quinta-feira, 1 de agosto de 2013

MUNICÍPIOS DO RN

ALEXANDRIA/RN

Vista aérea de Alexandria
O município de Alexandria/RN, situa-se na microrregião de pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, localizando-se a uma distância de 369 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 381,202 km², e sua população foi estimada no ano de 2012 em 13 467 habitantes, (IBGE). A sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e na vegetação do município predominam a caatinga hiperxerófila e a floresta caduficólia. 

Alexandria foi emancipado de Martins e Pau dos Ferros na década de 1930. O nome do município é uma referência a Alexandrina Barreto Ferreira Chaves, filha de um ex-senador e ex-governador do estado do Rio Grande do Norte: Ferreira Chaves. Desde a sua emancipação, desmembraram-se de seu território os municípios de Tenente Ananias (1962), João Dias e Pilões (os dois últimos em 1963).

Sua principal atração turística é a Serra Barriguda, que é atualmente uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte e tem formato semelhante ao de uma mulher grávida. 

Alexandria ainda conta um rico artesanato e realiza uma quantidade diversa de eventos todos os anos, como o Carnaval Tradição, realizado anualmente no município e considerado atualmente como um dos melhores do Estado.

Praça de Alexandria
HISTÓRIA

O documento mais antigo alusivo à existência humana no atual município de Alexandria foi descoberto pelo historiador Dr. Antonio Fernandes Mousinho, na última década de 50. Trata-se de um velho tombo de demarcação, no qual, às fls. 13 e verso, em 26.09.1759, o preto alforriado José da Costa, analfabeto, pondo a mão direita sobre os santos evangelhos e jurando falar a verdade, afirmou contar a idade de 63 anos e morar na Fazenda Barriguda.

Intitulado por Dr. Mousinho Fernandes como “a certidão de batismo” de Alexandria. Após profundas, criteriosas e reiteradas pesquisas junto a diversos documentos do Século XVIII, o advogado George Veras concluiu que a razão mais consentânea da primitiva denominação do lugar – Barriguda – deriva da serra localizada nas encostas da cidade.

Segundo o pesquisador, na obra já indicada, há mais de duzentos e cinquenta anos, a pedra já era conhecida como Serra Barriguda, devido a sua parte frontal apresentar semelhança com o estado de uma mulher durante a gestação.

Então, sendo Serra Barriguda, e não Serra da Barriguda, a correta denominação da grande pedra que emoldura toda a cidade de Alexandria, inteira razão há para se atribuir ao mesmo acidente geográfico a origem da primeira denominação do lugar.

Por meio de lei datada de 12.11.1913, a Intendência Municipal de Martins atribuiu à povoação da Barriguda a denominação de Alexandria, homenageando, assim, a senhora Alexandrina Barreto Ferreira Chaves, esposa do então Desembargador e Senador Joaquim Ferreira Chaves Filho, ex-governador do Estado e, na época, recém-eleito para chefiar, pela segunda vez, o Poder Executivo Potiguar.

Nascida em 05.10.1854, no Sítio Curral Velho, então município de Maioridade (atualmente denominado de Martins) e hoje integrante do atual município de Alexandria, Alexandrina Barreto era filha de Domingos Velho Barreto e de Ignácia Francisca de Albuquerque Barreto.

Conhecida como pessoa bondosa, benfeitora e solidária, além de fonte inspiradora da grande maioria dos atos políticos e administrativos do seu esposo, Dona Alexandrina faleceu em 10.01.1921, às 11 horas, na sua residência, situada na Rua Conde do Bonfim, nº 70, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), vítima de moléstia de Addison, decorrente de uma gripe, sendo sepultada no Cemitério São Francisco Xavier, Caju, na então capital da República.

Por meio da Lei nº 572, de 3 de dezembro de 1923, o então governador Antonio José de Mello e Souza elevou a povoação de Alexandria à categoria de vila, mantendo a denominação.

Como consequência do desenvolvimento do lugar e do esforço empreendido por Manoel Emídio de Sousa, Dr. Gregório Nazianzeno de Paiva, Noé Muniz Arnaud, Benício de Paiva Cavalcante, Pedro Lobo da Costa, Cícero Dutra de Almeida e Benedito de Paiva Cavalcante, dentre outros, objetivando a emancipação política, o então Presidente Interino Revolucionário do Rio Grande do Norte, Irineu Joffily, editou o Decreto nº 10, de 7 de Novembro de 1930, criando o Município, com a denominação de João Pessoa, em homenagem ao líder político da Paraíba, assassinado em julho do mesmo ano.

O decreto instituiu como sede do município a então Vila de Alexandria, que também passou a ser denominada de João Pessoa, criando-se, ainda, o Distrito Judiciário, integrante da Comarca de Martins.

Constituído por partes dos territórios de Martins, do qual era integrante, e Pau dos Ferros, o Município de João Pessoa foi instalado em 15 de novembro de 1930, ocasião em que foi nomeado e empossado seu primeiro prefeito, o senhor Noé Muniz Arnaud.

Seis anos após a criação do Município com a denominação de João Pessoa, foi restabelecido o nome Alexandria, concomitantemente com a elevação da Vila à Cidade, por iniciativa do Deputado Estadual João Marcelino de Oliveira, autor de proposição transformada na Lei nº 19, de 24.10.1936, sancionada pelo Governador Rafael Fernandes.

A mudança ocorreu com o objetivo de evitar as constantes confusões postais e comerciais com a capital paraibana, vez que a identidade de nome entre ambas as localidades provocava atrasos e extravios nas correspondências e mercadorias dirigidas à então Vila, as quais eram remetidas, antes, à homônima do vizinho Estado.

De igual modo, buscou-se restaurar a homenagem prestada à ilustre filha Alexandrina, na época já falecida.

Informações extraídas, resumidamente, do livro “Alexandria – Retratos de uma História” – 2007, de autoria do advogado George Veras.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Serra Barriguda
A Serra da Barriguda, um pico de granito, com altitude de 602 metros acima do nível do mar e altura de 310 metros, é a maior referência e eterno cartão postal da cidade. Assim como o nome da cidade de Alexandria, existem também duas versões para nome Serra Barriguda a primeira deve-se ao formato da serra que na sua parte frontal e com total destaque a pedra se assemelhar com uma mulher grávida. E a segunda seria a existência, em data remota, de uma árvore frondosa chamada de barriguda no pé da serra e um olho d’água, onde os tropeiros que passavam na estrada paravam e descansavam na sombra da árvore e matavam a sede.

A Serra Barriguda concorreu e ganhou no ano de 2007 como a 1° maravilha do RN, concorreram ao título 133 maravilhas dessas, 74 eram construções (igrejas, castelos faróis entre outras obras) e 59 belezas naturais (serras, praias, matas e demais criações da natureza).

A Serra Barriguda recebeu 16.224 votos; 2.815 votos a mais que o segundo colocado o Morro do careca em Natal, que obteve 13.409 votos ganhando com folga a disputa. A Serra é uma ótima opção para escaladas e praticantes de esportes radicais.

CARNAVAL
Pórtico de divulgação do carnaval da Cidade
Tratando-se de carnaval no Rio Grande do Norte, uma referência especial ao carnaval de Alexandria, considerado um dos melhores do estado. Há décadas, o carnaval de Alexandria é o melhor do interior, sendo, sem dúvida, o de maior frequência e sucesso do Oeste Potiguar, animado principalmente, pelos inúmeros blocos que atuam no período, e os foliões da cidade, período que o filho ausente da terrinha aproveita pra visitar sua família e se divertir.

RELIGIÃO CATÓLICA

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Os católicos de Alexandria realizam festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição comemorada no período de 28 de novembro a 8 de dezembro. A festa consegue reunir considerável parte da comunidade católica, oferecendo uma programação religiosa, social e cultural.

INSTITUTO ZULMIRINHA VERAS


Sede do Instituto Zulmirinha Veras
Fundado em 09/11/2007, o instituto Zulmirinha Veras homenageia a cidadã Zulmira Maria Veras de Oliveira Lobo, nascida em 09/11/1958, no município de Alexandria (RN) e falecida em 13/07/2007, na cidade de Natal (RN).

O instituto Zulmirinha Veras é uma pessoa jurídica de direito privado, sob forma de associação e sem fins lucrativos, que tem por finalidade apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano, atuando nas áreas de cultura, meio ambiente, turismo, voluntariado, promoção social, esporte, lazer e cidadania.

Fonte: http://prefeituradealexandria.com.br / pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário