domingo, 22 de dezembro de 2013

LITERATURA POTIGUAR



O clássico autor argentino Jorge Luís Borges dizia que o livro era o mais espetacular dos instrumentos utilizados pelo ser humano, pois ele atua como uma extensão da memória e da imaginação. O escritor Marcos Medeiros, com sua nova obra, faz jus a esta famosa citação. Com muita criatividade e domínio ele criou uma história cativante e envolvente que demonstra tanto a utilidade quanto a função humanizadora da literatura em nossas vidas.
Como toda manifestação artística, a literatura acompanha a trajetória humana, e por meio de palavras, ela constrói mundo familiares, em que pessoas semelhantes a nós vivem problemas idênticos aos nossos. É a narrativa do jovem Felisberto, que desde que nasceu enfrenta os entraves da vida. A obra literária, neste caso o livro Aflições de Um Sonhador, também exprime, pela criação ficcional, reflexões e emoções que parecem ser tão nossas quanto as de quem registrou.
Aflições de Um Sonhador têm várias passagens que demonstram algumas das funções da literatura, dentre elas levar o homem a reflexão, afinamento das emoções, disposição para com o próximo, entre outras.
É importante enfatizar que para que o mundo literário ganhe vida, precisamos habitá-lo. Em outras palavras, temos que aceitar o convite feito pelo autor para entrarmos, sem medo, nos caminhos criados pela ficção. E essa é a proposta do escritor Marcos Medeiros em sua nova obra.
Segundo Antônio Cândido, um dos maiores críticos de literatura do pais, toda obra literária é antes de qualquer coisa uma espécie de objeto, de objeto construído; e é grande o poder humanizador desta construção, enquanto construção.
Por meio da historia de Felisberto, a literatura através do escritor Marcos Medeiros, acaba de nos oferecer possibilidades de resposta a indagações comuns em todos os seres humanos. Na obra Aflições de Um Sonhador, querendo ou não, esperamos encontrar respostas que deem sentido a nossa existência, que nos ajude a compreender um pouco mais de nós mesmos e da nossa vida.
Trilhar esse caminho da literatura nos põe em contato direto com a nossa humanidade e ajuda a revelar um pouco mais de nós mesmos.

Thiago Gonzaga.
Postado por 101 Livros do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário