quinta-feira, 4 de julho de 2013

LANÇAMENTO DE LIVRO

“O Mundo Varzeano de Manoel Rodrigues de Melo”

"Além dos meus filhos e ter me formado em jornalismo depois de todos criados, registrar a região onde nasci e ao mesmo tempo reverenciar um escritor que admiro desde pequena, publicar esse livro é uma grande emoção por ser mais uma realização pessoal”, conta a professora Maria da Salete Queiroz da Cunha.

Com produção da Fundação Félix Rodrigues - Ponto de Cultura Casarão de Ofícios, será lançado nesta sexta-feira, dia 5, em Natal, a partir das 18 horas, na Pinacoteca do Rio Grande do Norte (Palácio Potengi), o livro “O Mundo Varzeano de Manoel Rodrigues de Melo”, de autoria de Maria da Salete com fotografias de João Vital Evangelista Souto.

Com apoio da Lei Câmara Cascudo e patrocínio da Petrobras, o livro retrata paisagens, tipos e costumes do Vale do Açu registrados na obra do escritor varzeano e que foram objeto de estudo da professora em sua dissertação de mestrado, aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2001.

“O texto desse livro é simplesmente o primeiro capítulo da minha dissertação de mestrado, todo ele está ali, onde destaco a visão poética e a riqueza de detalhes que o grande escritor Manoel Rodrigues de Melo (1907-1996) descreveu sobre a região que fica a nordeste da bacia hidrográfica do rio Açu e que engloba os municípios de Assu, Ipanguaçu, Carnaubais, Alto do Rodrigues, Pendencias, Porto do Mangue e Macau”, conta a professora.

Segundo o professor e pesquisador da literatura do Rio Grande do Norte Tarcísio Gurgel, “Não há ninguém melhor identificado e mais amorosamente vinculado à região do Vale do Açu que o escritor Manoel Rodrigues de Melo. Não lhe faltaram, é certo, contatos com outras regiões fascinantes do Estado – o Seridó, em cuja cidade de Currais Novos viveu boa parte da juventude, e a litorânea da Capital onde acabaria vivendo anos mais produtivos de sua atividade intelectual – daí resultando livros e sede própria da Academina Norte-rio-grandense de Letras cuja construção foi obra sua. Mas a experiência com essa outras regiões não pode jamais ser comparada com o afeto por ele demostrado pela região de origem”.

Complementa o texto a fotografia de João Vital Evangelista Souto. A sua experiência na área de meio ambiente, especialmente focada no bioma caatinga, característico do nordeste brasileiro, foi decisiva para a perfeita integração de texto e imagem que caracteriza o livro. “Quando o meu irmão Geraldo Queiroz me mostrou fiquei sem palavras, porque o maravilhoso registro fotográfico de João Vital Evangelista Souto completou toda a poesia que reflete a beleza da natureza daquela região que só aparece no inverno. Porque durante a o período da seca tudo muda de cor”, destaca a autora.

A programação de lançamento da obra conta ainda com a exposição fotográfica sobre o tema, organizada pela Fundação Félix Rodrigues. A instituição, que compõe a Rede Nacional de Pontos de Cultura, mantém em sua sede na cidade de Pendências o Espaço Cultural Manoel Rodrigues de Melo, que desenvolve um trabalho de preservação da memória do escritor e da região. A data foi escolhida em comemoração ao nascimento do autor de Várzea do Açu, Cavalo de Pau, Patriarcas e Carreiros, ocorrido em 7/7/1907.

“Destaco ainda a importância da Fundação Félix Rodrigues que fica na casa onde nasci em Pendências e a nossa família doamos a população da região, onde além, de cursos, eventos culturais, ações de estimulo a leitura, entre outros, esse livro também estará a disposição da comunidades, afinal é um registro histórico”, completa Maria Salete.

Além de Natal, as cidades de Assu, Macau e Pendências estão incluídas no programa. Em Assu, o lançamento será realizado no Cine Teatro Pedro Amorim, dia 25 de julho, às 10h. Em Macau, dia 8 de agosto, às 10h, no Centro Petrobras de Cultura Porto de Ama. O encerramento será em Pendências, dia 22 de agosto, na sede da Fundação Félix Rodrigues, onde ficará em caráter permanente a exposição fotográfica.
Fonte: Jornal de Hoje - Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário