domingo, 29 de dezembro de 2013

HISTÓRIA

Primeiros Nomes do Assú - PARTE III
Arraial de Nossa Senhora dos Prazeres

No ano de 1697 o recém nomeado capitão-mor da Capitania do Rio Grande, Bernardo Vieira de Melo reclamou ao governador geral, o abandono das sesmarias concedidas, anteriormente, inclusive a de João Fernandes Vieira, pelo que o governador mandou fazer as demarcações e nova distribuição. (Fonte: Projeto Memorial Indígena. Sociólogo da UFRN Arlindo Melo Freire).

Devidamente autorizado, Bernardo Vieira de Melo chega ao Arraial de Santa Margarida, com forças da Bahia, Pernambuco e o Terço dos Paulistas, com o intuito de expulsar os indígenas, de acordo com o desembargador Christovam Soares Reymão, Ouvidor Geral, e funda no dia 06 de fevereiro de 1696 o ARRAIAL DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES.

O capitão-mor Bernardo Vieira depois de quase três meses na região, obteve êxito. Conseguiu dizimar parte dos indígenas. Aqueles que escaparam se refugiaram no Ceará. Muitos foram capturados e detidos para serem utilizados como escravos. Dado por satisfeito, Bernardo Vieira nomeia capitão o cabo Theodosio da Rocha e o deixa no Arraial com uma guarnição de 30 soldados. Contando com total apoio dos moradores, cria no dia 24 de abril de 1696 o quartel denominando-o de Presídio de Nossa Senhora dos Prazeres, em virtude do dia consagrado àquela santa. (Medeiros Filho, 1984; 124).


Começa a partir deste período a colonização deste rico solo com agricultura e pecuária. Neste ramo, com destaque para as charqueadas. Existe uma rua na cidade do Assú que leva o nome do Capitão-Mor Bernardo Vieira de Melo. 
Fonte: Assu - Dos Janduís ao Sesquicentenário.
Foto ilustrativa: utinga.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário