quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PATATIVA EM MOSSORÓ

VOOS DE PATATIVA DO ASSARÉ
- "Certa vez, eu cheguei em Mossoró, no Rio Grande do Norte e aí tinha um rapaz que foi me mostrar a cidade e, aí, era eu viajando com ele, mas criando um poema na minha mente, viu? Pra eu recitar na véspera da minha volta, viu? Pode ler:"

Curiosidade e vontade
De ver Mossoró eu tinha
hoje vi e sei que a cidade
É diferente da minha
Porém isso é natural
Esse mundo desigual
Tem rico e o pobre de Jó
No meu estilo singelo
Faço aqui um paralelo
Entre Assaré e Mossoró.

Eu vejo que Mossoró
É diferente do Assaré
Um com a tônica no "o"
E outra com a tônica no "e"
Assaré, modesta e pobre
Mossoró com pasto nobre
Onde a cultura se expande
Um longe da outra está
Assaré no Ceará
Mossoró no Rio Grande.

Assaré não é lembrado
Por entre as folhas da história
Mossoró, no seu Estado
É grande patrão de glória
Não me convém que eu afaste
A prova deste contraste
Com evolução completa
Mossoró desenvolvida
E Assaré só conhecida
Através do seu poeta.

Nos meus versos justifica
Cada qual tem clima ameno
Mas Mossoró grande e rico
E Assaré pobre e pequeno
Para que ele se destaque
Vou rogar ao Deus de Isaac
De Abrahão e de Jacó
Talvez assim ele um dia
Tem a mesma fantasia
Que agora tem Mossoró.

Nesta singela linguagem
E neste estilo popular
Ofereço essa mensagem
Ao bom povo Potiguar
Onde fui bem recebido
E ao meu Assaré querido
Minha terra e meu xodó
Voltarei bem satisfeito
Levando dentro do peito
Saudade de Mossoró.

Fonte: JORNAL PORANDUBA - Nº XVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário