quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ABEL ALBERTO DA FONSECA

O industrial Abel Alberto da Fonseca nasceu no dia 25 de março de 1887 em Martins – zona rural do Assu, fruto da união do casal José Antonio da Fonseca e Rosalinda Rosenda Cabral da Fonseca.
Abel Fonseca, como era conhecido, adquiriu uma propriedade por nome de Poço da Lavagem. Apaixonou-se pelo lugar e estabeleceu-se na pequena povoação como comerciante de tecidos, empreendendo no lugar um sentido organizativo. Construiu sua morada – o melhor sobrado do povoado – ajudou a edificar a Igreja, ergueu mercado, organizou a feira livre aos domingos, contratou a primeira professora do povoado, instalou telefone público, montou uma moderna indústria de descaroçamento de algodão, construiu um engenho para moagem de cana-de-açúcar – produzindo mel e fabricando rapadura e instalou uma usina para beneficiamento da cera de carnaúba.
Ruínas do Sobrado de Abel em Carnaubais/RN
Casou-se em primeiras núpcias com Júlia Câmara da Fonseca gerando 01 filho. Após o falecimento da esposa nas suas andanças como comerciante, uma espécie de “caixeiro viajante”, conheceu a jovem França Fernandes de cujo relacionamento resultou 04 filhos.
Abel Fonseca nunca se abateu pelas intempéries do cotidiano. Após 17 anos do falecimento de sua esposa notou que estava ficando “maduro”. Foi quando surgiu em sua vida Iracema Borges da Fonseca - bonita, formosa, moça de família. No dia 31 de julho de 1927 foi celebrado o seu segundo matrimônio. Desta união nasceu Vera Lúcia Borges da Fonseca e foi adotada a afilhada Terezinha Borges da Fonseca.

Sobrado de Abel Alberto e Iracema Borges - Assu/RN.
         Durante as novenas da Festa de Santa Luzia os Padres celebrantes e o Bispo, que participava da missa de encerramento, eram hospedes do casal Abel e Iracema. Poucos nomes estão ligados, tão intensamente, à vida e ao progresso do Assu como o do industrial Abel Fonseca. Apesar de nunca ter se candidatado a nenhum cargo político, exerceu uma enorme influência junto à população. Foi o líder natural da velha Santa Luzia – Atual Carnaubais. Abel conquistou em cada varzeano um amigo sincero. No ano de 1951 mudou-se para a cidade do Assu vindo a residir no sobrado da Rua Prefeito Manoel Montenegro, permanecendo até o seu falecimento ocorrido no dia 17 de abril de 1959.
         Abel Alberto da Fonseca foi um assuense além do seu tempo, nas suas ações, valores e costumes. Uma paisagem humana do Assu. Personalidade merecedora de admiração e de ser lembrada pelas novas gerações.
         O Assu está lhe devendo reconhecimento, como a muitos outros homens de sua envergadura moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário