domingo, 17 de novembro de 2013

REGISTRO HISTÓRICO



Sílvio Calas, um dos maiores artífices da canção popular brasileira, responsável pela introdução da seresta na MPB, esteve na cidade de Assu em 1972, de passagem para Fortaleza, para rever e abraçar o bardo matuto assuense Renato Caldas, seu velho amigo e companheiro de farras nos tempos em que Renato viveu no Rio de Janeiro (década de trinta e quarenta). Pois bem, ao chegar na modesta casa do poeta, da praça Pedro Velho, 74, hoje um prédio comercial, Sílvio começou a cantar, para surpresa de Renato que após ouvi-lo, abraçou o amigo e parente Silvio, na presença de curiosos e admiradores. Ambos, além de amigos, considerava-se parentes.

O cantor Silvio no seu disco intitulado "História da Música Popular Brasileira", 1974, LP gravado ao vivo (imagem acima), diz ao se referir à Natal, ao Rio Grande do Norte, o seguinte: "Os Caldas do Assu, todos meus parentes. Sabe lá o que é isso, Renato Caldas, o grande poeta".
.
Por sinal, foi Silvio que apresentou Renato Caldas a Noel Rosa, Chico Alves e Almirante, que ficaram amigos íntimos e companheiros de mesa de bar, claro.

Fica, portanto, mais um importante registro para constar em letras vivas na história da terra assuense.

Postado por Fernando Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário