terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CONTO

SANTA TEREZA
 
- Apressa menina, senão vamos chegar atrasados! – Gritou Dona Francisca para sua filha Tereza.
            A garota estava ansiosa e nervosa. Este dia era esperado há muito tempo. De família extremamente religiosa ela tinha um sonho: se confessar com Frei Damião – o santo milagreiro do povo nordestino.
            A década de sessenta tinha sido difícil para os nordestinos: estradas precárias, falta de energia em quase todos os lugares, meios de transportes escassos, falta d’água nos sertões secos... Este quadro foi diversas vezes bem retratado nas poesias de Renato Caldas, Sinhazinha Wanderley, Francisco Amorim, Chico Traíra e tantas outras feras da literatura poética que habitaram a região do Vale do Açu. 
            A pequena comunidade de Juazeiro, onde residia à família de Dona Francisca ficou praticamente desabitada. Até o velho Lourenço que estava acometido de um forte reumatismo viajou para a cidade do Assú numa carroça para participar da missão de Frei Damião e Frei Fernando, dois frades pertencentes à Ordem dos Capuchinhos que percorriam as cidades da região Nordeste, como andarilhos das estradas afora, a levarem para as pessoas a mensagem do evangelho com muito radicalismo e muita fidelidade aos ensinamentos bíblicos.
            Quando a família de Tereza chegou defronte a Matriz de São João Batista a luz solar já começava a desaparecer no horizonte. A multidão se comprimia para tocar em Frei Damião na sua “procissão de penitência” da casa paroquial à Igreja passando lentamente entre os fiéis.
            Era a última missa do dia. Dela participaria certamente o maior número de católicos. Em decorrência do atraso toda família de Tereza teve de ficar em pé. A celebração começou pontualmente às dezoito horas.
- “No inferno o calor é bilhões de vezes pior que no Nordeste. As labaredas sobem e queimam sem parar o corpo dos adúlteros, das prostitutas, dos afeminados e dos criminosos...” - Disse o Frei na abertura de sua homilia com a voz rouca, quase inaudível.
            Depois da pregação foi formada uma fila quilométrica para confissões. Sentado num tamborete de madeira o frade capuchinho escutava cada devoto com muita atenção, olho no olho, o cotovelo no joelho e a mão no queixo apoiando a cabeça. Desta posição quase não se mexia, vez por outra parava por alguns segundos para tomar um golinho de café bem forte. Afinal precisava de resistência para adentrar até altas horas da noite.
            Tereza estava na fila acompanhada pelos seus pais. Estava nervosa...  Era a primeira vez que iria se encontrar com Frei Damião. Não bastasse, estava ali com o privilégio de se confessar com ele. Tinha plena certeza de que aquele momento marcaria sua vida, realizaria um sonho, fortaleceria sua fé no catolicismo e a devoção pelo “Santo Milagreiro do Sertão”.
             A fila andava lentamente. Quando Tereza conseguiu chegar à porta principal da Matriz fez o sinal da cruz, dobrou-se num gesto de respeito e adoração ao Santíssimo. Verificou seu vestido branco de cambraia bordada para ter a certeza de que ele estava bem composto... Ajeitou a mantilha na cabeça, segurou com as duas mãos o terço e começou a rezar incessantemente. Suas feições eram como se estivesse caminhando rumo ao céu. Vez por outra era interrompida pelos cochichos da mãe que estava por atrás.
- Cuidado com o que vai dizer minha filha. Não quero que Frei Damião lhe passe nenhum castigo. Ele é um santo...
- Pode deixar mamãe, eu vou tomar muito cuidado.
            O pai de Tereza vendo que a mãe estava exagerando tentou aliviar a pressão.
- Francisca deixe a menina em paz! Vai dar tudo certo. Afinal Tereza já tem 14 anos. Está bem grandinha sabe se pecou ou não.
            Mesmo a contragosto a mãe se comportou melhor. Já passava das oito da noite quando chegou o momento crucial. Tereza chegou perante o capuchinho curvou-se, fez o sinal da cruz e ajoelhou-se. Ela tinha a certeza de que estava ali diante de um homem diferente... De alma pura.  Frei Damião a encarou e ela na sua ingênua timidez baixou a vista.
- Conte seus pecados minha filha... – Falou pausadamente o Frei.
            Tereza ficou calada. Olhou para ele como que pedindo socorro. O nervosismo era tanto que as palavras não chegavam nem a serem balbuciadas.  
- Está nervosa, menina? Calma! Vou lhe ajudar. Tudo que eu perguntar você vai dizendo se fez ou não. Já desejou mal ao próximo?
- Não senhor. Deus me livre!
- Já desrespeitou pai e mãe?
- Ave Maria... Deus me defenda! 
- Já levantou falso testemunho?
- Nunca! Deus me guarde!
- Já sentiu inveja de alguém?
- Jamais! Deus me castigue se isso acontecer.
            Frei Damião olhando cara a cara para a adolescente mais uma vez perguntou:
- Qual seu nome minha filha?
- Maria Tereza da Silva – Respondeu Tereza com voz trêmula, instante em que Frei Damião lhe anunciou a penalidade:
- Faça o seguinte minha filha: se levante, procure um altar aqui na Igreja e fique lá... Santa Tereza!                                                                                                                  
Livro: Dez Contos & Cem Causos 
Autor: Ivan Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário