quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

MÚSICA

LUIZ GONZAGA - REI DO BAIÃO

100 ANOS NESTA QUINTA FEIRA

 

Autor de sucessos como Asa Branca, Baião de Dois e Qui Nem Jiló, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, completaria 100 anos nesta quinta-feira (13). Considerado um dos compositores mais importantes da música popular brasileira, Gonzagão, que morreu em agosto de 1989, aos 76 anos, ganhou filme contando sua história de vida para comemorar a data. Gonzaga - De Pai Pra Filho, que chegou aos cinemas em outubro, mostra a biografia de Luiz Gonzaga e retrata, ao mesmo tempo, como era a relação entre ele e o filho Gonzaguinha.

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, no povoado de Araripe, extremo oeste do estado de Pernambuco, a 700 km do Recife. Seu pai trabalhava na roça e nas horas vagas tocava acordeão. Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocar o instrumento. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai.
 

Antes dos 18 anos, Luiz teve sua primeira paixão: Nazarena, uma moça da região. Foi rejeitado pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, que não o queria para genro e ameaçou-o de morte. Mesmo assim Luiz e Nazarena namoraram algum tempo escondidos e planejavam ser felizes juntos. Mas, sem o apoio da família e revoltado por não poder se casar com a moça, fugiu de casa e ingressou no exército.

Deixou o exército em 1939 e passou a se dedicar à música. Em 1941, foi aplaudido de pé no programa de Ary Barroso ao tocar Vira e Mexe, o que lhe rendeu a contratação com a gravadora Victor, pela qual lançou mais de 50 músicas instrumentais. Em 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor, Dança Mariquinha.


Também em 1945, uma cantora de coro com quem o artista mantinha um caso deu à luz um menino. Apesar de não ser o pai biológico da criança, sabendo que sua amante ia ser mãe solteira, assumiu a paternidade e deu seu nome ao enteado.


A relação com Léia foi cheia de brigas e eles resolveram se separar com menos de 2 anos de convivência. Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que tinha se tornado sua secretária particular. O casal viveu junto até o fim da vida de Luiz. Eles não tiveram filhos biológicos, porque Helena não podia engravidar, mas adotaram uma menina, a quem batizaram de Rosa.
 
Nesse mesmo ano Léia morreu de tuberculose, e o filho deles, apelidado de Gonzaguinha, ficou órfão. Luiz queria levar o menino para morar com ele e Helena, e pediu para a mulher criá-lo como se fosse dela, mas Helena não aceitou. Sem ver saída, o cantor entregou o filho para os padrinhhos, mas deu assistência financeira e ia visitá-lo com frequência.
 
A relação entre eles esfriou nos anos seguintes e Gonzaguinha se recusou a ir morar com o pai durante sua adolescência. Aos 14 anos, o menino contraiu tuberculose e quase morreu. Luiz resolveu criá-lo a força, mas por ser muito autoritário e a mulher destratar o garoto, acabou mandando o adolescente para um internado. 
 
Ao crescer, a relação ficou ainda mais tumultuada, com Gonzaguinha se tornando viciado em bebidas alcoólicas. Mas, com o passar do tempo, Gonzaguinha resolveu se tratar, concluiu a universidade, e se tornou músico como o pai. Os dois ficaram mais unidos quando em 1979 viajaram pelo Brasil juntos, e o filho compôs algumas músicas para o pai.
 
Luiz Gonzaga sofria de osteoporose e morreu vítima de uma parada cardiorrespiratória no dia 2 de agosto de 1989, no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e enterrado em seu município natal.
 
Em tempo: Tive a oportunidade de assistir a um show do Mestre do Baião no campo da Escola JK em Assu. Ele sentado num tamborete em cima de uma carroceria de caminhão e o público acomodado de toda forma: em pé, escorado no muro, sentado na areia... Mesmo assim foi um grande show. Não lembro o ano, acredito, no final dos anos setenta.
 

CULTURA

SÃO RAFAEL 
AGUAS PASSADAS QUE MOVEM MOINHOS
A população do município de São Rafael teve oportunidade de assistir, no sábado, dia 08, pela primeira vez a apresentação do documentário “São Rafael - Águas Passadas que Movem Moinhos” que conta, através de depoimentos e arquivos jornalísticos, o drama da cidade que foi engolida pelas águas da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Assu.
Um dos mais completos e extraordinários trabalhos documental e jornalístico feito sobre o assunto serve de reflexão não apenas para recontar o passado, mas para prevenir futuros atos do presente.
O trabalho relata não apenas o saudosismo de um povo obrigado a esquecer de seu passado, mas a angústia dos que ainda aguardam as indenizações prometidas.
O documentário São Rafael – Águas Passadas que Movem Moinhos, foi apresentado às 19 horas na Praça da Igreja Matriz para grande número de pessoas daquela cidade – berço de minhas raízes genealógicas.  

Em tempo: Colaboramos com os produtores (André Araújo, Anna Oliveira e Ceiça Guilherme) fornecendo documentos e livros.
 
Fonte: De fato – Diversão e Arte, 06 dezembro.

HISTÓRIA DE SUCESSO

QUEIJEIRA OPÇÃO
“Um queijo feito na hora”
Quem foi que não parou ou não teve vontade de dar uma paradinha para degustar as guloseimas oferecidas na Queijeira Opção?
A queijeira é conhecida também como Queijo Quente e faz a diferença na região. Está situada às margens da BR-304, no sítio Sombra, município de Angicos. Segundo seu proprietário, o antigo produtor rural e atual empresário, senhor Gustavo a produção mês é de 9 mil quilos de queijo. O empreendimento teve seu início modesto no ano de 2007 tendo à frente ele, esposa e filha. Daí surgiu à ideia de fazer a produção do queijo na hora. Atualmente a produção de queijo de manteiga, coalho e de leite de cabra cresce a cada dia, e já empregam mais de 20 pessoas, todas da região. A grande dificuldade está na compra do leite devido às frequentes secas que afetam a região semiárida do nosso Estado. 
“Essa é a única queijeira na região a produzir o queijo e vender na hora em que o cliente chega, dando assim a total liberdade de ver e degustar as iguarias, o que tem sido não apenas diferente como também reconhecido. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais, dando principalmente conforto e qualidade para os nossos clientes, fonte principal do que somos hoje”. Diz Gustavo. 
 
Na Queijeira Opção o cliente encontra além do queijo, frescal, coalhada, biscoito de leite, doces variados e café da manhã típico da nossa região. Uma delícia. 
Parabenizamos ao Gustavo e família pela coragem, perserverança e por estarem sempre primando pela qualidade de seus serviços. Esse é um empreendimento que poderemos classificar como uma verdadeira história de sucesso.
Fonte: Fragmentos de reportagem da Revista Aliança

UERN - ASSU

Inclusão de Geografia entre os cursos do Campus Avançado de Assu recebe moção de parlamentar


 O deputado George Soares (PR) apresentou “Moção de Congratulações” ao reitor da UERN, professor Milton Marques, ao diretor do campus avançado "Prefeito Walter de Sá Leitão, Afrânio Câmara e ao coordenador do Departamento de Geografia, Raimundo Inácio da Silva, pela implantação do curso de Geografia na unidade de Assu. - “Essa era uma reivindicação dos estudantes do Vale do Açu”, afirmou o parlamentar!

Postado por Toni Martins 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

UFRN A MELHOR DO NORDESTE

Reitoria divulga nota sobre conquista da UFRN na avaliação do INEP
Reitoria da UFRN
A reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou nota sobre a conquista pela instituição, do primeiro lugar entre as universidades das regiões Norte e Nordeste, na avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), através do Índice Geral de Cursos (IGC). Veja a integra da nota assinada pela reitora Ângela Maria Paiva Cruz e pela vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.
Ângela Maria Paiva Cruz, reitora da UFRN: Precisamos de bibliotecários, técnicos de laboratórios tecnológicos, de laboratórios de biologia, em Tecnologia da Informação e de Ciências da Vida.
Ângela Maria Paiva Cruz - Reitora da UFRN
UMA CONQUISTA DE TODOS NÓS
A UFRN mais uma vez obteve posição de destaque entre as melhores universidades brasileiras, na avaliação feita pelo INEP através do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2012, divulgado nos últimos dias. A UFRN alcançou o 1º lugar entre as instituições de ensino superior das regiões Norte e Nordeste.

O IGC é indicador que avalia anualmente o desempenho dos cursos de graduação e das pós-graduações das instituições de ensino superior do Brasil. Para o cálculo do conceito final de cada instituição, o IGC considera o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que varia de 1 a 5. O índice é a média ponderada do conceito obtido por todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição.

A UFRN tem aproveitado as oportunidades para expandir e melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão; democratizar o acesso dos jovens à universidade com o aumento das vagas e  promovendo a inclusão social, através das políticas de assistência ao estudante; contribuindo, assim, para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e da região Nordeste. Essa é uma conquista de todos os integrantes da comunidade acadêmica - gestores, docentes, servidores técnico-administrativos e discentes.

Afinal, juntos e continuamente, fomos capazes de desenvolver e implementar projetos institucionais inovadores, submetidos ao permanente processo de avaliação, na perspectiva de levar a universidade a avançar, cada vez mais, no cumprimento da sua missão institucional e seu compromisso social. Desse modo, quero parabenizar a todos e a todas pelo resultado alcançado, na certeza de que, juntos, enfrentaremos o desafio de manter a nossa universidade sempre entre as melhores do Brasil, intensificando a luta por uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade.

Natal, 10 de dezembro de 2012.

ÂNGELA MARIA PAIVA CRUZ
Reitora
MARIA DE FÁTIMA FREIRE DE MELO XIMENES
Vice-Reitora.

Fonte: AgeCom - UFRN

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CAUSO

ASSINATURA FAMOSA
     
    Os adolescentes José Nicodemos (Cocó) e José Antônio de Abreu (Zeca Abreu) na época da lanchonete KI-LANCHE, certa vez estavam famintos, porém lisos. Cocó apresentou uma ideia astuciosa:
- Zeca, vamos “pegar” Quinha de João Branco?
     Arquitetaram o plano e saíram com destino a Farmácia Potengi. Chegando lá, começaram a puxar assuntos e depois Cocó lançou a proposta:
- Vamos vê quem tem a assinatura mais bonita, Quinha?
     Quinha pulou logo:
- O quê? Claro que sou eu! Eu estudo é no colégio das freiras, vocês são uns "analfas"!
    De imediato Cocó e Zeca recortaram uns pedaços de papéis e começaram a fazer suas assinaturas. Quando Quinha facilitou Cocó colocou um papel assinado no bolso. Ao saírem da farmácia foram para a KI-LANCHE e, no caminho, Zeca preencheu o famoso bilhete:
"Asterinho, peço atender aos amigos Zeca e Cocó servindo 04 SANDUÍCHES e 02 MISCELÂNEAS. Assina...”
     Até hoje, Quinha tem o bilhete guardado para lembrar e não cair noutra, assinando papel em branco.

TÚNEL DO TEMPO


VELHOS CARNAVAIS DO ASSU


Escola de Samba Karkará, de Assu, década de sessenta. Na fotografia: Wilson Bezerra, Humberto Tavares, Souza Júnior [Juninho de Chico de Ernesto], Jurandir Cosme, Edval Martins, Adelson Fonseca, dentre outros. 
Foto do arquivo de Souza Júnior.
Blog de Fernando Caldas.

TÚNEL DO TEMPO

ASSUENSES DAS ANTIGAS
Da direita: Letícia Bezerra, Souza Júnior, Núbia Lafayett, (cantora assuense, nascida no atual território  de Carnaubais, que fez sucesso em todo o Brasil. Se não foi a última, foi uma das últimas apresentações daquela artista na terra potiguar), Naide Bezerra e Lúcia Gurgel. 
Fotografia tirada no Palácio da Cultura em Natal, antiga sede do Governo do Estado.
Fonte: Blog de Fernando Caldas

O RIO GRANDE DO NORTE AGORA TEM O MUSEU DO VAQUEIRO


O Rio Grande do Norte ganhou mais um importante espaço cultural de preservação de sua história com a inauguração do Museu do Vaqueiro no  domingo, 09/12, na Fazendo Bonfim, em São José do Mipibu. Na cerimônia de lançamento foram desenvolvidas atividades no decorrer do dia, tornando público seu rico acervo sobre a cultura do sertanejo nordestino.

No espaço, que começou a ser idealizado pelo empresário Marcos Lopes há 10 anos, é possível conferir um acervo sobre a cultura sertaneja em textos, fotos e peças originais, lembrando nomes regionais e locais que contribuíram para pesquisa e manutenção da cultura sertaneja, como o escritor e estudioso da temática sertaneja Oswaldo Lamartine; e o poeta e rabequeiro Fabião das Queimadas, entre muitos outros. Os visitantes encontram uma estrutura que reproduz um típico casarão sertanejo, com um primeiro andar em sótão, além de um espaço dedicado a Luiz Gonzaga.

A festa de inauguração do Museu do Vaqueiro, que teve um investimento de R$ 200 mil, foi marcada com uma vaquejada feminina, pega de boi no mato e a tradicional missa do vaqueiro, fazendo uma bela homenagem a figuras emblemáticas e marcantes da cultura popular sertaneja.

Jarra d’água escorada com pedras, copos de alumínio e um fogão com queima de lenha, são resquícios de como vivia o vaqueiro potiguar.

Fonte: Blog de Daltron Emerenciano

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL

Baobá do Samuel - Conjunto Janduís - Assu
Que a paz deste natal
Toque o peito dos aflitos
E seja a bomba fatal
Para abolir os conflitos. 

Autor: Ivan Pinheiro
Foto: Samuel Fonseca

CULTURA

8ª Bienal da UNE prorroga prazo para inscrições de trabalhos
A organização da 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) informa que foi prorrogado o prazo para as inscrições de trabalhos para o dia 24 de dezembro. A mudança ocorre em razão dos muitos pedidos de alunos e das universidades federais, uma vez que a maioria retomou suas aulas recentemente.


Podem inscrever seus trabalhos os estudantes do ensino médio, ensino superior e de pós-graduação de todo Brasil. As categorias são música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, ciência e tecnologia e, pela primeira vez nas Bienais, projetos de extensão.

As inscrições são gratuitas e realizadas no endereço eletrônico http://une.org.br/eventos. São aceitos trabalhos individuais ou em grupos e até três do mesmo estudante por categoria.

Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 04 de janeiro, no site oficial da UNE (www.une.org.br) e da Bienal (www.bienaldaune.org.br).