terça-feira, 20 de novembro de 2012

BARES DO ASSU

Bar do Gilmar

O Assu possuiu diversos bares, com clientelas distintas, que contribuíram historicamente com o desenvolvimento cultural do povo assuense. Na contemporaneidade, são pouquíssimos os bares tradicionais que recebem clientes para um bate papo informal, onde muitas das vezes, a bebida não está em primeiro plano. Há bares que se tornaram pontos de encontros para um bom diálogo. Por entender que estes recintos são importantes para a preservação e difusão da nossa cultura, no programa Assu na Ponta da Língua - levado ao ar através da Rádio Princesa do Vale, fizemos uma série sobre Bares do Assu. Vamos apreciar?
Gilmar (em pé), Ivan, Sid Pereira, Joselito e o vereador Walace
O Bar do Gilmar - está instalado no centro comercial do conjunto Janduís. Foi fundado no dia 20 de janeiro de 1979. De lá para cá ele tem mantido quase tudo de conformidade com a inauguração. O único investimento ocorreu há uns oito anos quando, "forçadamente", em virtude da ampliação dos bares vizinhos, teve que fazer uma cobertura de telha brasilit, na frente, para proteção do sol e das chuvas permitindo colocar na calçada alguns jogos de mesas. Até então, todos os fregueses bebiam escorados no balcão. Literalmente de pé. Por esta razão seus clientes eram cognominados de “pés inchados”.

Os objetos como: a faca de cortar frutas, o abridor de garrafas e o caldeirão do carneiro (única opção para tira-gosto), usados quase que diariamente, são os mesmos há 33 anos. A faca criou uma espécie de barriga para dentro que mais parece uma navalha e o abridor de tanto “prestar serviços,” está numa “peinha de nada”. A geladeira, também da época da abertura das portas, pifou há uns três anos. Ele fez uma garibagem e a vendeu quase pelo preço de uma nova. Bom negociador. Comprou uma nova, mas, segundo ele, boa mesmo era a velha.

Bar de Gilmar, sem dúvidas, fornece aos seus clientes uma das cervejas mais geladas do Assu. Ele tem uma mão de fada no trato com a “loira gelada”. Além das bebidas vende de tudo um pouco em se tratando de gêneros alimentícios e produtos de primeiras necessidades...  Tem até "frei prá gato".
Bodinho (cliente veterano) e Bidó
Existem outras relíquias. Gilmar possui uma boa quantidade de garrafas de aguardentes das marcas Pitú e Caranguejo que possuem a idade do bar. As de Pitú (expostas sobre a prateleira mais alta), estão cobertas de telhas de aranhas. Sempre que um visitante pergunta se é pra vender ele responde:

- É sim, amigo... Custa cinquenta reais, cada uma... Vai querer quantas? 

Nesta brincadeira, já vendeu várias. Dizem que o saudoso deputado federal Nélio Dias cada vez que ia ao Assu comprava quatro. Uma particularidade: Uma vez por ano Gilmar faz oferta de uma garrafa aos clientes. Difícil é saber o dia.

A única mesa interna do bar é de madeira acompanhada de 04 tamboretes, também de madeira com acento de couro de bode. Estes, em longevidade, já atingiram a maioridade. O que se tem de mais novo são uns ninhos de beija-flor no pé de mangueira. Diga-se de passagem, bem cuidados pelo Gilmar, tanto os ninhos quanto a mangueira.

Bar de Gilmar já contou com visitantes ilustres: Reitores, Desembargadores, Senadores da República, Governadores, Deputados Federais, Estaduais, Secretários de Estado, Prefeitos, entre outras autoridades. Muitos deles provaram da bebida de Gilmar. Os que não beberam tomaram pelo menos água ou refrigerantes estupidamente gelados. 

Gilmar divide com o Bar de Tota uma clientela diária que vive quase em irmandade... Por gosto se pode baixar naquele recinto conhecido também por Centro Comercial. Ambiente tranquilo. Frequentado por pessoas de boa índole.

Gilmar Alves de Lima e uma figura ímpar. Americano doente, flamenguista fervoroso... Nasceu em Macaíba e adotou a cidade do Assu de corpo, alma e coração.

Que tal uma gelada?!
Essas não tiram nem fino nas do Centro Comercial

Em tempo: Gilmar teve que se submeter a uma cirurgia recentemente. O Centro Comercial, por enquanto, está desfalcado. Simbora camarada! Pule dessa cama e venha logo nos atender... Ufa! Ainda bem que Tota está no “batente”... Mas, daqui a uns diazinhos, estaremos novamente bebericando no alpendre do velho Bar do Gilmar. 

Boa recuperação amigo... E rápida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário