quarta-feira, 8 de maio de 2013

REALIDADE VERGONHOSA


A Prefeitura do Assú realizou na última terça-feira (07), através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na Câmara de Vereadores, a sua 2ª Conferência Municipal de Educação.
Não se sabe se o tema Analfabetismo integrou o elenco de questões levadas à discussão plenária.
Se não tratou deste assunto, foi cometido um equívoco de grande proporção.
Isso porque o debate por sobre o analfabetismo em Assú precisa ser priorizado o mais rapidamente possível.
Aparentemente, este foco não existiu nestes praticamente quatro anos e meio da gestão que aí está.
Esta é a constatação a que se chega observando os números implacáveis da pesquisa sobre analfabetismo que compreendeu todo o Estado, realizada pela ONG Observatório da Educação do RN com base nos censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 1991, 2000 e 2010.
A distância entre o falar e o fazer é realmente quilométrica.
A planilha geral do levantamento põe o município do Assú, dentre os 167 municípios potiguares, na sofrível 71ª posição na Taxa de Analfabetismo do RN, com um indicador de decréscimo em 20 ou 10 anos (diferença relativa) de 45,4 pontos.
O universo sondado foi de pessoas na faixa etária de 15 a 80 anos e mais.
A situação de outras cidades do Vale do Açu é a seguinte:
Pendências, 16º lugar (53,5 pontos); Alto do Rodrigues, 22º lugar (51,7); Carnaubais, 32º lugar (50,3); Ipanguaçu, 96º lugar (42,9); Macau, 106º lugar (41,6); Jucurutu, 111º lugar (40,4); Porto do Mangue, 141º lugar (33,9); e, Itajá, 165º lugar (16,9).

Postado por Pauta Aberta

EM TEMPO: De acordo com informações da Tribuna do Norte / Gilmara Costa, as melhores taxas de analfabetismo no Rio Grande do Norte são, conforme dados da ONG Observatório da Educação do RN: Parnamirim:  7,6, Natal:  7,9, Mossoró: 12,9, São Gonçalo: 13,6, Areia Branca: 13,9, São José do Seridó: 14,4, Caicó: 14,7, Carnaúba dos Dantas:  15,0, Extremoz: 15,0 e Parelhas: 16,3.

Não é a toa que Parnamirim já conseguiu 3 prêmios do Selo UNICEF.

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