quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Barão de Serra Branca e seus irmãos

Quando escrevemos, anteriormente, um artigo sobre os Alves Fernandes, transcrevemos o registro do casamento de Antonio da Silva de Carvalho com Maria da Silva Velosa. Eles eram os pais do Barão de Serra Branca. Na época não tínhamos localizado o batismo de Felippe Nery de Carvalho e Silva.
Os registros da Igreja não seguem, necessariamente, uma ordem cronológica. O livro principal, sempre localizado na matriz, além de receber os registros dos atos realizados na própria, recebia também, os das filiais, capelas, sítios fazendas e oratórios particulares. Esses chegavam até a matriz sempre com atraso, as vezes, de muitos meses. Com isso, encontramos uma certa desordem na ordem cronológica dos assentamentos.
Pela sua importância, sabíamos a data de nascimento do Barão, e pesquisamos seu registro em torno dessa data que foi dois de maio de 1829. Seu pai tinha casado em 26 de Fevereiro de 1827, na Fazenda Conceição, da freguesia de Santa Anna do Mattos.
Estávamos revendo, pausadamente, os registros de batismo de Santana do Matos, quando encontramos, estranhamente, em uma única página, os batismos de cinco filhos de Antonio da Silva de Carvalho e Maria da Silva Velosa, realizados no período de 1828 até 1834. Para facilitar a vida dos pesquisadores, transcrevemos aqui todos esses registros:
A primeira é Anna Joaquina da Silveira que casou com João Antonio de Sousa, neto de João Martins Ferreira, um dos fundadores de Macau. Nesse casamento estavam presentes Felippe Nery ainda solteiro e o português Balthasar de Moura e Silva, do Clã de João Martins Ferreira. No batismo de Anna os padrinhos eram avós de Anna.
"Aos quinze de Fevereiro de mil oitocentos, e vinte e oito nesta Matriz da Senhora Santa Anna do Mattos, o Reverendo Senhor Vigário da mesma João Theotonio de Souza e Silva, batizou solenemente, e pôs os Santos Óleos a Anna, branca, nascida a vinte oito do mês passado, filha legitima de Antonio da Silva Carvalho e de sua mulher Maria da Silva Veloza brancos moradores nesta Freguesia; foram Padrinhos Joaquim da Silveira Borges, e sua mulher Anna Joaquina da Trindade; do que para constar fiz este assento, e por verdade assinei Ignácio Damazo Corrêa Lobo. Coadjutor Pro Parocho.
Vejamos agora o batizado de Felippe Nery da Silva Carvalho, Barão de Serra Branca. O nome completo de Felippe aparece com as mais diversas grafias, dependendo do documento.
"Aos dezessete de Maio de mil oitocentos, e vinte nove nesta Matriz da Senhora Santa Anna do Mattos, o Reverendo Vigário Senhor Vigário desta Freguesia João Theotonio de Souza e Silva batizou solenemente, e pôs os Santos Óleos a Felippe, branco, nascido a dois deste mês filho legitimo de Antonio da Silva de Carvalho, e de sua mulher Maria da Silva Veloza, brancos moradores nesta Freguesia: foi Padrinho o Tenente Estevão Joze Dantas; do que para constar fiz este assento, e por verdade assinei. O Coadjutor Pro Paróco Damazo Corrêa Lobo."
O terceiro filho do casal Antonio e Maria foi Adolfo. Os padrinhos eram tios do batizado.
"Aos trinta de junho de miloito centos, e trinta nesta Matriz da Senhora Santa Anna do Mattos, o Reverendo Senhor Vigário da mesma João Theotonio de Souza, e Silva batizou solenemente, e pôsos Santos Óleos a Adolfo branco, nascido a quatro deste mês, filho legitimo de Antonio da Silva de Carvalho, e de sua mulher Maria da Silva Veloza, brancos moradores nesta Freguesia; foram Padrinhos João da Silveira Borges, e Izabel Veloza; do que para constar fiz este assento, e por verdade assinei. O Coadjutor Pro Paróco Ignácio Damazo Corrêa Lobo."
Genuíno foi o quarto registro encontrado. Não tenho maiores referências sobre o padrinho Francisco Ribeiro Dantas, como não tinha sobre o Tenente Estevam José Dantas. Há referências a um Cônego com esse mesmo nome de Estevam, filho de Miguel Ribeiro Dantas.
"Aos trinta de Setembro de mil oitocentos e trinta e hum Matriz da Senhora Santa Anna do Mattos o Reverendo Senhor Vigário da mesma João Theotonio de Souza, e Silva, batizou solenemente, e pôs os Santos Oleos a Genuíno, branco, nascido, nove deste mês filho legitimo de Antonio da Silva de Carvalho, e de sua mulher Maria da Silva Veloza brancos moradores nesta Freguesia; foram Padrinhos Francisco Ribeiro Dantas, e Rita Maria da Conceição; do que para constar fiz este assento e por verdade assinei. O Coadjutor Pro Parocho Ignácio Damazo Corrêa Lobo."
Por fim o último registro que é de Irinêo. O padrinho foi o tio Manoel da Silveira Borges que era casado com uma filha de Luiz da Rocha Pitta, Maria Genérica.
"Aos trinta de Outubro de mil oitocentos, e trinta e quatro nesta Matriz de Santa Anna do Mattos o Reverendo Senhor Vigário da mesma João Theotonio de Souza, e Silva batizou solenemente, e pôs os Santos Óleos a Irineo, branco nascido a doze deste Mês, filho legitimo de Antonio da Silva de Carvalho , e de sua mulher Maria da Silva Veloza, brancos moradores nesta Freguesia; foram Padrinhos Manoel da Silveira Borges, e Bertoleza Baptista da Cunha; do que para constar fiz este assento, e por verdade assinei. O Coadjutor Pro Paróco Ignácio Damazo Corrêa Lobo.
Fonte: Hipotenusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário