quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

AÇÃO PARLAMENTAR

Acompanhado de técnicos da Semarh, deputado George Soares visita área ribeirinha de Ipanguaçu


Na manhã desta quinta-feira (24) o deputado estadual George Soares (PR) visitou as comunidades de Itu, Picada e Porto, na lagoa da Ponta Grande, no município de Ipanguaçu. 

O parlamentar estava acompanhado dos engenheiros Otacílio Ferreira e Rafael Galvão, técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do presidente da Colônia de Pescadores Z-47 Doel Soares da Costa e lideranças locais. 

O objetivo principal da visita foi buscar solução para a falta de água nas comunidades diante do eminente risco dos reservatórios secarem caso a seca se prolongue e não sejam tomadas as medidas necessárias.

O deputado percorreu o canal que ao longo de 15 quilômetros abastece aproximadamente 800 famílias que vivem da pesca e da agricultura irrigada em uma área desapropriada pelo Incra para fins de reforma agrária.   

O canal abastece tudo sem necessidade de bombeamento, apenas por gravidade.  

O problema começa em ITU, onde o rio Pataxó, devido assoreamento, tem pouca vazão. Mesmo com o desnível, até a Picada a água ainda chega suficiente para manter perene um pequeno lago.

Daí para frente o canal secou. Conseqüentemente, “sem receber água, a lagoa de Ponta Grande, que está com apenas 20% de sua capacidade, secará nos próximos meses”. Disse José Maria Soares, presidente da Associação de Moradores.   

Durante a visita, os problemas detectados, além das erosões e a mata ciliar, foram os desvios de água e barramentos feitos aleatoriamente no canal.  

Soluções

Os técnicos da Semarh, engenheiro Otacílio e Rafael Galvão, com base no que viu, vão apresentar estudo para ser apresentado ao Secretário Gilberto Jales.

O deputado George Soares, como medida emergencial vai solicitar hoje mesmo a governadora Rosalba máquinas para fazer a limpeza e nivelamento do canal.     
   
Além da medida paliativa, a solução será a recuperação do canal do Pataxó que faz a transposição de água da barragem Armando Ribeiro para o rio Pataxó. 

Imagens da visita ao canal e lagoa












    Texto:     Fotos: Emanuel (De olho no Assú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário