terça-feira, 1 de janeiro de 2013

MATRIARCA

FALECEU AOS 94 ANOS DONA MARIA EDITE
Maria Edite Germano Martins - filha do Coronel Antônio Germano da Silveira e Antônia Fernandes da Silveira - D. Tonheira. Nasceu no dia 29 de novembro de 1918, em Luiz Gomes/RN onde foi alfabetizada na ‘Escolas Reunidas Coronel Fernandes’ na segunda metade da década de 20. Nos anos 30 foi matriculada interna do Colégio Nossa Senhora das Vitórias em Assu, aonde veio a concluir o Curso Normal no ano de 1940. Naquele educandário fortaleceu a sua formação cristã, através dos ensinamentos das "Filhas do Amor Divino" e gozou da convivência das primeiras, amigas internas e externas, das quais guarda boas e felizes recordações.
    Aos 22 anos, em 26 de julho de 1941, casou-se com Sandoval Martins de Paiva, passando a residir em Assu, onde lá nasceram todos os seus seis filhos.
    O seu comportamento eminentemente doméstico cumulou de lealdade e caráter a formação dos seus filhos na convivência com a comunidade assuense participando ativamente da vida social e religiosa da cidade.
     A prole de Sandoval Martins (falecido em 1998) e Maria Edite: Sanedite (faleceu antes de 01 ano de idade), José Edival, Maria Valdite, José Marival, José Sande e José Valmar, todos nascidos em Assu.
    Dona Maria Edite sempre foi uma referência familiar dos: Germano, Martins, Paiva, Vieira e Fernandes. Sem sombra de dúvidas, acrescento que também foi uma referência para o povo da Terra dos Poetas. Um exemplo de honestidade, honradez, solidariedade... E, acima de tudo, de fé cristã. Uma mulher de caráter ilibado.
     Maria Edite Germano Martins faleceu no dia 31 de dezembro de 2012, em Natal. Que dona Maria Edite possa ser feliz ao lado de Deus Pai assim como foi aqui na terra ao lado dos seus familiares e amigos. A todos, apresento votos de pesar, de modo distinto, ao meu amigo Sande Germano Martins.
Fonte dos dados biográficos: Fragmentos de crônica de Cidinha Pascoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário