terça-feira, 25 de junho de 2013

BAOBÁS DO ASSU

UMA RIQUEZA INEXPLORADA
Baobá plantada por Samuel Fonseca e Lucílio Filho (foto abaixo) em 23/06/2009. Quatro anos depois estavam conferindo as medidas: 1;13 metros de circunferência e 3;50 metros de altura. Parabéns! 
Lucílio Filho e Samuel Fonseca no Baobá da Princesa do Vale

Samuel Fonseca e Lucílio Filho
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE OS BAOBÁS DO ASSU

Assu – Capital Brasileira dos Baobás Centenários. Este título foi dado ao Assu em Recife – Pernambuco, em outubro de 2011, quando da publicação do livro Mapa dos Baobás do Brasil.

O autor do livro Mapa dos Baobás do Brasil Gilberto J. S. Vasconcelos é um viveirista florestal, natural de São José da Laje – Alagoas. O evento de lançamento do mencionado livro aconteceu às 18 horas do dia 27 de outubro de 2011 nas dependências da Federação da Indústria de Pernambuco e contou com a presença do assuense Samuel Fonseca. Samuel, em seu pronunciamento, agradeceu em nome de todos os assuenses o honroso título atribuído ao Assu uma vez que foi o único assuense presente à solenidade. 

O livro Mapa dos Baobás do Brasil é o resultado de um estudo realizado entre 2008 e 2011, por Gilberto Vasconcelos onde reúne mais de 90% dos baobás existentes no Brasil. Conta um pouco de cada cidade onde estão localizadas as árvores. Toda renda do dia do lançamento foi doada para Mocambique, país africano, onde, 350.000 pessoas passam fome e sede.

O Assu ocupa 03 páginas com histórico do município e fotografias do marco do monumento alusivo a Cidade dos Poetas (BR-304) e dos baobás da Fazenda Currralinho e da Fazenda Chique Chique

Também faz parte da obra, ocupando uma página, o baobá da comunidade de Barra no município de Ipanguaçu. 

O livro trás ainda o histórico do tráfico negreiro, a história de Pernambuco, aponta Recife como a Veneza Brasileira dos Baobás, mostra o museu da abolição, sediado em Recife, fotografias dos baobás de Recife - capital onde nos últimos dez anos foram plantados cerca de 40 baobás, além de fotos e histórico de dezenas de outras árvores nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Porto de Galinhas – Ipojuca, Limoeiro, Engenho Aripibu – Ribeirão, Vicência e Buenos Aires, todos estes municípios em Pernambuco, e ainda, fotos de dezenas de exemplares em Maceio – AL, Fortaleza-CE, Cuiabá – Mato Grosso, Rio de Janeiro e Quissamã – no Rio de Janeiro, Macaíba, Natal, Assu, Nísia Floresta e Ipanguaçu no Rio Grande do Norte.

Estão aí portanto, diversos motivos para preservarmos os baobás existentes em Assu, Ipanguaçu e no Estado. Deixo aqui o meu abraço ao escritor e amigo Gilberto Vasconcelos e ao meu amigo particular Samuel Fonseca que foi ao Recife, exclusivamente, para participar do lançamento desta grande obra. Parabéns a todos. Parabéns Assu – Capital brasileira dos Baobás Centenários.
Boabá em Assu - Foto Jean Lopes
Gilberto Vasconcelos e os Baobás da Fazenda Curralinho - Piató - Assu
EM TEMPO: 
Ainda conheço, no Assu, os baobás de: Linda Flor, no Ateliê de Gilvan Lopes na Rua do Córrego, na Casa da Memória Chico Lucas - Bela Vista - Piató, em frente a Matriz de Irmã Lindalva / São Cristóvão - Conjunto Janduís (08 anos), no Canteiro central em frente a Rádio Princesa do Vale, no Instituto Chico Mendes - IBAMA, Areia Branca - Piató (Faz. de Xavier Cadete) e Bela Vista Piató (Fz. Lagoa Redonda). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário