terça-feira, 9 de julho de 2013

HISTÓRIA

CURIOSIDADES SOBRE ARCELINO COSTA LEITÃO 
EX-PREFEITO DO ASSU
 
1957 / BASTIDORES DA POLÍTICA - O cidadão Arcelino Costa Leitão que chegou ao Assu gerenciando a 'Lojas Paulistas', nos idos anos quarenta, depois, foi ser gerente da firma “Algodoeira João Câmara & Irmãos”, foi convidado pelo ex-prefeito Edgard Borges Montenegro para compor a sua chapa como vice-prefeito pelo partido da União Democrática Nacional – UDN.
         Certo dia, se aproximando o pleito, Edgard convida “Costa” para irem à Natal comunicar ao ex-chefe político Pedro Amorim, a quem gostava de consultar antes de decidir-se politicamente, a indicação de Costa como seu companheiro de chapa. Na capital, Costa sabendo que Dr. Pedro Amorim não lhe tinha simpatia, precavido, ficou aguardando Edgard e consequentemente um resultado que lhe fosse satisfatório, na calçada da casa do então ex-político, mas ainda com muita influência que, foi decidido e taxativo:
         - “Edgar, você sim! Costa, não!”
         Recusou em solidariedade a um amigo e correligionário que tinha perdido sua mulher que fugiu com Costa para viverem um caso de amor.
         Costa escutou as palavras desagradáveis de 'Doutor Amorim', voltou para o Assu, aliou-se à liderança de Olavo Montenegro, candidatou-se a prefeito pelo Partido Social Democrático – PSD, ganhando a eleição para o líder carismático, novo na vida pública, bom de microfone, engenheiro agrônomo e comandante Edgard Montenegro, sucedendo Francisco Amorim. (Fernando Caldas, 1998, 24/25).   

1957 novembro – A Câmara Municipal do Assu, rejeitou a concessão do título de cidadão assuense proposto pelo vereador Celso da Silveira para Pedro Viana Neto, João Germano Sobrinho e Arcelino Costa Leitão. Viana era o Juiz de Direito da Comarca; João Germano, Tabelião do 1º Cartório e Costa Leitão, o gerente da poderosa algodoeira João Câmara Indústria e Comércio. Motivo da rejeição: política e preconceito. (Celso da Silveira, 1995: 123).
       
1959/63 – Assume como o oitavo Prefeito do Município do Assu o Sr. Arcelino Costa Leitão. O Sr. Pedro Borges de Andrade era o Vice-Prefeito e, como tal, Presidente da Câmara Municipal. A Câmara Municipal foi composta por 14 Vereadores: Maria Olímpia Neves de Oliveira, Walter de Sá Leitão, José Bezerra de Sá, Sebastião Pinheiro de Oliveira, Manoel Batista de Souza Filho, Ernesto Carlos de Souza e Vicente Severo de Moura, pelo Partido Democrático – Waldemar Campielo Maresco, Agnaldo Gurgel de Freitas, João Marcolino de Vasconcelos, João Batista da Costa, Astério Barbosa Tinôco e Alfredo Soares de Macêdo Neto, pela União Democrática Nacional e Antonio Benevides Filho, pelo Partido Trabalhista Nacional. (Celso da Silveira, 1995: 123/4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário