quarta-feira, 3 de julho de 2013

BACIA DO RIO PIRANHAS

RN, PB e ANA discutem gestão compartilhada do rio Piranhas-Açu


A problemática de alocação de água na bacia do rio Piranhas-Açu em virtude da estiagem, foi o principal tema de uma reunião realizada hoje pela manhã (03) no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Estavam presentes o Secretário Estadual do meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, o Diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varela, o Diretor Presidente da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), João Vicente, o Diretor de Operação e Manutenção da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), José Mota e o Presidente da Companhia de águas e Esgotos do RN (Caern), Yuri Tasso.

Na ocasião, a ANA fez uma apresentação sobre a situação do sistema de reservatório Coremas Mãe D'água/Armando Ribeiro Gonçalves que se localiza no rio Piranhas-Açu, com objetivo de discutir sua operação e definir as ações de monitoramento, fiscalização e Gestão.

De acordo com sub coordenador de planejamento da Semarh, Nelson Césio, essa reunião foi necessária, pois nesse momento de seca é preciso otimizar o uso da água nessa bacia. "A ANA, o RN e a PB precisava se reunir para definir como será a gestão desse importante sistema", disse Nelson.

Ficou acordado que haverá uma redução na vazão liberada pelas duas barragens, pois, Segundo Nelson, a quantidade de água que sai está sendo maior que a quantidade consumida. "Essa liberação será gradativa e acompanhada por técnicos da ANA, do Dnocs, do Igarn, Caern e Cagepa" disse ele.

Outra conclusão da reunião foi a de que técnicos da ANA também farão uma fiscalização na calha do rio Piranhas, no trecho entre os dois reservatórios citados, para verificar possíveis usos irregulares, como também barramentos. Nesta situação de estiagem o uso prioritário é para abastecimento Humano.

"Essa foi uma reunião histórica, de construção de consensos para o uso racional de águas compartilhadas na bacia desse rio que abrange os dois estados", ressaltou Paulo Varela.

Para Leonardo Rêgo, essa reunião foi um planejamento mais apurado para gestão desses reservatórios e do uso da água na calha do rio Piranhas-Açu. "Os critérios técnicos definidos na reunião serão muito importantes para o estado enfrentar futuras estiagens", Disse Leonardo.

Também participaram da reunião 4 superintendentes da ANA e técnicos da Semarh, do Igarn, da Caern, da Cagepa e do Dnocs do RN, da PB e CE.

A bacia do rio Piranhas-Açu está inserida em 147 municípios, sendo 102 na Paraíba e 45 no RN. Como abrange dois estados o rio é de domínio federal, por isso sua gestão é de competência da Agência Nacional de Águas.
Postado pelo blog do VT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário