sábado, 27 de julho de 2013

EVENTO

JOACIR RUFINO NO CONGRESSO DA SOBER

O mestre em economia rural e regional e professor adjunto do Departamento de Economia da UERN/Assu, Joacir Rufino de Aquino (de camisa azul), ministrou painéis no 51º Congresso da Sober 2013. Segundo Joacir o debate com o Secretário Nacional de Agricultura Familiar, Valter Bianchini, e com o Dr. Antônio Moraes, do Ministério da Agricultura, foi bastante caloroso. 

- "No geral, esse foi sem dúvida o melhor evento que já participei e estou muito feliz com a boa repercussão da nossa mesa, coordenada brilhantemente pelo prof. Lauro Mattei (UFC). Agora é descansar e partir para outros desafios!" Analisou.

O tema foi: FINANCIAMENTO DA AGRICULTURA BRASILEIRA: CENÁRIO ATUAL E PERSPECTIVAS. O objetivo da presente exposição foi analisar a dinâmica da distribuição do financiamento rural no Brasil e discutir alguns aspectos do problema do endividamento dos produtores.

O artigo de Rufino, em resumo, objetiva analisar a importância socioeconômica e as desigualdades que caracterizam a agricultura familiar no estado da Paraíba. Para tanto, utiliza dados de “tabulações especiais” do Censo Agropecuário 2006, elaboradas segundo o recorte da Lei da Agricultura Familiar e das normas do Plano Safra da Agricultura Familiar 2006/2007. 

O trabalho mostra que a agricultura familiar é o segmento social mais relevante no rural paraibano. Todavia, há uma grande heterogeneidade e desigualdade social no interior dessa categoria de produtores, onde a maioria são extremamente pobres e apenas uma pequena parcela consegue sobreviver a partir das atividades agropecuárias. Essa constatação revela o risco de considerar a agricultura familiar como um setor homogêneo e, ao mesmo tempo, abre novas possibilidades de pesquisa que podem ampliar o campo de ação das políticas públicas de desenvolvimento rural.

O Campus Avançado prefeito Walter de Sá Leitão - UERN/Assu está de parabéns. 

Parabéns amigo Joacir. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário