terça-feira, 26 de novembro de 2013

MUNICÍPIOS


“OBSERVAMOS QUE O MANGUE AINDA SOBREVIVE NATURALMENTE EM SUAS MARGENS, SENDO MUITO PROPICIO O HABITAT DA ESPÉCIE CONHECIDA COMO CARANGUEJO”.

Com tanto desrespeito pela vida e pelo planeta, é muito dignificante perceber que ainda existem áreas preservadas onde o homem com sua ambição desmedida não destruiu ainda.
Porto do Mangue é um município localizado na microrregião do Vale do Assu. Possui área territorial de 319km² e no ano de 2010 a sua população era estimada em 5.217 habitantes segundo dados do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ).

Conta a história do município que algumas famílias foram atraídas para o lugar devido a movimentação diária ocasionada pelo pequeno porto marítimo que se localizava à beira de um mangue. Essas famílias acompanhavam homens que exerciam atividades marítimas, daí o nome Porto do Mangue.
O município foi prosperando através da pesca e de outras atividades marítimas. Juntamente com a extração vegetal e cultivo de pequenas lavouras. No dia 28 de dezembro de 1995, através da Lei nº 6.851, Porto do Mangue teve suas terras desmembradas do município de Carnaubais, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

O Rio Manguin localizado na área geográfica do Município de Porto do Mangue, continua sendo uma fonte de sobrevivência aos pescadores da região, mas especificamente a população da comunidade de Logradouro que cotidianamente retira do rio o seu sustento doméstico.
É um município historicamente pesqueiro que vem exercendo atividades marítimas ao longo do tempo. Sendo de relevante importância a preservação ambiental dessa área do mangue, para que as gerações futuras possam conhecer na prática a história desse município reconstituída na vida diária.
Postado por: De olho no Assú

Nenhum comentário:

Postar um comentário