segunda-feira, 19 de agosto de 2013

DAS ANTIGAS


Fernando Caldas (Fanfa) e irmãos.

No começo dos anos sessenta fora criada (fruto do trabalho de dom Eliseu) na cidade de Assu, o Serviço Telefônico Paroquial. Inicialmente foram instalados 50 terminais telefônicos. A Central funcionava num prédio da paróquia, parede e meia com a casa da escritora Maria Eugênia, que fora demolido para alargar a rua então conhecida como Beco do Padre, atual Fernando Tavares. 
Aquele serviço funcionava por meio de pilhas custou 20 mil cruzeiros (moeda da época). Simultaneamente poderia se fazer 14 ligações entre os diversos aparelhos da cidade, através de uma Central Telefônica que atendia dia e noite. 
Aquele sistema de comunicação veio a pertencer depois a uma sociedade denominada Companhia Telefônica – CIT, então dirigida por João Marcolino de Vasconcelos e, posteriormente veio a ser encampada pela TELERN, que veio depois a ser denominada TELEMAR e atualmente OI. 
Cada usuário daquele serviço telefônico veio a ter a título de indenização pelas suas quotas, direito a dois terminais telefônicos. A fotografia acima podemos conferir o aparelho telefônica da linha instalada na residência do Sr. Edmilson Lins Caldas, pai do editor deste blog..
Postado por Fernando Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário