hoje, mais do que nunca, eles simbolizaram estoicamente a resistência e a valentia ante os que querem se impor colocando a vontade do povo debaixo de seus pés.

E, na busca do direito de pavimentar seus sonhos, construir seu futuro e conquistar o amanhã, os estudantes despojaram-se dos fantasmas do medo, da opressão e da tirania.

A população testemunhou tudo, com um misto de admiração, respeito e compreensão.

Sim, por que todos, de uma forma ou de outra, possuem uma pessoa - um irmão ou irmã, amigo ou amiga, vizinho ou vizinha, conhecido ou conhecida - que está sofrendo com a ameaça visível de talvez ter prejudicado seu ensino técnico ou universidade, conseguidos com tanta dificuldade e inúmeras noites insones, para estudar com afinco e para orgulhar a si próprios e suas famílias - que também tiveram sua cota de sacrifício para vê-los vencer na vida.

Guardadas as devidas proporções, não vejo exagero nenhum em dizer que, se fosse vivo, o mítico Ernesto “Che” Guevara teria optado por estar ombro a ombro com os estudantes na noite de hoje.
Até porque, como ele próprio disse: “Se tremes diante de qualquer injustiça, estejas onde for, então somos companheiros!”.

Ou ainda: “Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera”.
Nada mais precisa ser dito...

Do blog: Pauta Aberta - Lúcio Flávio


COMENTÁRIO:


Este ato inédito de ontem deixou-me por demais feliz. Parecia que eu era da mesma idade, o sangue fervia e o coração disparava me deixando trêmula de vontade e emocionada.
Ultimamente tenho estado muito triste com tudo que tem acontecido em nosso querido Assu, especialmente com o fato de a maior parte da população estar completamente cega e dessa forma conivente com tudo que estamos passando; agora por último, fiquei me sentindo péssima e envergonhada da atitude dos vereadores locais com relação à questão estudantil e a fraqueza de caráter fazendo pouco dos universitários com piadinhas infames. É revoltante ver e ouvir tudo isso. Quanta ignorância dos nossos gestores! Quanta falta de consciência e humanização nos serviços prestados pelo governo municipal.
Estou solidária à causa dos estudantes e toda a cidade deveria estar. Ou nos mobilizamos pra tudo que está ocorrendo tal qual fizeram os jovens ou veremos nossa cidade amada afundar cada vez mais e dessa forma atrasar seu desenvolvimento mais ainda. Que venham mudanças boas e necessárias a partir deste despertar dos futuros profissionais assuenses.

NOTA


Prezados Assuenses! 

As manifestações dos estudantes universitários que tem ocorrido na nossa cidade ultimamente, e que tem sido noticiada pela mídia local, merecem ter seus anseios melhor apresentados para nossa sociedade. Assim sendo, elaboramos esta carta que visa esclarecer a população sobre a real situação vivenciada pela categoria estudantil que estuda nos municípios de Angicos, Macau e Mossoró.

A prefeitura Municipal do Assú mantinha um convênio com as associações dos universitários que estudam em instituições de ensino técnico e superior em outro município da nossa região. Essa parceria consistia em um repasse para as associações no valor de R$ 16.000 (dezesseis mil reais) por mês, durante onze meses do ano de 2012; sendo R$ 8.000 (oito mil reais) para a AUVA - Associação Universitária do Vale do Açu, representante dos estudantes assuenses que estudam em Mossoró nas universidades públicas; e R$ 8.000 (oito mil reais) para UNIVALE, entidade que representa os estudantes das Instituições privadas. Essa verba era uma ajuda para as despesas com o transporte dos estudantes.

O valor disponibilizado pelo governo municipal era abatido do valor do contrato de cada associação, ou seja, a AUVA, por exemplo, em uma despesa de R$ 25.000 (vinte seis mil reais) com os prestadores de serviços, abatia R$ 8.000 (oito mil reais) e rateava o restante R$17.000 (dezessete mil) entre os sócios. Dessa forma, era feito também na outra organização (UNIVALE). Porém, no ano de 2012 o poder executivo alegando crise no orçamento repassou somente 8 (oito) parcelas das 11 (onze) previstas, e prometeu dias melhores para o ano de 2013. Assim, no inicio do ano letivo quando buscávamos a renovação do convênio existente desde 2001 entre o município e as associações, fomos surpreendidos com a apresentação do programa denominado pela prefeitura do Assú de Bolsa Educação.

Considerando a essência da ideia, ou seja, o objetivo apresentado na lei visto no diário Oficial do Município do dia 01 de Março de 2013; “o deslocamento de alunos universitários de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade que cursem graduação ou ensino técnico em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC localizadas em outro município”, acreditamos no primeiro instante que seria uma boa ideia. Porém, compreendemos logo em seguida que o projeto não atende nossos anseios, muito menos, trás mudanças para nossa classe estudantil. Pois, nas duas entidades AUVA e UNIVALE, já existem ações que objetiva beneficiar o público alvo do projeto. Para ilustrar nosso pensamento, podemos citar como exemplo, os sócios de baixa renda que eram beneficiados com um abatimento parcial ou total de suas mensalidades, quando ainda existia o convênio. 

Acreditamos que o programa Bolsa Educação não beneficia os estudantes, porque, ao contrário de outros municípios que primam pela qualificação dos seus munícipes, a exemplo de Apodi, que disponibiliza 6 (seis) ônibus para Mossoró e 2 (dois) para Caraúbas a custo zero para seus estudantes; este projeto é contrario a nossa realidade, pois, coloca em risco até os sortudos contemplados com a tal bolsa, devido ao valor da mensalidade, por exemplo a mensalidade da AUVA que ficará, entre R$ 200,00 e R$ 220,00 reais. Nesta organização, os contemplados com a bolsa de R$ 80,00 (oitenta reais) terão que colocar R$140,00(cento e quarenta reais), onde hoje pagam R$ 136,50, ou seja, um aumento de R$ 3,50 e os demais que não forem contemplados? Além de agraciar apenas uma pequena parte da comunidade estudantil, pois, o número de alunos que se encaixam nos critérios do programa é bem menor. 

A Prefeitura Municipal do Assu oferece 200 bolsas para um universo de 400 estudantes neste semestre. Prometendo aumentar no próximo semestre, esta promessa não nos conforta, pois o investimento nos últimos 3(três) anos tem sido um valor global de R$ 128.000,00 (cento e vinte e oito mil reais). Acreditamos que esse não é o momento de discutirmos questões socioeconômicas referentes aos estudantes e sim garantir o transporte ao assuense que busca se qualificar, pois, difícil é conseguir uma vaga no vestibular, mas, é humilhante ter que desistir por falta de transporte, com isso a cidade é quem perde.

Não estamos aqui defendendo, que é obrigação da Prefeitura Municipal do Assú realizar gastos, considerados absurdos pelos vereadores que votaram no projeto na última quinta-feira (28/02) com os estudantes, mas, argumentando que pelo menos, se mantenha o convênio anterior, pois, somos nós que vivenciamos essa realidade e sentimos o que é melhor para nossa classe. Defendemos porque conhecemos a realidade, somos nós que vivemos. Não temos medo de mudanças, como foi mencionado nos meios de comunicação local, por alguns defensores do poder público municipal, até porque buscamos o conhecimento e conhecimento gera mudanças, transformação do individuo e do seu meio social. Só queremos a oportunidade de buscar dias melhores pra nós e para nossa gente.

Consideramos absurdo, meus caros assuenses! A lei de Verba Indenizatória aprovada pelo os nossos ilustres vereadores no dia 14 de fevereiro de 2013, presente no diário oficial do nosso município no dia 15 de fevereiro, quem tiver interesse em conferir é só acessar (www.assu.rn.gov.br). A lei de acordo com o texto visto no diário; é denominada de Verba Indenizatória do Exercício Parlamentar e institui verba destinada exclusivamente ao ressarcimento das despesas do exercício parlamentar no valor de R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais) mensais. Essa verba é para os parlamentares gastarem com viagens de assessores, transporte, alimentação, combustível, lubrificantes e outras mordomias para o poder legislativo municipal. Fazendo uma ligeira operação matemática, constatamos que por ano, só com a Verba Indenizatória serão gastos pelo o município R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais), enquanto que se mantivesse o convênio anterior com os estudantes, o município gastaria 128.000,00 (cento e vinte mil reais) por ano.

Como vimos Assú, o gasto com os estudantes universitários não é o vilão, muito menos o gargalo orçamentário do poder executivo municipal, pois, se assim fosse não aprovariam a bizarra Verba Indenizatória. Essa é a verdade que não foi dita, essas, são palavras de revolta que talvez não sejam ouvidas, já que quase todos fazem parte do sistema. Por enquanto, pensemos na sociedade que temos, nos políticos que elegemos, porque hoje, somos nós que estamos sofrendo com o total descaso dos nossos políticos, (Vereadores e Prefeito). E o resto é silêncio... 


Thiago Romero
Comissão de Negociação de Assuntos 

Do blog de: Ana Valquíria

terça-feira, 5 de março de 2013

AÇÃO PARLAMENTAR

  Apodi sediará Primeiro Encontro Regional do PR após criação de núcleos e Conselho de Ética

Após a realização do grande encontro do Partido da República (PR), no último sábado (02), onde foi definida a criações das instancias de decisão, como os conselhos de ética, de estratégia e desenvolvimento partidário, o partido passa a discutir a formação de seus núcleos regionais, dentro de encontros que serão coordenados pelo presidente estadual, deputado federal João Maia em todas as regiões do Rio Grande do Norte.


O primeiro encontro já têm data e local definido. Será no dia 16 deste mês, em Apodi, onde estarão reunidas as lideranças republicanas do médio Oeste Potiguar. Com o lema “Mais perto das bases, mais perto do povo", os encontros regionais obedecerão a um calendário de datas que vem sendo elaborado pelo diretório estadual.


No encontro do último sábado alguns núcleos já foram definidos, dentre eles o Conselho de Ética, formado por oito membros de várias regiões do Estado. Os titulares são: Padre Nunes (Natal), Ivete Matias (prefeita de Brejinho), Pastor Alfredo Luiz (Pau dos Ferros), Paulo Brasil (Caraúbas) e Aldo Araújo (Serra do Mel). Já seus suplentes são: Arilson Medeiros (Santa Cruz), José Evangelista (Apodi) e Rodrigo Aladim (Macau). A escolha dos membros contou com a aclamação das mais de cem lideranças republicanas presentes ao encontro.


Deputado Federal João Maia
Assessoria de Comunicação

CAUSO

Café Invisível

      O saudoso Manoel Macena, de Assu, gostava de organizar jogos de baralhos em sua casa. Certa vez, já altas horas da madrugada, sem se levantar da mesa, acordou a esposa aos gritos:

- Joana, acorde mulher, e faça um cafezinho aqui pra gente. 

      Dona Joana da rede mesmo respondeu: 

- Tu não sabes que não tem café... Nem açúcar! 

      Manoel com ar de enfezado ordenou: 

- Não discorde de mim, mulher, faça assim mesmo... Eu num tô mandando?!

CAUSO: Livro Dez Contos & Cem Causos - Ivan Pinheiro
Arte pintura: Paul Cézanne "Os Jogadores de Cartas".

AÇÃO PARLAMENTAR

ATRAVÉS DE REQUERIMENTO O DEPUTADO GEORGE SOARES SOLICITA VIATURA PARA O CDP DE ASSU

Na Sessão Plenária desta terça-feira, o deputado George Soares apresentou requerimento solicitando ao Governo do Estado, em caráter emergencial, uma viatura policial para o Centro de Detenção Provisória de Assu - CDP. O pleito contempla um pedido do próprio CDP do município, que através de ofício encaminhado ao parlamentar relatou a caótica situação em que se encontra a unidade.

Atualmente o CDP de Assu abrange os termos das cidades de Carnaubais e Porto do Mangue e não dispõe de uma adequada infraestrutura para dar suporte e gerenciar a demanda carcerária, além de uma reduzida frota de veículo, prejudicando inclusive o atendimento a população.



“Após me inteirar da situação solicitei ao governo do Estado uma viatura para o local. O CDP de Assu é de fundamental importância, todo problema que a unidade enfrenta tem a população como principal prejudicada, vamos lutar por este pleito”, disse George Soares. 

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

ESPORTE

Delegação assuense conquista medalhas em competição da Federação Potiguar de Taekwondo

Com uma equipe formada por 15 atletas o taekwondo assuense participou domingo (3) do ‘Zona Norte Open de Taekwondo’.

Os atletas assuenses conquistaram 13 medalhas em 15 disputas, mostrando o potencial da equipe. Os atletas também conseguiram pontuação para o ranking estadual de Taekwondo que definirá a seleção potiguar que poderá disputar a Copa do Brasil de 2013.

Os medalhistas da equipe de Assú na competição foram Clécia Albano, Laizza Lopes, Maria Eduarda, Victor Bruno, Jonathas Ariel, Márcio Diêgo, Mariana Dantas, Bruna Silva, Nivia Barros, Maria Eduarda, Peterson Endres, Pedro Lucas e José Felipe. Joycieide Vivian e Fabiano Miguel conseguiram a quarta colocação.

Os destaques da equipe foram Clécia Albano - na categoria faixa preta -, Jonathas Ariel e Laizza Lopes, como revelação.

Postado por: Samuel Nário