domingo, 26 de maio de 2013

RARIDADE NA FLONA ASSU


No 4º encontro ordinário do Conselho Consultivo da Floresta Nacional (Flona), de Assú, ocorrido quarta-feira (22), o gestor do órgão, gerenciado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio), biólogo Mauro Guimarães, apresentou detalhes de dois trabalhos de pesquisa acadêmicos que transcorrem nas instalações da unidade ambiental.

O primeiro, realizado pela Universidade Federal do RN (Ufrn), núcleo de Natal, tem por finalidade realizar todo um trabalho de restauração ecológica na reserva florestal na vegetação de caatinga – ecossistema que já foi destruído em mais de 60%.

O outro, realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), núcleo de Mossoró, resultou na captação de imagens noturnas, através de câmeras especiais de alta precisão, de diversos espécimes animais que habitam a reserva, alguns deles, registrou Mauro Guimarães, que se encontram catalogados como sob a ameaça de extinção.

Dentre os bichos fotografados constam o veado caatingueiro, jaritaca, zorrilho, raposa, guaxinim e uma ave raríssima de se ver e que está inclusa no rol dos bichos que podem ser extintos do planeta, o pica-pau anão da caatinga.

Postado por Pauta Aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário