sábado, 24 de novembro de 2012

CAUSO

DEFI(CIENTE)


Meu cunhado José Magno, mais conhecido por "BAGO", apressado (como sempre), entrou no Shopping Mydway Mall para fazer compras e como não encontrou um local para parar o seu fusquinha acabou estacionando-o numa das vagas para deficientes. Antes dele sair do seu "meio de transporte" já avistou o guarda se aproximando e perguntando:

- Cidadão, esta vaga é reservada para deficiente físico. Qual a sua deficiência?

Bago saindo apressado do seu "fusquete" replicou em cima da bucha:

- FI-NAN-CEI-RA!!!

E sem olhar para trás entrou nas Lojas Riachuelo.

Bago - na festa do BregASSU

POESIA

SÊCAS

Seu môço, mecê já viu,
Uma sêca no sertão?
Os óios de vós mecê
Já sentiu essa afrição,
De vê morrendo de fome,
Um mizerave, um cristão?!












Mecê, já viu argum dia,
Um casébre abandonado,
Morando gente lá dentro
Tudo pulo chão deitado,
Sem pudê se alevantá...
Ficando ali sepurtado?

E as retiradas, seu môço?
Nem é bom ninguém falá,
Vê as muié quaje núa,
Quaje sem pudê andá...
O fio, morrendo a fome,
Sem tê leite prá mamá.
Arte: Retirantes: Rogério Soud














Tem outras coisas, seu moço
Qui faz pena, qui traz dô!
É vê, toda bicharia,
Berrando naquele horró!
Berrando e cheirando o chão,
Onde a água se acabô.


Mas, seu môço, a Sêca passa...
Vem o inverno, o sertão
Se cobre todo de verde,
Acabando as precisão
E o sertanejo arregressa,
Verde cuma o seu sertão.

Porém, se trôve nos peito,
Outra sêca, outra afrição!
Se êle gostô de arguem?!
Juliana Paes - Gabriela












Tá desgraçado, Patrão...











Num hai inverno qui mói,
As terras do coração.















Poesia: Secas
Autor: Renato Caldas
Livro: Fulô do Mato

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TARDE DE LOUVOR EM ASSU


CENÁRIO HUMANO


 ADAUTO LEGÍTIMO BARBOSA - Filho de Oliveira Legítimo Barbosa e de D. Francisca Teodora da Silva Barbosa. Ele nasceu na comunidade de Capim Queimado, município de Pendências no dia 01 de outubro de 1940. Seus pais eram comerciantes. Começou sua vida profissional trabalhando com seu pai. Dirigia o caminhão de propriedade da família.

MILITAR 
Aos dezoito anos ingressou na carreira militar. Integrou o Ministério da Marinha, sendo transferido para a capital do país, Brasília. Ficou na marinha durante 15 anos. Morou também no Rio de Janeiro.

CASAMENTO
Quando residia em Brasília conheceu Maria de Jesus Lélis Vital com quem se casou e tiveram quatro filhos: Wlademir (in-memorian) Waléria, Wbirajara e Wanessa Lelis Barbosa. 
Após Adauto deixar a Marinha veio residir em Assu. Aqui trabalhou com seu pai num Posto de Gasolina e depois montou seu próprio negócio. 

POLÍTICA
Quando Sebastião Alves foi prefeito do Assu (1977 / 1982) Adauto foi trabalhar com ele na função de Chefe da Limpeza Pública. Desde então tomou gosto pela política e em 1982, filiou-se ao PDS. Quando Ronaldo Soares foi eleito prefeito da Cidade, pela primeira vez (1982), ele integrou o seu bloco político, sendo eleito vereador, respaldado pelo trabalho comunitário que desenvolvia. Foi eleito vereador para um mandato de quatro anos, sendo prorrogado para seis anos, ou seja, de 1983 a 1988. Neste período, foi eleito Presidente da Câmara Municipal do Assu. Não assumiu devido a questiúnculas políticas.

VOLUNTARIADO 
Trabalhar pelo bem coletivo sempre foi uma preocupação de Adauto Legítimo. Estava sempre ao lado do povo, ajudando no que fosse possível. Conhecia profundamente tudo que se referia a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Mantinha correspondências com pessoas importantes do Governo Federal devido à sua luta sobre a segurança da Barragem.
Proprietário de um carro pipa, nas comunidades onde havia escassez d’água ele abastecia. Candidatou-se novamente em 1988, 1992 e 1996, não obtendo êxito. Todavia seu trabalho assistencial nunca foi interrompido. 

FALECIMENTO 
Adauto faleceu no dia 01 de janeiro de 2001. Causa: afogamento na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Existe no bairro Vertentes - Assu uma rua que tem o vereador Adauto Legítimo Barbosa como patrono.
Segundo seus familiares Adauto foi um exemplo de pai. Cidadão honrado, íntegro, honesto e trabalhador.

Fonte: Câmara do Assú – A História – Antunes, Auricéia Lima.

DICA DE FINAL DE SEMANA

Que tal uma boa pinga? 

Segundo o jornalista José de Paiva Rebouças, em artigo assinado na Revista Contexto nº 05, "O Rio Grande do Norte pode ser considerado um dos melhores produtores de cachaça do país, mas também um dos que detêm melhor qualidade da fabricação de seus produtos".  


Portanto, para Quem aprecia uma boa aguardente vai a dica: 

EXTREMA - Primeira cachaça orgânica do RN é envelhecida em dois barris: Amburana e depois Jequitibá ou Carvalho durante dois anos. Produzida no Engenho Extrema, no município de Pureza, possui um dos mais interessantes projetos ambientais do Estado.

HISTÓRIA

O termo cachaça aplicado à cana aparece pela primeira vez em um texto do padre jesuíta André João Antonil (1649-1716) em seu livro “Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e Minas”, publicado em 1711. Ele se refere à palavra como a “espuma grossa que se tira das caldeiras na primeira fervura do caldo de cana durante o processo de evaporação”. Cem anos depois do livro de Antonil, a cachaça de alambique já frequentava as mesas imperiais brasileiras sendo citada pelo botânico e viajante Auguste de Saint-Hilaire em 1819: “A cachaça é a aguardente do país”

 Em tempo: Beba com moderação. Se for dirigir não beba... Mas, se for apreciar a Extrema, me chame!!!

AbrASSUS



Um forte abrASSU a colega contemporânea do Curso de Especialização em Gestão Pública - UFRN, senhora Fernanda Cristina Cosme de Sá Leitão Soares (falta o de casada). Foi muito bom o nosso período de convivência, sempre pautado com deferência e modulação... Apesar dos estresses. Querendo colaborar com este espaço fique a vontade. Estaremos sempre à disposição.

Fernanda De Sá Leitão 







Em tempo: Parabéns atrasado. E os herdeiros, quando virão?

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LANÇAMENTO DE LIVROS

Dorian Gray Caldas
Dorian Gray Caldas - Primo do poeta Renato Caldas do Assu



















O lançamento dos livros: A Hora Única e A Necessidade do Mito, do escritor Dorian Gray Caldas, acontece nesta sexta-feira, 23, às 18 horas, no saguão da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 
O evento é promovido pela Editora da UFRN (EDUFRN), pelo Serviço Social do Comércio (SESC), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Academia Norte-Riograndense de Letras.

MUSEU



Museu Câmara Cascudo comemora aniversário com coquetel
 
O Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN) promove coquetel em comemoração aos 52 anos de sua criação. O evento será direcionado a convidados e acontece nesta quinta-feira, 22, a partir das 17h, na sede do MCC.

A festividade com a apresentação de um grupo musical da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e com a abertura da exposição Des(Lugares), do Grupo Universitário de Aquarela e Pastel (GUAP/UFRN), que é um grupo de extensão do Departamento de Artes da UFRN, voltado para a produção de pintura em aquarela e coordenado pelo professor e artista Vicente Vitoriano.

A Exposição Des(Lugares) permanecerá aberta ao público no MCC até o dia 1º de março de 2013, recebendo visitação de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 17 horas.

A partir do início do mês de dezembro, poderão ser agendadas visitas aos sábados para grupos de até 30 pessoas. Para isso, o grupo deve agendar a visita com, no mínimo, três dias úteis de antecedência.

A entrada é de R$ 2 para adulto e R$ 1 para criança de até 12 anos e o agendamento pode ser feito pelo telefone 3342 4903 ou no próprio Museu.

O Museu Câmara Cascudo continua em reforma e estão sendo pleiteados recursos financeiros para viabilizar a modernização de suas exposições permanentes. 

Des(Lugares) é a segunda exposição que marca a reabertura parcial do MCC/UFRN, ocorrida em 29 de agosto deste ano.

 
SERVIÇO:

Exposição Des(Lugares)
Período: 23 de novembro de 2012 a 1º de março de 2013.
Local: Museu Câmara Cascudo / UFRN – sala de Exposições Temporárias – Térreo
- Avenida Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol – Natal/RN.
Obs.: Devido à reforma no prédio, a entrada de veículos será pelo portão traseiro, rua lateral do Museu.