quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

LIVRO


Nesta semana estou "agarrado" com Navarro - Um anjo feito sereno - um ensaio biográfico sobre Newton Navarro pesquisado pela jornalista Sheyla Azevedo.

O livro me foi emprestado pela amiga Ana Valquíria - conselheira da Lei de Incentivo a Cultura Djalma Maranhão do município do Natal - de onde foram captados os recursos para esta obra.

Uma pérola. A pesquisa mostra a diversidade cultural do grande artista Newton Navarro. A autora externa em sua apresentação que: "Impossível falar de Newton navarro sem a presença de inúmeros adjetivos nos depoimentos dos que o conheceram. Adjetivos sempre acompanhados de muitas histórias. Algumas engraçadas, outras com uma atmosfera trágica, sofrida, controversa, como devem ser as histórias que tratam de uma pessoa incomum, de um artista irrequieto e com mananciais de ideias brotando em cada gesto. 

Considerado por muitos um "gênio" e, com o perdão dom trocadilho filmesco, também um "indomável", Newton Navarro não passava despercebido. A menos que quisesse. Embora a circunspeção e o comedimento fizessem parte de seu comportamento enquanto sóbrio, por outro lado, quando  acompanhado do torpor das bebidas quentes, ele era um furacão que espalhava erudição, generosidade, conhecimento e, muitas vezes, outras impressões aos seus interlocutores, como surpresa, encantamentos e também mágoas, muito embora passageiras". 

Recomendo a leitura deste livro colhido no roçado norte-rio-grandense.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário