terça-feira, 17 de setembro de 2013

CENÁRIO HUMANO DO ASSU

DONATILA FERNANDES – A MINISTRA
Ivan Pinheiro
Milhares de pessoas, das mais diferentes naturalidades, no limiar da história deste Vale já foram adotadas como filhos(as) das diversas cidades que compõem a Região. Muitas destas tomam a água do Rio Piranhas, gostam, e nunca mais abandonam este torrão, tal qual a ‘Terra Prometida’. Outras, no decorrer dos anos, transformam-se em personalidades, recebem o honroso título de 'Cidadão(a)’ pelos relevantes serviços prestados em favor da coletividade. Podemos apontar como exemplo a amável e incansável Ministra da Eucaristia DONATILA FERNANDES DA COSTA que o Assu teve a felicidade de acolhê-la. 

Donatila Fernandes é natural de Martins – cidade mirante do Rio Grande do Norte - o ponto mais alto do Estado. Filha do casal Senhor Odorico Leite da Costa e Senhora Alice Fernandes dos Santos (ambos in-memorian). Recebeu suas primeiras instruções educacionais na sua própria terra onde cursou até o II grau. Veio para o Assu no ano de 1965 pensando que ia “passar uma chuva” e, de lá para cá, já testemunhou diversas secas e cheias... Aprendeu a querer bem a região e, até hoje, só retornou a sua cidade natal para visitar parentes.

Formada em Pedagogia e Administração escolar (FURRN). Exerceu o cargo de professora na rede estadual de ensino, foi diretora do Instituto Padre Ibiapina e também lecionou nas escolas estaduais Tenente Coronel José Correia e Manoel Pessoa Montenegro e, por último, no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão (UERN). Atualmente, aposentada de suas atividades profissionais dedica a vida ao voluntariado nas missões religiosas da Paróquia de São João Batista - Assu.

O povo da 'Terra dos Poetas' aprendeu a respeitar Donatila pela sua dedicação e responsabilidade em tudo que faz. Na educação sempre buscou acompanhar o cotidiano de seus alunos e orienta-los na formação familiar. Seu desempenho à frente dos serviços da Igreja Católica possibilitou um maior respeito dos fieis pelo seu filantropismo, rebanhando os paroquianos de São João Batista, seja como Ministra da Eucaristia, como coordenadora da Pastoral da Liturgia ou em qualquer outra atividade desenvolvida pela Paróquia em Assu e num passado próximo, nos municípios de Carnaubais e Porto do Mangue.

Por proposição do então Vereador Andiere Rosendo Dantas, Donatila Fernandes da Costa foi agraciada com o merecido título de Cidadã Assuense

Mesmo com o peso da idade, a octogenária Donatila, procura, diariamente, desempenhar com ardor o valoroso trabalho de evangelização dentro dos preceitos da Igreja Católica Apostólica Romana. O amor, a humildade, a responsabilidade, o respeito para com os seus semelhantes fazem dela uma pessoa singular, Iluminada pelo Espírito Santo e protegida por Deus para plantar sementes férteis de amor e fé nos corações das pessoas. 

Donatila traz no coração o dom de amar ao próximo. Portanto, merece de todos nós carinho, compreensão, estima, amor recíproco e muita oração para que Deus possa derramar sobre ela bênçãos de paz, saúde e fé para continuar cumprimento sua missão: SERVIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário